segunda-feira, agosto 31, 2009

FÓRMULA 1, JOGANDO NO VENTILADOR...

A postura de Flavio Briatore foi colocada em xeque neste domingo (30) por conta da vitória de Fernando Alonso no GP de Cingapura do ano passado. A FIA confirmou após a prova de Spa-Francorchamps, vencida por Kimi Raikkonen, que está investigando "alegados incidentes" em uma prova anterior do Mundial de F1, mas não mencionou o que houve e nem qual a corrida investigada. Porém, a confirmação surge após a revelação de Reginaldo Leme, colunista do Grande Prêmio e comentarista da TV Globo, feita durante a transmissão do GP da Bélgica, de que o chefe de equipe da Renault premeditou e forçou Nelsinho Piquet a sofrer o acidente que mudou o andamento da prova noturna.
Na corrida cingapuriana, o vencedor Alonso ficou apenas com a 15ª colocação no grid de largada, uma à frente do seu companheiro Piquet. O espanhol, entretanto, utilizou uma estratégia de sair com pouco combustível e fez seu pit-stop após apenas 12 voltas, enquanto Nelsinho disse que tinha a estratégia de fazer um primeiro trecho bastante longo.Porém, a corrida durou pouco para o brasileiro. Logo após a saída de Alonso dos boxes, Piquet rodou em uma curva e acertou o muro de proteção, provocando a entrada do safety-car na pista. E, após as paradas dos demais pilotos — incluindo a que derrubou Felipe Massa, então líder, que foi prejudicado por um erro da Ferrari —, o bicampeão apareceu na frente, conquistando sua primeira vitória no ano.

Nelsinho explicou o que houve após retornar aos boxes. "Foi um erro meu. Nós tentamos duas estratégias bem diferentes, comigo andando pesado e Fernando bem leve, esperando por um safety-car. Se eu não tivesse batido, teria tido sorte com as outras bandeiras amarelas. Mas estamos sempre andando próximos ao muro, e quando você toca na parede, perde controle e era isso", disse o piloto.

Neste domingo, porém, Reginaldo Leme soltou uma nova informação durante a transmissão do GP da Bélgica na TV Globo. O comentarista afirmou que a FIA está conduzindo uma investigação independente devido a evidências que mostram que o acidente foi premeditado por Flavio Briatore. O dirigente, segundo Leme, combinou a batida com Piquet para que ocorresse logo após o pit-stop de Alonso, dando a chance de o espanhol conseguir sua primeira vitória no retorno à Renault.Em agosto, quando saiu da Renault, Nelsinho negou que o incidente de Cingapura tenha sido combinado. "O Alonso é o cara mais sortudo que existe na Terra. Só isso. Sei que parece muito estranho, mas não tem nada além de o Alonso ter muita sorte", falou, em entrevista ao repórter Felipe Motta, da Jovem Pan. A FIA não revelou qual a prova que está sendo investigada, e nem mesmo o que está sendo analisado, mas especula-se que novas evidências fizeram com que a federação decidisse saber o que aconteceu na prova.

Fonte (GP)


Estranho essas evidências surgirem somente agora que o Nelsinho foi demitido da Renault, e o Nelsão(pai) afirmar que "ele", Briatore, não sabia com quem tinha se metido!

Vamos aguardar pra ver...