sábado, julho 11, 2009

GP DA ALEMANHA-GRID

Mark Webber finalmente confirmou sua fama de "leão de treino". Depois de sete anos e 129 GPs buscando a pole-position, o australiano da Red Bull conquistou a posição de honra neste sábado (11), no treino classificatório para o GP da Alemanha em Nürburgring. Rubens Barrichello ficou com a segunda posição, à frente de Jenson Button e Sebastian Vettel.
Os pilotos tiveram o Q1 praticamente inteiro em pista seca, com a chuva apenas nos últimos minutos. E não há desculpas para os eliminados Robert Kubica, Sébastien Buemi, Giancarlo Fisichella, Timo Glock e Sébastien Bourdais, que saem entre o 16º e o 20º lugares. Glock, inclusive, vai largar pela quarta vez na temporada no 19º lugar — a posição de largada que mais se repetiu nos seus 30 GPs. Agora, Jarno Trulli, 14º, abre 7 a 2 em largadas à frente do companheiro.
O Q2 inaugurou a parte caótica da sessão. A chuva esperou os carros saírem a pista para apertar, e o que se viu foi um festival de escapadas, com Kazuki Nakajima e Felipe Massa dando início ao passeio na grama, o que levou todos aos boxes para troca de pneus.
Os 15 postulantes ao Q3 iam buscando tempos com os pneus de chuva, quando Rubens Barrichello abortou uma de suas voltas. Nos boxes, foi o primeiro a pedir de volta os lisos. Com eles, marcou o melhor tempo do Q2, sendo seguido por Piquet e Sutil. Na melhor chance que teve, Alonso rodou e ficou de fora do top-10. Com ele, caíram Nick Heidfeld, Nakajima, Trulli e Nico Rosberg.
Massa se classificou para a última parte da sessão com o nono tempo, mas, por pouco, não fica de fora: quando a chuva aliviou, o piloto e seu engenheiro tiveram de corrigir a escolha de pneus, em mais uma trapalhada da Ferrari.
Com a pista úmida, o Q3 começou tenso: Button foi rápido à pista, receoso de a pista voltar a ficar molhada, mas preferiu retornar à garagem e esperar o que Rubens fosse fazer. Sem chuva, todos voltaram a sair de slicks e quem ainda tinha um jogo de pneus macios se deu melhor.
A disputa pela pole foi forte. O cronômetro zerou com Hamilton em primeiro e Button em segundo, mas as últimas voltas de Barrichello e dos pilotos da Red Bull mudaram isso. Webber marcou o insuperável 1min32s230, 0s157 mais rápido do que o brasileiro. Vettel veio forte, mas seus problemas — sobretudo na última curva — o impediram de se colocar entre as duas Brawn.

Grid para domingo:
  1. M WEBBER - RBR
  2. R BARRICHELLO - BRAWN GP
  3. J BUTTON - BRAWN GP
  4. S VETTEL - RBR
  5. L HAMILTON - McLAREN
  6. H KOVALAINEN - McLAREN
  7. A SUTIL - FORCE INDIA
  8. F MASSA - FERRARI
  9. K RAIKKONEN - FERRARI
  10. N PIQUET - RENAULT
  11. N HEIDFELD - BMW
  12. F ALONSO - RENAULT
  13. K NAKAJIMA - WILLIANS
  14. J TRULLI - TOYOTA
  15. N ROSBERG - WILLIANS
  16. R KUBICA - BMW
  17. S BUEMI - TORO ROSSO
  18. G FISCHELLA - FORCE INDIA
  19. T GLOCK - TOYOTA
  20. S BOURDAIS - TORO ROSSO

Mensagem do dia!


"Quando gente pensa que sabe todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas."
(Anônimo)