domingo, novembro 22, 2009

STOCK CAR

MESMO COM O QUARTO LUGAR, CACÁ BUENO GARANTE O TÍTULO ANTECIPADO DA TEMPORADA 2009, EM UMA CORRIDA CONFUSA, CHEIA DE ACIDENTES E PUNIÇÕES PESADAS, E A BRILHANTE VITÓRIA DE LUCIANO BURTI, A PRIMEIRA DELE NA STOCK.

A meta, conforme ele fez questão de dizer, não era essa. Mas Cacá Bueno conseguiu garantir seu terceiro título da Stock Car neste domingo (22) ao chegar em quarto — depois confirmado em terceiro, após a punição de 20 segundos sofrida por Daniel Serra, originalmente segundo — na etapa de Tarumã. O piloto da Red Bull contou com os abandonos de Ricardo Maurício e Thiago Camilo para confirmar a taça na prova vencida por Luciano Burti.

Com a largada em fila indiana após uma volta atrás do safety-car devido à pista molhada por causa da chuva que caiu em Viamão durante a noite, Cacá não teve problemas para abrir distância de Maurício — que, por dentro na curva 1, ultrapassou Daniel Serra. Porém, a manobra foi iniciada antes da linha de chegada quando a bandeira verde foi acionada, e o piloto da RC acabou recebendo uma punição. Logo atrás, Tarso Marques assumiu o quarto lugar ao passar Xandinho Negrão. No meio do pelotão, Marcos Gomes e Thiago Camilo conseguiam ganhar posições com dificuldades.

E, se com a notícia da punição de Maurício o título de Cacá parecia praticamente assegurado, na sétima volta sua vida ficou ainda mais fácil: o piloto da RC, que ainda não havia cumprido a pena, escapou da pista em uma disputa de posição e foi parar no meio da grama, quase atolando por conta do barro e da lama no local. Ele ainda conseguiu levar o carro aos boxes, mas abandonou depois — Ricardo Zonta e Cláudio Ricci também já haviam deixado a prova nas voltas iniciais.

Com isso, Cacá manteve a constância e seguiu sempre com uma vantagem segura à frente de Serra. Tarso também estava longe de Daniel, e depois acabou perdendo a terceira posição para Luciano Burti, que já havia antes deixado Xandinho para trás. A corrida seguia movimentada, com Max Wilson também ganhando a posição de Gomes, e este recebendo um toque de Camilo, que não conseguiu aproveitar a chance para subir ao sétimo lugar.

Wilson seguiu em um ritmo forte e, na 19ª passagem, foi mais um a ultrapassar Xandinho — bem no momento em que a TV Globo, emissora com transmissão exclusiva da categoria, cortou as imagens para mostrar o Mundial de Skate de Rua. Na volta das transmissões, Cacá já não era mais o líder, pois havia entrado para fazer seu pit-stop obrigatório. Daniel veio na volta seguinte, e apareceu na frente do seu coloega de Red Bull.

A escalada de Wilson, contudo, foi freada pouco depois: no mesmo momento em que o safety-car foi chamado à pista, na 24ª volta, por conta da escapada de pista de Norberto Gresse na curva 1, o piloto da RC precisou cumprir um drive-through por ter ultrapassado a velocidade máxima dentro dos boxes no seu pit-stop.
E quem assumiu o papel de surpresa, a partir daí, foi Burti: com a pista livre assim que Cacá e Daniel fizeram suas paradas, o piloto da Boettger conseguiu uma grande vantagem e voltou na frente do duo da Red Bull ao sair dos boxes. Tarso, que não havia feito sua parada, estava liderando na frente dos três, mas não resistiu aos ataques de Burti e Serra na relargada.

Com o líder do campeonato, contudo, a história foi diferente. Cacá não conseguiu ultrapassar Marques, e os dois trocaram tinta em algumas curvas. Mas, logo em seguida, o carro de segurança voltou ao trabalho: Giuliano Losacco acertou a proteção de pneus da curva 9 e ficou em posição perigosa na pista, enquanto Thiago Camilo perdeu o controle do seu carro e acabou batendo no barranco de proteção do Tala Larga.

