quarta-feira, novembro 25, 2009

FÓRMULA INDY 2010 - SÃO PAULO, O FIM DA NOVELA!

APÓS RIBEIRÃO PRETO E SALVADOR SEREM ELIMINADOS, SOBROU O RIO DE JANEIRO, MAS COMO O PREFEITO NÃO DEU MUITA IMPORTÂNCIA POIS ESTA PREOCUPADO COM AS OLIMPÍADAS, SÃO PAULO ENTROU NA LISTA EMERGENCIAL E... FOI APROVADO!

A novela da corrida brasileira que se estendeu por meses caminhava para um fim dos mais lacônicos, então os representantes brasileiros partiram para um plano de emergência. Que deu certo. E São Paulo vai receber a prova em suas ruas em 2010.

Chegou um momento em que os organizadores da IndyCar, lá dos EUA, pressionaram o pessoal daqui do Brasil, capitaneado pela figura de Carlo Gancia. Eles haviam estipulado um prazo até esta quarta-feira (25) para que a situação fosse definida, o vai-ou-racha. E vai. Gancia costurou o acordo nos últimos dias, falando com o presidente da SPTuris, Caio Luiz de Carvalho, e com o prefeito Gilberto Kassab. Acertaram até que rápido demais diante do imbróglio dos últimos quatro ou cinco meses.

A corrida vai acontecer em 14 de março e vai abrir a temporada de 2010. Será a primeira corrida da Indy no Brasil desde 2000. O Rio utilizou o oval de Jacarepaguá por cinco anos. O próximo passo da parceria São Paulo-Indy é definir o traçado urbano e verificar os planos e estratégias de engenharia sobre os pontos próximos à pista de rua.

O plano inicial da pista está nas ruas das proximidades do Sambódromo do Anhembi, na zona norte da cidade. Outras duas áreas estão sendo estudadas.

Pela segunda vez, assim, São Paulo rouba do Rio um evento de grande porte no automobilismo. Em 1990, a prefeita Luiza Erundina tirou de Jacarepaguá a primazia de receber o GP do Brasil de F1. Agora, mais porque o prefeito Eduardo Paes se desfez da Indy, a capital paulista acaba se sobrepondo. Há, também, a possibilidade de São Paulo receber a A1 GP, na mesma data, 14 de março. Mas aí é outra novela, relacionada com a possível morte da categoria.

Eis aqui a declraração do prefeito de São Paulo Gilberto Kassab a respeito:

"A vinda da Indy confirma a vocação de São Paulo para grandes eventos mundiais. É um presente para a população, que poderá ver de perto grandes carros e pilotos. E também é uma importante oportunidade de negócios para a cidade, que se firma como capital do automobilismo na América Latina".

Três áreas já estão sendo analisadas pela prefeitura de São Paulo e pelos representantes da Indy no Brasil para serem palco da pista de rua da corrida enfim confirmada para 14 de março de 2010. O aeroporto Campo de Marte e o Parque do Ibirapuera. A favorita é a área do sambódromo do Anhembi, na zona norte.
Com 90% de chances de receber o evento, o local ja tem uma estrutura montada que vai desde as arquibancadas, amplo espaço para camarotes e estacionamento e até uma rede de hoteis disponíveis para o público
Fonte Site (GP)

TARUMÃ-O TEMPLO DIFAMADO

É IMPRESSIONANTE COMO AS PESSOAS QUE SE DIZEM ENTENDER DE AUTOMOBILISMO DEFLAGRAM SUAS IDÉIAS E AS DIGEREM COMO SE FOSSEM OU DEVERIAM SER NORMAS OU LEIS.
EU, COMO AMANTE DO AUTOMOBILISMO DESDE QUE ME CONHEÇO POR GENTE, E ISSO JÁ FAZEM UNS 30 ANOS, SEMPRE TIVE UM COMO REFERÊNCIA O AUTÓDROMO INTERNACIONAL DE TARUMÃ. NÃO ENTENDO E NÃO ACEITO COMO PESSOAS COM INTERESSES POLÍTICOS OU PESSOAIS DIFAMAN ESSE TEMPLO. CONCORDO QUE DEVERIA TER UM APERFEIÇOAMENTO NO LOCAL, PRINCIPALMENTE NO QUE DIZ A ÁREA DE BOX E ESTRUTURA PROS PILOTOS, ATÉ AI TUDO BEM MAS DIZER QUE O AUTÓDROMO TA ULTRAPASSADO, QUE O PILOTO TAL ERROU UMA CURVA E SAIU RETO E BATEU NA PROTEÇÃO DE PNEUS OU NA ÁREA DE ESCAPE, PORQUE DEU UM CICLONE NA REGIÃO E ARRASOU AS ESTRUTURAS DOS PATROCINADORES DO EVENTO A CULPA É DO AUTÓDROMO, ISSO É RIDÍCULO!
QUERO AQUI DEIXAR O MEU APOIO TOTAL AOS DIRIGENTES DO AUTÓDROMO, E DIZER QUE O GTA SEMPRE ESTARÁ DO LADO E DIVULGARÁ TODOS OS EVENTOS DESTE LOCAL QUE CONSIDERAMOS O TEMPLO DO AUTOMOBILISMO DO RIO GRANDE DO SUL.

