domingo, setembro 05, 2010

MOTOCICLISMO - ACIDENTE TRÁGICO NA MOTO 2

ACIDENTE TRÁGICO ENCERROU A CARREIRA DO PILOTO JAPONES SHOYA TOMIZAWA 19 ANOS NA PROVA DE MISANO NA ITÁLIA! APÓS A QUEDA O PILOTO FOI ATROPELADO POR OUTROS DOIS COMPETIDORES E COM MULTIPLAS FRATURAS JA SAIU PRATICAMENTE SEM VIDA DO CIRCUITO!


Shoya Tomizawa, que completaria 20 anos no dia 10 de dezembro, nasceu em Asahi, no Japão. Após relativo sucesso no país, Tomizawa foi para a MotoGP em 2009, para disputar as 250cc. Antes, entre 2006 e 2008, o piloto participou das provas das 125cc e 250cc em Motegi, no Japão. O piloto faleceu neste domingo (5), em Misano, na Itália, após cair de sua moto durante a prova da Moto2. O japonês foi atropelado por Alex de Angelis e Scott Redding.
Tomizawa começou a pilotar minimotos com três anos. Em 2001 começou a participar de campeonatos locais e, depois de passar pelo campeonato japonês, onde ficou com a segunda colocação em 2006, o piloto participou de etapas do Mundial na pista de Motegi, nas categorias 125cc e 250cc.

Em sua primeira participação, ainda em 2006, abandonou. Em 2007 ficou com a 22ª colocação e, em 2008, já pelas 250cc, terminou a prova em 14º, marcando dois pontos.

Em 2009, Tomizawa disputou toda a temporada das 250c, conquistando como melhores resultados dois décimos lugares, um em Motegi e outro em Valência.

Tomizawa foi o primeiro vencedor da história da Moto2, que estreou nesse ano. O japonês venceu a etapa de abertura, no Catar. Depois, na segunda corrida, conquistou a segunda colocação, em Barcelona. Tomizawa não havia largado na última etapa, em Indianápolis, e ocupa a póstuma sexta colocação na temporada, após a etapa desse final de semana.
Fonte(GP)

STOCK CAR - CORRIDA DO MILHÃO

RICARDO MAURICIO EM EXCELENTE CORRIDA E COM AJUDA DA EQUIPE NOS BOXES PASSA POR MARCOS GOMES E VENÇE A PROVA DO MILHÃO!
Ricardo Maurício comprovou a supremacia da RC no fim de semana e venceu a Corrida do Milhão, que aconteceu neste domingo (5) em Interlagos. A corrida foi definida nos boxes. Marcos Gomes, que vinha soberano na ponta, perdeu tempo em sua troca de pneus e foi ultrapassado por Maurício, que rumou para a vitória, se classificou para o playoff final da Stock e de quebra, faturou o cobiçado prêmio de R$ 1 milhão.
Cacá Bueno foi o quarto colocado e terminou a prova à frente de Thiago Camilo. Nonô Figueiredo cruzou a linha de chegada na sexta posição e foi seguido por Daniel Serra, sétimo após ter iniciado a Corrida do Milhão em último. Rodrigo Sperafico completou etapa em oitavo. Constantino Jr. surpreendeu e chegou em nono, enquanto seu companheiro de equipe, Cláudio Ricci, completou a relação dos dez primeiros em Interlagos.

A corrida — A prova teve seu início com pista seca, mas com muitas nuvens negras nas cercanias do autódromo. Foi uma largada tranquila, e as primeiras posições permaneceram inalteradas. Marcos Gomes seguiu soberano na ponta e abriu vantagem para Cacá Bueno. No fim da primeira volta, no final da reta dos boxes, o piloto da Red Bull foi ultrapassado por Ricardo Maurício e depois, por Átila.

No final da terceira volta, o pneu traseiro direito do carro de Valdeno Brito furou e o piloto praticamente deu adeus às chances de conquistar o bicampeonato da Corrida do Milhão, graças a um toque de Rodrigo Sperafico.

Um giro depois, Átila tomou a posição de Maurício, mas o piloto da RC deu o troco no fim da reta oposta. Mais atrás, Max Wilson também teve o pneu traseiro direito furado e perdeu o controle do carro na entrada da Curva do Lago.

E mais incidentes. Ricardo Sperafico ficou parado na pista e abandonou a prova, e Diego Nunes tocou no carro de Duda Pamplona na saída do S do Senna e deixou óleo na pista, o que ocasionou a primeira intervenção do safety-car na sexta volta da Corrida do Milhão. Enquanto isso, lá no fundo do pelotão, Christian Fittipaldi saltou de último para 22º após oito voltas.