O abandono de Camilo tornou ainda mais tranquila a vida de Cacá com relação ao título, já que o carioca não conseguia encontrar facilidades na prova. O safety-car, que precisou ficar várias voltas na pista, retornou aos boxes no 31º giro — apenas para voltar duas voltas depois: Felipe Maluhy acabou sendo lançado à barreira de pneus em uma disputa de posição com Tarso Marques, que mereceu gestos pouco decorosos quando o piloto da Avallone voltava do acidente.

Com cinco minutos para o final da corrida, era tudo que Burti queria. Serra vinha pressionando nos (poucos) momentos de bandeira verde, e ele conseguiu se manter à frente. Assim, o ex-piloto da Prost na F1 venceu pela primeira vez na Stock Car após segurar a dupla da Red Bull por mais duas voltas para receber a bandeira quadriculada.
Mas Burti não foi o único piloto a comemorar: mesmo sendo ultrapassado pelo seu irmão Popó Bueno na última volta, Cacá confirmou o tricampeonato de forma antecipada. Festa do carioca nos boxes da Red Bull pela retomada do título, o terceiro em quatro temporadas.

Com o pódio formado por Burti, Serra e Popó, Cacá foi o quarto colocado. Marcos Gomes apareceu em quinto, à frente de Allam Khodair — novo vice-líder do campeonato — e de Alceu Feldmann. Átila Abreu, Lico Kaesemodel e Ricardo Sperafico completaram o top-10.

O resultado foi alterado no final, quando Serra foi punido com o acréscimo de 20 segundos no seu tempo por ter, de acordo com os comissários, tirado o pé no lance da largada que determinou a punição a Maurício. Além dele, Tarso Marques foi desclassificado pelo acidente com Maluhy nas voltas finais.

STOCK CAR - O ÚLTIMO ASSASSINATO DA TEMPORADA?

HOJE DOMINGO(22), ME PREPAREI ANTECIPADAMENTE PARA ASSISTIR, PELA TV, A ÚLTIMA PROVA DA STOCK CAR NO AUTÓDROMO DE TARUMÃ, PROVA ESSA QUE DEU O TÍTULO ANTECIPADO DE 2009 A CACA BUENO. UMA PROVA MARCADA POR MUITOS ACIDENTES E PUNIÇÕES E A TÃO SONHADA VITÓRIA DE LUCIANO BURTI QUE FEZ UMA CORRIDA ESPETACULAR E BEM ADMINISTRADA.
MAS O QUE OFUSCOU TODO ESSE ESPETÁCULO, PRA QUEM ASSISTIU PELA TELEVISÃO, FOI MAIS UMA VEZ A IMPORTÂNCIA QUE A REDE GLOBO DA PARA O AUTOMOBILISMO BRASILEIRO. ALÉM DE NÃO TRANSMITIR TODAS AS PROVAS DURANTE O ANO NA ÍNTEGRA, POIS SEMPRE TEM UM JOGO DE FUTEBOL AMISTOSO, UMA PROVA DE ATLETISMO, UM CAMPEONATO "MUNDIAL" DE SKATE, HORA QUE ME PERDOEM OS SKAITISTAS, MAS POR FAVOR, VAMOS SEPARAR AS COISAS.
A ÚLTIMA PROVA DO AUTÓDROMO DE TARUMÃ COM A STOCK CAR, UMA VITÓRIA BRILHANTE DO BURTI, A DECISÃO ANTECIPADA DANDO O TÍTILO DE 2009 A CACÁ BUENO, O FILHO DO "HOME".. E A GLOBO NÃO TRANSMITE NEM O PÓDIO?
ISSO É UMA VERGONHA PRO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO! UM TOTAL DESCASO, COM OS PATROCINADORES E QUEM TAVA ASSISTINDO EM CASA. PORQUE NÃO FAZEM COMO A REDE VIDA QUE TRANSMITIU A PROVA DA PICK UP RACING NA ÍNTEGRA, COM REPLAYS E TODOS OS DETALHES INCLUSIVE O PÓDIO E ENTREVISTA COM OS 3 PRIMEIROS COLOCADOS? COMO A RECORD NEWS QUE TRANSMITE A GT3 E A FÓRMULA MASSERATI DO INÍCIO AO FIM?
O QUE MAIS ME DEIXA TRISTE É QUEM EM 2010, TUDO VAI CONTINUAR IGUAL.