domingo, maio 09, 2010

NASCAR

Denny Hamlin conseguiu a dobradinha no final de semana da Nascar em Darlington. Após a merecida vitória na sexta na prova da Nationwide, Hamlin mostrou sua força no final da prova da Sprint Cup. Destaque para Jamie McMurray, que chegou na segunda posição, após ter largado na pole nesta etapa.

E a prova começou com polemica antes mesmo da corrida, com uma punição estranha para Kyle Busch. Por não aparecer na apresentação oficial dos pilotos antes da prova por estar falando com a TV americana, Kyle Busch terá que largar do final do pelotão.

Logo na largada, Jamie McMurray na primeira volta mantém a primeira posição, seguido de Jeff Gordon, que não demora nenhum uma volta para assumir a ponta da corrida. Alias, McMurray perdeu terreno para Brian Vickers, David Reutimann e Kasey Kahne logo no inicio da corrida. Lá atrás, David Ragan e Marcos Ambrose eram os primeiros a estrear o muro de Darlington, que seria bastante “visitado” durante toda a prova.

Na altura da volta 30, o Sol se escondia por completo e a noite chegava, enquanto os primeiros colocados começavam a dar volta nos primeiros retardatários. O que auxiliava Brian Vickers, que chegava mais perto de Gordon. Na volta 39, quando Gordon tentava passar o companheiro de equipe de Vickers na Red Bull Scott Speed, o piloto do número 83 assumia a primeira posição. Instantes antes, Jimmie Johnson também conhecia o muro branco e vermelho da Dakota.

Na volta 44, a primeira bandeira amarela era acionada pelo toque de Michael McDowell no muro. E Jamie McMurray recuperou o primeiro lugar por centímetros na primeira rodada de pit stops em cima de Jeff Gordon. Vickers voltava apenas na terceira posição.

Volta 50 e nova relargada acontece. Dessa vez, com Jamie McMurray fugindo na frente, mas que não durou muito. No giro 53, Bobby Labonte toca forte no muro bem na frente de Joey Logano, e no mesmo lugar na volta seguinte, Logano roda e provoca a bandeira amarela. Volta 59 e nova relargada, com Jamie McMurray, Jeff Gordon e Denny Hamlin aparecendo no top três. Novamente uma bandeira verde curta, pois Tony Stewart toca em Paul Menard e nova amarela deflagrada na volta 63.

Na relargada, foi a vez de Hamlin ganhar a posição de Jeff Gordon e subir para o segundo lugar. Após mais 20 voltas, uma nova bandeira amarela apareceu por conta de uma rodada de Greg Biffle, que fez com que Jimmie Johnson e Martin Truex Jr baterem. Com isso, todos os pilotos foram para os pits e ai que vários deles começaram a fazer estratégias diferentes. Neste jogo, o maior beneficiado foi Tony Stewart que voltou na primeira posição. Mas após a bandeira verde, sua liderança não durou muito, pois Jeff Gordon logo assumiu a primeira posição, seguindo de Hamlin e McMurray.

A prova ficou em um trecho maior sem bandeiras amarelas, o que fez com que Tony Stewart antecipasse sua parada e entrasse na volta 121. Logo após, outros pilotos que tinha colocados 2 pneus paravam, como Dale Earnhardt Jr. e Mark Martin, fizeram suas paradas. Na volta 141, Denny Hamlin conquistava a primeira posição após uma ultrapassagem sobre Jeff Gordon. Logo após, começou a rodada de paradas em bandeira verde para todos os pilotos, que trouxe como novidade o crescimento de Kyle Busch, que já chegava na quarta posição. Na volta 150 ele passou McMurray pelo terceiro lugar e partia para cima de Jeff Gordon.

Enquanto isso, Sam Hornish Jr sofria um contato no muro e sua traseira ficou bastante avariada. Muitos detritos se acumulavam na pista após esta batida e a quinta bandeira amarela era acionada na volta 171. Com isso, mais uma disputa nos pits entre os lideres da prova e mais uma vez vencida por McMurray, com melhor posicionamento nos boxes.

Bandeira verde na volta 178 e McMurray consegue manter a liderança. Mas na volta 181, Jimmie Johnson tocou em Kevin Conway provocando a bandeira amarela. Assim que bandeira foi acionada todos os pilotos brecaram forte, o que causou algum tipo de problema no freio de AJ Allmendinger, que perdeu o controle e rodou seu carro #43, deslizando para o muro externo da curva 3 e acertando exatamente o piloto do #48, causador da bandeira amarela.


Relargada na volta 190 e os pilotos voltam a uma disputa ferrenha por posições. Kyle Busch partiu com tudo para cima de McMurray, enquanto seu irmão Kurt Busch tocava em Denny Hamlin pela quinta posição. Mais atrás Martin Truex Jr e Juan Pablo Montoya também se tocavam na disputa pelo décimo lugar. Enquanto isso, Tony Stewart e Sam Hornish Jr rodavam quase que ao mesmo tempo, provocando bandeira amarela. Muitos pilotos optaram pela parada para trocar 2 pneus, entre os quais Denny Hamlin, Jeff Gordon, Jeff Burton, Brian Vickers e Juan Pablo Montoya, todos no grupo dos 10 primeiros colocados.