Com a corrida reiniciada, Marcos Gomes manteve a liderança, seguido de perto por Maurício. Pizzonia, que vinha em quinto, fez uma ultrapassagem incrível e ganhou as posições de Nonô e Átila na entrada da Curva do Lago. Mas a prova voltou estar sob bandeira amarela, já que Fittipaldi abandonou após ter sido tocado pelo carro de Giuliano Losacco. Luciano Burti também teve seu pneu furado na nona volta.
Um giro depois, nova bandeira verde. Dessa vez, a posição de Marcos não ficou tão tranquila, já que Maurício emparelhou lado a lado com o piloto da Full Time e tentou assumir a ponta. Mas o líder fechou a porta e deixou o representante da RC a mercê de Pizzonia, que ultrapassou no final da Reta Oposta. O amazonense era o grande destaque da prova até então.

Valdeno e Max foram punidos pela direção de prova por terem trocado outros pneus, além daquele que foi avariado. Ambos tiveram de cumprir drive-through.

Mas o segundo lugar do “Jungle Boy” durou apenas uma volta, já que Ricardo o ultrapassou antes do fim do 12º giro. Mais à frente, o ex-piloto da Williams cometeu um erro e caiu para quinto e foi ultrapassado por Nonô. Mas um problema no assoalho do carro de Pizzonia colocou fim à sua boa prova.

Zonta se envolveu em um incidente com Xandinho Negrão, rodou na saída da Curva do Lago e ficou em posição perigosa, ocasionando mais uma bandeira amarela na pista. Negrão foi desclassificado após ter sido punido com bandeira preta por conduta anti-desportiva.

Safety-car na pista, pilotos nos boxes. Quem se deu bem nos pit-stops foi Maurício, que tomou a liderança de Marcos Gomes. Nova relargada, e o piloto da RC manteve a ponta, enquanto seu adversário passou a ser muito pressionado por Átila. O líder da temporada esboçou uma ultrapassagem no final da reta dos boxes, mas Marcos resistiu. Pouco tempo depois, começou a garoar em Interlagos, ainda que de forma discreta.

Átila vacilou e perdeu a posição para Allam Khodair, outro que fazia boa prova de recuperação após largar em 16º. O piloto da AMG passou a ser pressionado por Cacá, que trazia consigo Felipe Maluhy e Rodrigo Sperafico. Mais atrás, na entrada do Bico de Pato, Júlio Campos, que estava com o para-brisa avariado, rodou em 360 graus, mas ainda assim permaneceu na pista, sem perder a 13ª colocação para David Muffato.

Maurício foi orientado por Rosinei Campos, chefe de equipe, para não usar o push-to-pass, visando a economia de combustível. Enquanto o líder da prova buscava controlar o ritmo, outros pressionavam, como Willian Starostik, que ocupava a décima colocação após ter largado em 31º. Mas no fim da Reta dos Boxes, o piloto foi tocado por Thiago Marques, bateu na barreira de pneus e perdeu o capô do carro, comprometendo seu desempenho na prova.

A vantagem de Ricardo na liderança apenas aumentou. O piloto do carro de número 90 ostentava uma diferença de 3s595 para Marcos Gomes, após 26 voltas completadas. Faltavam menos de dez minutos para o fim da Corrida do Milhão.

A tensão prevaleceu nos minutos finais da prova em Interlagos. De Maurício a Lico Kaesemodel, o 13º, todos só haviam feito um pit-stop para reabastecimento e precisavam poupar combustível para chegar ao final da prova sem ter de fazer outra parada. Mas o risco de pane seca era grande, dado o ritmo intenso da prova.

Na última volta, Ricardo economizou o máximo de combustível possível e cruzou lentamente a linha de chegada na frente, encerrando as esperanças a Marcos de vencer a prova. Mas o prêmio milionário ficou mesmo nas mãos do piloto da RC. O carro de Maurício teve pane seca sim, mas foi na volta de comemoração.

Os excluídos — Além da desclassificação de Negrão, mais três pilotos foram punidos com a exclusão da Corrida do Milhão, logo após a vistoria obrigatória acusar irregularidades nos carros. Os competidores são Júlio Campos e Alan Hellmeister, da JF, além de Williams Starostik, da RC3 Bassani.

