segunda-feira, outubro 25, 2010

FÓRMULA 1 - ALONSO O "ILUMINADO!"

ALÉM DE SER BOM PILOTO, FERNANDO ALONSO É UM ILUMINADO. ISSO SE COMPROVOU NESTE DOMINGO(24) ONDE O ASTURIANO VENÇEU O CONTURBADO E "MOLHADO" GP DA COREIA DO SUL. COM O ABANDONO DE VETTEL E WEBBER, O PILOTO DA FERRARI ASSUME A LIDERANÇA DO CAMPEONATO FALTANDO DUAS PROVAS PARA O FIM DA TEMPORADA.
O piloto da Ferrari contou com os abandonos dos pilotos da Red Bull: Mark Webber perdeu o controle do carro e bateu na 19ª volta; Sebastian Vettel viu seu motor Renault explodir no giro 46, quando liderava soberano. Com o resultado, o espanhol foi alçado ao posto de novo líder do Mundial de Pilotos com 231 pontos, superando a dupla da esquadra rubrotaurina. Lewis Hamilton cruzou a linha de chegada de Yeongam em segundo e subiu para terceiro colocado na temporada, com 210 pontos, superando Vettel na tabela de classificação. Já Felipe Massa se recuperou do fim de semana ruim em Suzuka, fez uma corrida consistente e completou o pódio na Coreia do Sul. Rubens Barrichello vinha em quinto, quando seus pneus mostraram grande desgaste e causaram um erro que lhe custou duas posições. À sua frente, na sexta posição, ficou Vitantonio Liuzzi, repetindo seu melhor resultado na F1. Outro que teve desempenho marcante foi Michael Schumacher, que completou em quarto.
Os que esperavam por uma corrida 100% emoção ficaram frustrados com a decisão da direção de prova em estabelecer a largada atrás do safety-car. Lewis Hamilton era um deles. No rádio, reclamou da escolha de Charlie Whiting.

Depois de três voltas muito molhadas, com pouquíssima visibilidade e queixumes dos pilotos, veio a segunda decepção para o torcedor: Whiting e sua equipe decidiram tremular a bandeira vermelha e interromper a prova - que, na verdade, nem havia ainda começado de fato.

Mais de uma hora após o início da programação, a safety-car voltou a liderar o pelotão. E os pilotos voltaram a ser decisivos no rumo da prova. Vettel, o líder, recebendo bem menos spray, falou que a visibilidade havia melhorado.

Webber discordou. Hamilton, corajoso, viu condições muito melhores. Button usou a expressão "muito, muito ruim" para caracterizar a situação.

Completadas 15 voltas sob o domínio do carro de segurança, Hamilton perdeu a paciência. "O que eles estão esperando? Os outros pilotos estão reclamando? Qual é a razão pela qual não largamos?", disse ao seu engenheiro, antes de dizer que já se poderia colocar pneus intermediários. Enquanto isso, Kubica pedia a continuidade da bandeira amarela.

Na 18ª volta, depois de 1h42min sem corrida, os pilotos finalmente foram liberados para correr. Bruno Senna e Jarno Trulli passaram reto na primeira curva. Adrian Sutil foi outro a passear na área de escape.

Bernd Maylander - o piloto do safety-car - voltou a "liderar" a prova na 20ª passagem, logo após Mark Webber rodar sozinho, bater no muro e, depois, em Nico Rosberg, que havia largado brilhantemente. Os dois abandonaram a prova. E ficou no ar a verdadeira razão de o australiano ter pedido para que os pilotos não largassem.

A relargada veio quatro voltas depois, com Vettel fazendo a melhor volta em 1min54s438 - uma realidade totalmente diferente do resto do fim de semana. E, novamente, Trulli protagonizou uma presepada: Após tentar ser esperto arriscando colocar pneus intermediários, Jarno errou no S e atingiu Senna, ficando sem asa dianteira.

Chegaram juntas a 27ª volta e a segunda batida de quem tentou ser mais esperto do que os outros. Também com intermediários, Di Grassi rodou quando tentava ultrapassar Yamamoto e foi ao muro.

As decisões equivocadas dos pilotos continuaram. Buemi colocou o mesmo tipo de pneu de Jarno, Lucas e Sutil - que havia rodado algumas vezes voltas antes -, achou que poderia retardar a freada para ultrapassar Glock e, como esperado, atingiu o piloto da Virgin.

Último a parar nos boxes entre os ponteiros, Alonso perdeu a segunda posição para Hamilton graças a mais um dos tradicionais erros da Ferrari em pit-stops. Pouco depois, porém, Lewis reclamou de um desgaste anormal nos pneus. ssim, não demorou muito para que o inglês perdesse aderência e uma freada e voltasse ao terceiro lugar.

Chegada a volta 40 de 55, era hora de mais uma bandeira amarela, desta vez causada pela forte batida de Vitaly Petrov. O russo perdeu a traseira de sua Renault na entrada da curva 17 e bateu forte no muro. Enquanto isso, lá na frente, os mesmos três destoavam do ritmo dos outros pilotos.

Vettel parecia soberano. Reclamou, sem razão, de visibilidade. E, uma volta depois, não por coincidência, seu motor Renault estourou. E a corrida caiu nas mãos de Alonso, livre para abrir mais de 10s para Hamilton e vencer a prova.

Pouco depois, Sutil pagou definitivamente pelo erro de colocar pneus intermediários no início da corrida. Depois de inúmeros erros e rodadas durante a prova, falhou ao tentar ultrapassar Kobayashi, atingiu o japonês e deixou a corrida. Apesar da pancada sofrida, a Sauber de Kamui continuou intacta, conduzindo-o ao nono lugar.

Nas últimas voltas, os pilotos que puseram os compostos junto com Sutil também sofreram com pneus desgastados: Hulkenberg teve de fazer um pit-stop extra e Button, que já vinha mal, rodou sozinho.

COMO FICOU O CAMPEONATO APÓS A PROVA DA COREIA DO SUL:


  1. Fernando Alonso # 231

  2. Mark Webber # 220

  3. Lewis Hamilton # 210

  4. Sebastian Vettel # 206

A próxima prova será o GP do Brasil no dia 07/11.

Fonte(GP)