quarta-feira, janeiro 06, 2010

FÓRMULA 1 - ESTA DECLARADA A GUERRA

LOGO APÓS SER ABSOLVIDO DA PENA IMPOSTA PELA FIA, O EX-DIRIGENTE DA RENAULT AFIRMOU QUE VAI PROCESSAR A FAMÍLIA PIQUET E OS PILOTOS QUE ROMPERAM CONTRATO DE EMPRESÁRIADO COM ELE.
Ele pode até não estar pensando em voltar imediatamente à F1 após receber um veredito favorável do Tribunal de Grande Instância de Paris, revogando o banimento por tempo indeterminado dado pela FIA devido à sua participação no escândalo do GP de Cingapura de 2008. Porém, o italiano já planeja o futuro — e uma das suas primeiras atitudes deve ser entrar na Justiça com um processo contra Nelson e Nelsinho Piquet. A confirmação foi dada em uma entrevista ao jornal "La Gazzetta dello Sport" desta quarta-feira (6).

Perguntado se ia fazer algo contra os Piquet, o ex-chefe de equipe da Renault não titubeou. "É muito provável. O mal que eles me fizeram não vai ser esquecido em apenas um dia", disse Briatore, antes de voltar a culpar o ex-presidente da FIA Max Mosley pela pena sofrida junto ao Conselho Mundial, que o proibiu de ter qualquer vinculação com o automobilismo. "Foi um caso de vinagança dele, que sempre lidou com tudo como se fosse seu."

"Ele havia me garantido que todos tinham compreendido que eu não tinha nada a ver com a história. Mas aí veio o veredito. Foi algo inacreditável após 18 anos de F1", afirmou o italiano, referindo-se ao resultado do julgamento do Conselho, que o considerou o principal culpado pelo escândalo na prova vencida por Fernando Alonso após ao acidente sofrido por Nelsinho, provocado a pedido de Briatore e Pat Symonds para ajudar o espanhol a ter um bom resultado.

E Flavio lembrou também de problemas em que se envolveu no passado com a FIA para criticar Mosley. "Primeiro, ele tentou me fazer perder títulos, com Schumi (Michael Schumacher) e depois com Alonso, para então me destruir com esta história", disparou, para então ressaltar que espera ter uma boa relação com o novo presidente Jean Todt. "Conheço ele há anos e posso apostar na sua honestidade. Isso tudo é um assunto entre eu e Mosley."

Mas Briatore ainda disse mais: após afirmar que, "se fosse a FIA, não apelaria do resultado após o veredito", ele declarou que pode entrar com processos contra os pilotos que romperam contratos para procurar outros empresários após o veredito inicial — Lucas Di Grassi e Heikki Kovalainen tomaram esta atitude. "Com exceção dos dois, minha relação com os demais não mudou. E agora vou analisar com meus advogados se devemos entrar com ações legais contra qualquer pessoa que tenha rompido contrato conosco", concluiu.

Salve-se quem puder...


fonte(GP)

FÓRMULA 1 - A VOLTA POR CIMA DE BRIATORE

GRAÇAS A UMA DECISÃO DA JUSTIÇA FRANCESA, FLÁVIO BRIATORE QUE HAVIA SIDO BANIDO DO AUTOMOBILÍSMO PELA FIA, PODERÁ VOLTAR A TRABALHAR COM O ESPORTE E FREQUENTAR OS AUTÓDROMOS.

Reviravolta no caso Cingapura 2008. Flavio Briatore conseguiu derrubar a punição imposta pela FIA devido à participação do ex-chefe de equipe da Renault no plano de um acidente proposital de Nelsinho Piquet na prova asiática, há cerca de dois anos. A Federação Internacional de Automobilismo tinha banido de qualquer evento sob sua chancela o italiano, que, por sua vez, entrou com um processo na justiça de Paris e teve a causa ganha nessa terça-feira (5).

“A corte chegou à conclusão de que a punição foi ilegal”, disse o juiz responsável pela ação de Briatore. Além de poder voltar a trabalhar com automobilismo e frequentar os autódromos da F1, o ex-dirigente também terá direito a uma indenização de € 15 mil por perdas e danos.
No julgamento do Conselho Mundial da FIA, em setembro do ano passado, Briatore terminou como o "vilão", e a Renault tomou uma punição para inglês ver. O ex-chefe da equipe francesa foi banido da F1. Symonds, que também foi um dos mentores intelectuais da farsa, foi suspenso por cinco anos da categoria. Já a escuderia foi suspensa por dois anos, mas a sanção só vai ser executada se o time cometer outra grave irregularidade. Resumindo, saiu ilesa.

Flavio discordou da sanção e falou em vingança de Max Mosley, ex-presidente da FIA, que estaria usando a entidade para prejudicar o italiano.

“Nesse caso, a FIA está sendo usada como uma ferramenta para vingança de um homem. Essa decisão é um absurdo legal. Tenho a confiança de que as cortes francesas vão resolver de forma justa e imparcial”, afirmou Briatore há alguns meses.

Depois de muito tempo, a justiça francesa deu razão ao ex-dirigente. Resta saber se a FIA vai apelar da decisão da corte de Paris.
Fonte (GP)