QUERO AQUI TRANSCREVER UM DEPOIMENTO DO SENHOR MARCIO PIMENTEL, ADMINISTRADOR DO AUTÓDROMO DESDE 1995, QUE DIANTE DE TANTAS CRITICAS E DIFAMAÇÕES RESOLVEU SE PRONUNCIAR:


Prezados Senhores,

Cumpro com esta longa carta o dever de informar, esclarecer e desfazer, ou pelo menos tentar desfazer, as injustiças que estão fazendo ao Autódromo Internacional de Tarumã, aliás, aqui do estado, somado à Guaporé, o único que pode ser chamado verdadeiramente de internacional.
Vejam bem, os órgãos de imprensa, (leia-se imprensa quase que 100% a globo e suas redes integradas), vem fazendo declarações e dando espaço a outras tantas declarações estapafúrdias que levam o povo a imaginar que Tarumã está fechando.
Tivemos esta semana que passou uma devastação em nosso estado, e junto a ela Tarumã também foi atingido. Ridículo é ler que Tarumã não oferece estrutura e que existe a necessidade de montar tendas provisórias, que por isso os danos e seus resultados foram maiores.
Afirmo que só não foram maiores por Tarumã ter seus box muito bem estruturados, apesar de velhos e com goteiras, mas muito bem estruturados.
Saibam senhores que o que causou estragos em nosso autódromo foram as barracas de patrocinadores que saíram voando destruindo tudo que estava pela frente, barracas estas que são montadas em todo o Brasil, inclusive estou anexando algumas fotos do evento da Stock Car em santa cruz de 2006 que também sofreu o mesmo estrago em razão de um temporal.
Injusto é sair dizendo estas coisas sobre Tarumã, pois segundo sabemos, por exemplo, o Autódromo de Santa Cruz do Sul recebe verbas Federais em volumes mais do que suficientes para mudar Tarumã, e ele pertence a um município rico, mais uma injustiça.
Importante dizer também, atacando as injustiças, que estive pessoalmente realizando trabalhos aos promotores da Stock Car em Salvador, e afirmo que lá não havia a menor estrutura tanto de áreas de escape, por tratar-se de circuito de rua, como de instalações para as equipes, que se instalaram em barracas, com banheiros químicos, onde até lavar as mãos era um desafio.
Injustos, considero todos os que irresponsavelmente estão falando de Tarumã.
O Jornal Zero Hora, não se deu e muito menos se dá, ao trabalho de noticiar nossos eventos, onde este ano , por exemplo, participaram do Campeonato Gaúcho de Marcas & Pilotos, onde alinharam nada mais do que 45 carros em sua última etapa. Que existe aqui no estado um campeão brasileiro de endurance, Sr. Pierre Ventura, ironicamente um grande anunciante do jornal.
Infelizes aqueles que estão caprichando nesta notícia negativa, pois em dezembro teremos a mais tradicional prova de longa duração do país, as 12 Horas de Tarumã, que reúne aproximadamente 120 pilotos e certamente, a exemplo dos outros anos, só teremos espaço na mídia se um dos nossos morrer durante a realização dela.
Temos ainda, e continuaremos tendo, o Racha Tarumã, um evento de cunho social, criado por mim e pelo meu parceiro de anos, Valter Marquetti, que sem a menor modéstia, já salvou muitas vidas ao oferecer espaço decente para quem gosta de pisar fundo poder fazer isso com segurança.
Muita coisa teria ainda que ser dita somada a tudo isto, mas são tantas bobagens, injustiças e até inverdades que por hora acabarei esquecendo de mencionar várias delas.
quero acreditar que por parte da imprensa exista alguma coisa tendenciosa, pois é difícil acreditar que seja gratuita toda esta mídia quanto ao "Adeus a Tarumã"
Peço que realmente Tarumã receba o adeus, mas o adeus daqueles que não somam nada, que ficam de plantão para comprar imagens de um acidente para ganhar audiência, que adoram noticiar coisas negativas e destruidoras, por que infelizmente o veículo que eles representam tem a força de uma bomba atômica, mas felizmente já notamos outras redes crescendo e tomando espaço dentro deste monopólio.
Que realmente estes se despeçam em definitivo de Tarumã e que já que nunca nos ajudaram, pelo menos parem de atrapalhar, uma vez que isto nos abre o direito de buscar reparação na justiça, pois nosso prejuízo é irreparável, imensurável, além de injusto com quem dá seu suor para que as coisas aqui aconteçam.
Fiquem com Deus.

TARUMÃ É ETERNO!

INDY NO BRASIL... CAPÍTULO... ???

Carlo Gancia, representante da Indy no Brasil, confirmou que o "sumiço" de Eduardo Paes pôs fim ao acordo praticamente selado para que o Rio sediasse a corrida brasileira em 2010

Não há quem confirme categoricamente, com assinatura de acordo e tudo mais, onde vai ser a corrida da Indy no Brasil. As únicas certezas em torno da história que já tem mais de quatro meses vêm na linha inversa, onde não vai acontecer. O que já se sabe é que a prova não será realizada em Ribeirão Preto, cidade favorita no começo e eliminada de pronto, e, agora, que não será no Rio de Janeiro.

Carlo Gancia, representante da Indy no Brasil, informou que a cidade que vai sediar as Olimpíadas em 2016 desistiu de receber a categoria nas ruas de Flamengo ou Botafogo em 2010. Mas não de maneira cordial, por assim dizer. Simplesmente porque o prefeito Eduardo Paes se portou como um fugitivo.

A insatisfação de Gancia com Paes era explícita. Perguntado se o Rio estava definitivamente fora da disputa, o dirigente respondeu com uma metáfora. "O ego do prefeito subiu à cabeça", falou. "Ele não atende o telefone quando eu ligo, quando o pessoal da Band liga, gente que era amiga dele muito antes de ele ser político. Ele não atende para fugir do problema."

Fonte site (GP)