VEJA O GRID FINAL:


1 Ricardo MAURÍCIO SP Eurofarma RC
Chevrolet Vectra

2 Marcos GOMES SP Blau Full Time
Peugeot 307

3 Átila ABREU SP AMG
Chevrolet Vectra

4 Cacá BUENO RJ Red Bull
Peugeot 307

5 Thiago CAMILO SP Vogel
Chevrolet Vectra

6 Nonô FIGUEIREDO SP Cosan Mobil Super
Chevrolet Vectra

7 Daniel SERRA SP Red Bull
Peugeot 307

8 Rodrigo SPERAFICO PR Mico's
Peugeot 307

9 Constantino JR. MG Crystal Amir Nasr
Peugeot 307

10 Cláudio RICCI RS Crystal Amir Nasr
Peugeot 307

11 Popó BUENO RJ A Mattheis
Chevrolet Vectra

12 Lico KAESEMODEL PR RCM
Peugeot 307

13 Allam KHODAIR SP Blau Full Time
Peugeot 307

14 Luciano BURTI SP Itaipava
Peugeot 307

15 Antonio JORGE NETO SP RZ Corinthians
Chevrolet Vectra

16 Felipe MALUHY SP Officer Pamplona
Chevrolet Vectra

17 Diego NUNES SP RC3 Bassani
Chevrolet Vectra

18 Valdeno BRITO PB Cosan Mobil Super
Chevrolet Vectra

19 Max WILSON SP Eurofarma RC
Chevrolet Vectra

20 Thiago MARQUES PR AMG
Chevrolet Vectra

21 Duda PAMPLONA RJ Officer Pamplona
Chevrolet Vectra

22 Gustavo SONDERMANN SP Gramacho
Chevrolet Vectra

23 David MUFFATO PR Itaipava

Fonte (GP)

FÓRMUMA INDY - HELIO VENCE MAS ESTA FORA DO TÍTULO!

HELIO CASTRO NEVES USA ESTRATÉGIA E VENCE EM KENTUCKY. O PILOTO DA PENSKE USA ESTRATEGIA NAS VOLTAS FINAIS E LEVA A MELHOR VENCENDO A PROVA DE KENTUCKY. A Penske aprendeu com os últimos exemplos que ela pode constatar ao vivo que uma estratégia diferenciada poderia dar a vitória para um de seus pilotos. Na prova de Chicagoland, viu Franchitti vencer sem trocar pneus na última parada. Já em uma das preliminares da Indy no Kentucky, na prova da Nascar Truck Series, viu o piloto Todd Bodine vencer após rodar e ir lá para trás do pelotão e ficar em um ritmo diferente de parada de todos os outros pilotos.

Pois Hélio fez uma estratégia diferenciada aproveitando-se de problemas no carro e pode comemorar uma vitória que estava engasgada desde a prova de Edmonton, onde ele chegou na frente mas por conta de uma punição polêmica acabou perdendo 20 segundos e perdendo uma vitória quase certa.

A prova foi bastante disputada desde o início, com as surpresas Ed Carpenter e Dan Wheldon indo para frente do pelotão logo na largada. Porém, logo na primeira volta, Takuma Sato voltou a encontrar o muro de proteção, causando mais um grande prejuízo para equipe KV, sem dúvida o time que mais perdeu chassi por conta de acidentes nesta temporada.

Bandeira verde acionada e o ritmo da prova se manteve bom, com os pilotos fazendo longo trecho em bandeira verde. Com isso, a primeira parada foi com os carros em ritmo de corrida, e neste momento a Penske deu o pulo do gato para cima dos carros da Panther, fazendo com que Will Power voltasse na frente. Hélio era apenas discreto neste momento.

Ai veio a segunda bandeira amarela, em uma confusão entre Simona de Silvestro, Vitor Meira e Ryan Briscoe, no acidente de maior gravidade da corrida. Silvestro foi tocada por Meira, que acabaram escapando e acertando o carro de Briscoe. A piloto suíça da HVM sofreu o maior contato quando o carro escapou para dentro e bateu no muro interno do oval, onde não existe safe barrier.

Foi neste momento que começou o pulo do gato de Castroneves, que aumentou a janela do seus pits ao voltar para os boxes no final do trecho em bandeira amarela e fazer acertos no seu carro, além de ficar com combustível por mais 2 voltas em relação a todos os seus rivais.

Como o ritmo em bandeira verde voltou a ser forte, todos os outros carros pararam mais uma vez na altura da volta 145. Já Castroneves fez sua parada na volta 147. Enquanto a lutas por posições ficavam intensas, com os carros da Ganassi subindo juntos com o pessoal da Panther, Castroneves manteve o ritmo para evitar o splash and go no fim da corrida e vencer a prova. Tony Kanaan, que largou da penúltima posição, fez excelente prova de recuperação e chegou no 4° lugar. Já na disputa pelo título, Franchitti conseguiu chegar no 5° lugar, enquanto Power foi apenas o 8°. Outro destaque foi Bertrand Baguete, que saiu em 6° e chegou em uma boa 10° posição com a fraca equipe Conquest

NASCAR - NATIONWIDE SERIES ATLANTA


JAMIE McMURRAY SEGURA A PRESSÃO DE KYLE BUSCH NAS ÚLTIMAS VOLTAS E QUEBRA UM JEJUM DE SEIS ANOS VENCENDO NO SÁBADO(04) A PROVA DE ATLANTA.

Jamie McMurray venceu a etapa de Atlanta da Nascar Nationwide Series, na noite deste sábado (4). O piloto, que dirigiu para a JR Motorsports, assumiu a liderança na última bandeira verde ao relargar melhor, ultrapassando dois adversário e não dando chance para Kyle Busch o alcançar. McMurray acabou com um jejum de seis anos sem vitórias na categoria.

A corrida começou com Kasey Kahne largando na pole-position. O piloto, que competiu pela Braun Racing, liderou as três primeiras voltas até ser superado por Kyle Busch. Ao contrário do habitual, o piloto da Joe Gibbs, não conseguiu disparar na primeira posição, deixando Kahne retomar a liderança.

Busch continuou a pressionar o adversário e voltou ao primeiro posto no giro de número 25. A corrida parecia que iria se tornar um novo domínio do atual campeão da categoria. Apenas parecia. Embora o Toyota número 18 tivesse liderado por quase 40 voltas, a bandeira amarela causada pela rodada de Michael McDowell fez com que todos os líderes fossem para os boxes. Na saída dos pits, Jamie McMurray foi o mais rápido e assumiu a liderança.

A vantagem do piloto da Chevrolet durou apenas três passagens, até que Kevin Harvick pudesse assumir a primeira colocação. O bicampeão da categoria continuou na frente até ser ultrapassado por Kyle Busch.
Na volta 148, outra vez a bandeira amarela foi acionada. Dessa vez, Ryan Newman jogou Trevor Bayne para fora da pista. Os líderes foram para os boxes e, praticamente como um replay da parada anterior, McMurray voltou na frente de Busch.

A corrida foi decidida então na última relargada. Depois do forte acidente de Reed Sorenson, pilotos como Brad Keselowski e Josh Wise preferiram não ir aos boxes e arriscaram ficar na pista. Todos os demais pararam. No recomeço, a dupla da frente se mostrou totalmente fora de ritmo e serviram apenas para segurar Kyle Busch, permitindo que Jamie McMurray se aproveitasse da situação e pulasse na liderança.

O atual vencedor das 500 Milhas de Daytona manteve uma diferença constante de 1s para Busch, mas viu a vantagem diminuir nas voltas finais. O piloto da Chevrolet, no entanto, negociou melhor as ultrapassagens com os retardatários para cruzar a linha de chegada em primeiro. Busch terminou em segundo, seguido por Carl Edwards, Harvick e Matt Kenseth.

Joey Logano, Jason Leffler, Ryan Newman, Paul Menard e Ricky Stenhouse Jr completaram os dez primeiros. Brad Keselowski, líder do campeonato, terminou apenas em 12º. Na corrida, houve nove mudanças de liderança entre cinco pilotos e a bandeira amarela apareceu quatro vezes, durando 17 voltas.

No campeonato, Keselowski, que soma 4127 pontos, possui uma vantagem de 332 para Edwards. Busch aparece em terceiro, com 3576, seguido por Justin Allgaier, com 3385, e por Menard, com 3309.
(FonteGP)

NASCAR - TRUCK SERIES KENTUCKY


EM PROVA REALIZADA NA SEXTA(03), NO KENTUCKY, TODD BODINE USA ESTRATÉGIA E SORTE PARA VENCER E SE ISOLAR NO CAMPEONATO.


Austin Dillon largou na frente, mas foi logo superado por Johnny Sauter e que manteve a primeira posição durante as primeiras voltas. Enquanto isso, Kyle Busch vinha escalando o pelotão e Miguel Paludo lutava por posições intermediarias, com um carro instável nas curvas 3 e 4. Na volta 20, quem apareceu para a briga pela primeira posição foi Ron Hornaday, mas antes de conseguir a ultrapassagem em cima de Sauter, Jeffrey Earnhardt, primo de Dale Jr, perdeu a traseira e causou a primeira amarela. Todo mundo no pit para a primeira parada. Com todos os carros nos pits, Hornaday voltou na primeira posição, seguido de Todd Bodine e Austin Dillon, enquanto Kyle Busch subia e já aparecia no sétimo lugar. Paludo era o décimo quinto colocado.

Na bandeira verde na volta 28, Hornaday manteve a posição, enquanto que do segundo até o oitavo lugar todas as posições eram alteradas. Um pouco mais atrás, TImothy Peters quase perdeu o carro e provocou nova amarela. Na volta 42, Bodine resolveu partir para cima de Hornaday e tomar a primeira posição. E a essa altura ambos já eram seguidos por Kyle Busch na terceira posição. Na volta 46, segundo bandeira amarela por conta de problemas no carro de James Buscher.

Nova parada para os lideres. