sábado, setembro 19, 2009

FÓRMULA INDY

FAZENDO UM ÓTIMO TRABALHO, SCOTT DIXON VENÇE NO JAPÃO E PRATICAMENTE PÕE A MÃO NA TAÇA; BRISCOE ERRA FEIO E COMPLICA AS COISAS.
Rápido no momento certo, Scott Dixon venceu o GP de Motegi da Indy, neste sábado (19). O atual campeão da categoria ficou mais perto de um novo título após Ryan Briscoe, que tinha confortáveis 25 pontos de diferença para o segundo colocado na temporada, bater sozinho nos boxes e terminar a prova em 18º. Em segundo, ficou Dario Franchitti, numa mostra fiel da força da Ganassi na corrida. O terceiro foi Graham Rahal, seguido pelo companheiro Oriol Servià, em excelente corrida. Apesar de um problema no primeiro pit-stop, Mario Moraes conseguiu se recuperar na pista e terminou a disputa no quinto lugar.Agora, o campeonato é liderado por Dixon, que alcançou 570 pontos. Dario tem 565 e Briscoe três a menos do que o escocês. Assim, quem vencer em Homestead, no dia 10 de outubro, sai com o título — exceto se Dixon for segundo e liderar o maior numero de voltas. O lance decisivo da corrida — e provavelmente da temporada — foi de Briscoe. O australiano tinha atuação tranquila, sem se expor. Na segunda parada nos boxes, entretanto, cometeu um erro absurdo. Na saída do pit, fazendo o aquecimento dos pneus, derrapou, atropelou um cone e foi no muro interno.A falha impressionante só não lhe foi mais prejudicial porque, quase concomitantemente, Mike Conway causou a primeira bandeira amarela da prova. Com os carros atrás do safety-car, o conserto de emergência feito pela Penske no eixo e no rolamento da roda dianteira esquerda durou "só" 12 voltas do líder.
Se Dixon e Franchitti já se alternavam na liderança com Briscoe na pista, sem ele a dupla da Ganassi ficou ainda mais tranquila para abrir vantagem para os rivais. Moraes, que terminou no quinto posto, teve sua prova atrapalhada pela bomba de combustível da KV: na primeira parada, apesar dos esforços dos membros da equipe, o combustível não entrou na quantidade prevista. Assim, o brasileiro teve de fazer um pit-stop a mais.Em prova sólida, Raphael Matos terminou em nono. O piloto da Luczo Dragon se envolveu em boas disputas com Justin Wilson, nas primeiras voltas, e com Mario, na relargada após o forte acidente de Ryan Hunter-Reay — que ocasionou a segunda interrupção da corrida, no giro 160.Helio Castroneves e Tony Kanaan fizeram corridas de recuperação, partindo do fundo do grid. Fizeram o possível e terminaram no décimo e no 11º lugares.
Faltando uma prova para a decisão, o GP de MIAMI no circuíto de Homestead no dia 10/10, o campeonato ficou assim:

1. Scott Dixon - 570
2. Dario Franchitti - 565
3. Ryan Briscoe - 562
4. Helio Castroneves - 403
5. Danica Patrick - 381