Na relargada, Kyle Busch mostrou sua força e ultrapassou McMurray na briga da liderança. E na terceira posição seu irmão Kurt Busch pressionava bastante o carro número #1 da equipe Ganassi Earnhardt.. Após 22 voltas, nova bandeira amarela acionada, no momento ideal para os pilotos que não entraram na ultima bandeira amarela por detritos na pista. Mas o que se viu foi uma série de estratégias bem diferentes, que levaram para a liderança David Reutimann. E para a tristeza de muitos, Kyle Busch teve problemas na roda esquerda e teve que parar mais uma vez novamente. Na bandeira verde, foi a vez de Truex Jr chamar uma bandeira amarela rapidamente. Seu motor falhou na hora da relargada, causando muitos danos para os outros pilotos. Novamente, Kyle Busch foi afetado.

Faltando 131 voltas para o fim, Jeff Burton e Jeff Gordon relargaram na frente, seguidos de David Reutimann e Montoya. Enquanto as posições na frente se mantinham, Denny Hamlin voltava a escalar o pelotão e alcançava a quinta posição. Faltando 107 para o final, Burton abre passagem e deixa Jeff Gordon passar para voltar ao primeiro lugar. Faltando 85 voltas, Bobby Labonte e David Gilliand batem e causam a bandeira amarela desejada. E Kyle Busch e Jamie McMurray trocaram 2 pneus e voltaram na frente do pelotão, seguidos dos fortes Gordon e Hamlin com 4 pneus. E Hamlin não perdeu ninguém e passou todos a sua frente, e após 3 voltas em bandeira verde, já era o líder da prova.

Faltando 55 voltas para o fim, a dupla Jeff Gordon e Jeff Burton começou a crescer de novo e ultrapassou Kyle Busch e começaram a tentar tirar a diferença para Denny Hamlin. Logo após, faltando 46 voltas, Jeff Burton passou seu xará e tirava cada vez mais diferença para o piloto da Joe Gibbs. Faltando 35 para o fim, Burton e Hamlin começaram uma briga grande pelo primeiro lugar, que na verdade só iria ser definida a partir da última entrada nos boxes, que seria bem no final da prova.

Com 26 voltas para o fim Burton consegue a ultrapassagem, ao mesmo tempo em que muitos pilotos entravam nos pits e a bandeira amarela era acionada por uma rodada de Joey Logano. A confusão prejudicou Gordon, que tinha acabado de entrar nos boxes. E na parada, Burton acabou sendo punido por passar por cima da mangueira para troca de pneus. Com isso, Hamlin e Kyle Busch ficaram lado a lado na relargada. Porém Kyle Busch não tinha carro para acompanhar os mais rápidos e perdeu varias posições, faltando 20 voltas para o fim da prova. Denny Hamlin não perdeu mais a ponta, seguido de Jamie McMurray e Kurt Busch, com Jeff Gordon se recuperando e conseguindo uma quarta posição espetacular.

Veja a classificação da prova:

1 11 Denny Hamlin Toyota
2 1 Jamie McMurray Chevrolet
3 2 Kurt Busch Dodge
4 24 Jeff Gordon Chevrolet
5 42 Juan Montoya Chevrolet
6 29 Kevin Harvick Chevrolet
7 18 Kyle Busch Toyota
8 31 Jeff Burton Chevrolet
9 39 Ryan Newman Chevrolet
10 83 Brian Vickers Toyota
11 0 David Reutimann Toyota
12 12 Brad Keselowski Dodge
13 17 Matt Kenseth Ford
14 6 David Ragan Ford
15 99 Carl Edwards Ford
16 5 Mark Martin Chevrolet
17 78 Regan Smith Chevrolet
18 88 Dale Earnhardt Jr. Chevrolet
19 56 Martin Truex Jr. Toyota
20 9 Kasey Kahne Ford
21 19 Elliott Sadler Ford
22 16 Greg Biffle Ford
23 14 Tony Stewart Chevrolet
24 26 David Stremme Ford
25 47 Marcos Ambrose Toyota
26 34 Travis Kvapil Ford
27 20 Joey Logano Toyota
28 82 Scott Speed Toyota
29 13 Max Papis Toyota
30 98 Paul Menard Ford
31 77 Sam Hornish Jr. Dodge
32 33 Clint Bowyer Chevrolet
33 37 Kevin Conway * Ford
34 71 Bobby Labonte Chevrolet
35 38 David Gilliland Ford
36 48 Jimmie Johnson Chevrolet
37 43 A.J. Allmendinger Ford
38 7 Robby Gordon Toyota
39 164 Todd Bodine Toyota
40 55 Michael McDowell Toyota
41 46 J.J. Yeley Dodge
42 66 Dave Blaney Toyota
43 132 Reed Sorenson Toyota

Fonte (NascarBrasil)