sábado, setembro 25, 2010

FÓRMULA 1 - GP DE CINGAPURA

SE DEPENDESSE DO PALPITE DO GALVÃO BUENO O GRID DE LARGADA SERIA DIFERENTE, MAS MAIS UMA VEZ A VERDADE SE CONCRETIZOU. ALONSO APESAR DAS DIFICULDADES NO Q3 CONSEGUIU UMA ÓTIMA VOLTA E VAI LARGAR NA PRIMEIRA POSIÇÃO NUMA PISTA ONDE AS ULTRAPASSAGENS SÃO QUASE IMPOSSÍVEIS, FELIPE MASSA COM PROBLEMAS NO CAMBIO VAI LARGAR NA ÚLTIMA POSIÇÃO.

No treino que vale, Fernando Alonso superou o favoritismo de Sebastian Vettel e cravou a pole-position do GP de Cingapura, neste sábado (25). O espanhol registrou 1min45s390, que também foi o melhor tempo do fim de semana. Vettel vai dividir a primeira fila com o piloto da Ferrari. Felipe Massa sofreu com problemas em seu carro durante o Q1, ficou parado na pista e vai largar em último.
A segunda fila será toda composta pelos carros da McLaren. No duelo interno da equipe de Woking, Lewis Hamilton superou Jenson Button pela 10ª vez na temporada e vai largar na terceira posição, ao lado do compatriota. Mark Webber, que em momento algum ficou perto da pole, começará a prova em quinto, à frente de Rubens Barrichello.

Lucas Di Grassi garantiu o 20º posto do grid de largada em Marina Bay. O novato da Virgin vai iniciar a prova duas posições atrás de seu companheiro de equipe, Timo Glock. Mais atrás, Bruno Senna perdeu a disputa na Hispania para Christian Klien, que estava afastado da F1 desde 2006. Bruno vai largar em 23º.

Q1 liderado por Alonso — Embora o calor seja uma tônica em Cingapura, a pista ainda permanecia úmida em alguns trechos, tudo decorrência da chuva que veio à tarde. Schumacher foi o primeiro a escapar, na chicane da curva 10.

Com vários pilotos ao mesmo tempo na pista, o primeiro piloto a estabelecer um bom tempo foi Button, que bateu a marca estabelecida por Hamilton segundos atrás. Entre os pilotos da McLaren, se posicionaram Vettel, em segundo, e Schumacher na sequência.

A sessão foi marcada pela alternância de vários pilotos na liderança. Além de Button e Hamilton, Alonso e Vettel, tido como o grande favorito à pole, assumiram a ponta durante a primeira parte da classificação.

Massa tinha acabado de sair dos boxes. Poucos metros após o brasileiro ter aberto sua volta rápida, seu carro ficou parado na pista em posição perigosa, aparentemente com problemas no motor. Treino interrompido com bandeira vermelha, e fim de classificação para o piloto da Ferrari, que vai largar em último. Felipe saiu do carro, evidentemente, decepcionado.

O treino foi restabelecido cinco minutos depois. Hülkenberg foi o primeiro a ir à pista após a bandeira verde em Marina Bay, seguido por Barrichello, Alonso e Sutil. Vettel continuava soberano na liderança durante a noite de Cingapura.

Alonso assumiu a ponta da primeira parte da classificação tendo como tempo 1min46s541, 0s4 mais rápido que Vettel. Mark Webber alcançou a terceira posição, a 0s1 de seu companheiro de Red Bull.
Além de Massa, os pilotos eliminados no Q1 foram os mesmos de quase sempre, os representantes das equipes novatas. Timo Glock foi o melhor posicionado, em 18º. Na sequência vieram Kovalainen, Di Grassi, Trulli, Klien e Senna. As colocações provam a evolução da Virgin no ano. A diferença entre os tempos Glock e o do finlandês da Lotus foi de quase 0s2.

Q2 de Vettel — Enquanto Massa era focalizado pela televisão com cara de poucos amigos, os 17 pilotos que avançaram ao Q2 buscavam uma vaga entre os dez primeiros. Todos os competidores foram à pista para tentar estabelecer volta rápida. Pouco antes de rodar e bater no muro, Vitaly Petrov marcou o melhor tempo, mas logo foi batido por Jaime Alguersuari e Kubica, que foi o primeiro na sessão a andar abaixo de 1min46s.

Mas Vettel, sempre ele, destruiu o tempo do polonês da Renault e se aproximou ainda mais do recorde de volta de Nico Rosberg — 1min46s197, registrado ano passado, quando ainda corrida pela Williams equipada com motor Toyota. O tempo do piloto da Red Bull — 1min46s485 —, no entanto, foi batido facilmente por Hamilton, que cravou o novo recorde de Marina Bay.

A menos de três minutos para o fim do treino, todos os competidores do Q2 foram à pista para tentar uma vaga entre os dez postulantes à pole. Destaque para Alonso, que solicitou à Ferrari ajustes no motor e pulou para a primeira posição com 1min45s809. Mas Vettel, fácil, foi cerca de 0s3 mais rápido que o asturiano. Webber, com desempenho discreto até então, cravou o terceiro melhor tempo.

Ficaram de fora da luta pela pole-position em Cingapura, pela ordem, Alguersuari, Hülkenberg, Petrov, Sébastien Buemi, Nick Heidfeld — que volta à F1 neste fim de semana —, além da dupla da Force India, Sutil e Liuzzi.

Pole vermelha em Marina Bay - Button foi o primeiro a abrir volta rápida no Q3. Mas Alonso tomou a ponta ao estabelecer o melhor tempo de todo o fim de semana — 1min45s390. Surpreendentemente até então, Vettel estava na sétima posição, quando faltavam menos de três minutos para o fim da classificação.
Os dois minutos finais foram intensos, com todos os pilotos na pista. Vettel, com o erro cometido na primeira tentativa, tinha apenas uma chance para confirmar o domínio da Red Bull e faturar a pole em Cingapura. Mas contrariando todo o favoritismo exibido, tanto nos treinos de sexta-feira (24) quando o deste sábado pela manhã, o germânico não conseguiu desbancar o tempo de Alonso, que garantiu sua segunda pole no ano, a 20ª na carreira.
Fonte (GP)