sexta-feira, abril 30, 2010

AYRTON SENNA - 16 ANOS DE SAUDADES!!


1º DE MAIO DE 1994, GRANDE PREMIO DE SAN MARINO, ÍMOLA, ITÁLIA; A HISTÓRIA CHEGA AO FIM... SE DÁ INÍCIO A LENDA. AYRTON SENNA O MAIOR CAMPEÃO DE TODOS, UM CARA SIMPLES E VENCEDOR QUE ATÉ HOJE, 16 ANOS DEPOIS DE SUA MORTE AINDA É O MAIS AMADO E MAIS IDOLATRADO PELOS AMANTES DO AUTOMOBILISMO.

Vou fazer uma homenagem minha para esse nosso, e meu herói em particular. Até hoje lembro aquele domingo triste que deixou marcas, nunca mais tive alegria em ver uma prova de F1 pois cada vez que assisto uma, é como se ficasse procurando entre os carros na pista onde esta o dele.
Só me resta recordar os bons momentos que ele nos proporcionou com o verdadeiro espirito de competição e principalmente a simplicidade e o patriotismo que demonstrava. Saudades Ayrton, saudades de poder ouvir e gritar novamente... AYRTON, AYRTON SENNA DO BRASIL!!

Piloto de Fórmula 1 brasileiro nascido em São Paulo, SP, um dos maiores ídolos do esporte brasileiro e mundial de todos os tempos. Começou sua carreira no kart (1974), onde foi segundo lugar no campeonato mundial (1979-1980). Depois (1981) foi para a Fórmula Ford inglesa onde venceu 11 das 19 corridas, e ganhou por antecipação os campeonatos europeu e inglês de Fórmula Ford (1982), com 21 vitórias em 28 provas. Tornou-se campeão da Fórmula 3 inglesa (1983), com nove vitórias consecutivas, um recorde mundial, fazendo com que os ingleses apelidassem o autódromo de Silverstone de Silvastone.
Ingressou na Fórmula 1, pela equipe Toleman (1984), e um ano depois estava na Lotus, equipe pela qual disputou três temporadas e venceu seus primeiros grandes-prêmios. Contratado pela McLaren (1988), conquistou o primeiro campeonato mundial, no ano seguinte foi vice-campeão, atrás do francês Alain Prost, seu companheiro de equipe, e tornou a vencer nas duas temporadas seguintes (1990-1991), sagrou-se tricampeão mundial na categoria, ganhando mais alcunhas como o rei da chuva, pela habilidade para dirigir em pistas molhadas, ou Mr. Mônaco, por suas cinco vitórias consecutivas nesse circuito.
Mudando-se para a Williams (1994), morreu ao se chocar contra um muro de proteção a 300km/h, na curva Tamborello, na sétima volta do grande prêmio de San Marino, em Ímola, Itália. Em dez anos de Fórmula 1, disputou 161 corridas, venceu 41 e conquistou 62 pole positions. No seu sepultamento em São Paulo, recebeu honras de chefe de estado, num dos funerais mais concorridos da história do país.
O carinho do povo tornou Ayrton Senna um herói, hoje lembrado através de homenagens, declarações, tributos, fan clubes e de muitas outras maneiras.
Muitas foram as homenagens para Ayrton Senna. E todas estão bem guardadas, das mais simples às sofisticadas, das pequenas, mas sinceras, demonstrações de carinho e admiração vindas de todas as partes do mundo. Em todos os idiomas do planeta. Algumas passagens ficaram registradas na história da Fórmula 1 e do próprio Brasil. Ayrton até hoje é querido por todo o mundo. Onde seu nome é pronunciado as pessoas se comovem ao lembrar dos momentos de alegria que Senna, durante 10 anos, trouxe nos domingos de Fórmula 1.

Mais sobre o piloto: senna.globo.com/memorialayrtonsenna/

Saudades Ayrton...