quinta-feira, fevereiro 03, 2011

NASCAR 2011

NO ÚLTIMO DIA 26 DE JANEIRO A NASCAR ANUNCIOU MUDANÇAS NO REGULAMENTO, NA PONTUAÇÃO E NO ABASTECIMENTO PARA A TEMPORADA DE 2011. O ANÚNCIO FOI FEITO PELO PRESIDENTE BRIAN FRANCE E CONFIRMOU OS RUMORES DA IMPRENSA NOS ÚLTIMOS DIAS.


A primeira mudança principal está na confirmação do sistema de pontuação que sofrerá uma alteração pela primeira vez em 35 anos, no qual será:

- 43 pontos para o vencedor até 1 ponto para o 43º e último colocado;
- 3 pontos extras para o vencedor da corrida;
- 1 ponto extra para o piloto que liderar o maior número de voltas e para quem liderar uma volta.

Com isso, um piloto pode fazer um máximo de 48 pontos em uma corrida. Essa mudança é válida a todas as divisões da NASCAR, mesmo as que não possuem 43 pilotos no grid, como a Truck Series, que por exemplo, o 36º e último colocado receberá 8 pontos.

A segunda principal mudança está em mais uma alteração no sistema de classificação do Chase for the Sprint Cup, onde continuarão doze classificados, mas apenas 10 deles serão definidos pela pontuação na 26ª etapa. As outras duas vagas serão definidas através do maior número de vitórias entre os pilotos que ocuparem entre a 11ª e a 20ª posição ao fim da 26ª etapa. Esta mudança tem como objetivo recompensar as vitórias e a consistência durante a temporada regular.

Outras muitas mudanças receberam destaque no anúncio de hoje:

- Conforme os rumores, os pilotos terão que escolher em qual das três divisões principais suas corridas valerão pontos. Os pilotos poderão competir em vários campeonatos e os pontos conquistados por eles vão para os carros. Esta mudança tem como objetivo permitir pilotos da Nationwide Series terem chances de disputar o campeonato, vencido nos últimos anos por pilotos da Sprint Cup.

- Novidades no sistema de qualificação, onde a ordem de entrada na pista será definida do mais lento para o mais rápido nos treinos livres, substituindo o sorteio. E também que em caso de mau tempo no dia da qualificação, o grid de largada será definido com base nos treinos livres. Se caso todos os treinos forem cancelados devido a chuva, o grid será definido pelo sistema antigo, que é pela pontuação no campeonato.

- Revisão nas regras de pneus, onde os pilotos terão cinco, ao invés de seis jogos de pneus para treinos livres e qualificação. As equipes terão que retornar quatro desses jogos para a Goodyear para receber seus jogos destinados a corrida, e manter um dos jogos dos treinos. As quantidades de pneus por fim de semana serão variadas de acordo com o histórico de performance.

- Evolução no Cup Car, no qual a NASCAR trabalhará com as equipes e as fabricantes para evoluir o visual dos carros. As frentes mudarão para temporada e sofrerão uma maior mudança em 2013, com o objetivo de aumentar o apelo aos torcedores e aumentar a identificação com o carro de rua.

- Haverá também mudança na parte do reabastecimento. Primeiro por conta do combustível, chamado de “Green E15″, que contará com 15% de etanol produzido nos Estados Unidos a partir do milho. É a NASCAR se esforçando na nova tendência mundial de ser ecologicamente correta (ou menos incorreta neste caso específico). A mudança irá atingir as três principais divisões.

O desperdício também será tratado. Até o ano passado os tanques possuiam um furo na parte de cima para o ar escapar mais facilmente e desta forma as paradas serem mais rápidas. Acontece que sempre acabava vazando combustível, tanto que havia um sétimo mecânico nas paradas que ficava responsável para ficar com um balde na mão perto do furo para tentar resgatar este combustível que caia (imagem).

Os tanques neste ano serão totalmente fechados, e com isto o desperdício deve diminuir. As equipes agora contarão apenas com seis mecânicos e estão preocupadas, pois o “sétimo” homem também vazia ajustes nas barras de direção e agora precisaram desinar um outro mecânico para fazer o trabalho. O trabalho de pitstop também ficará mais lento, pois sem o furo para escape de ar, o combustível deverá entrar mais lentamente no tanque.


Fonte (NascarBrasil)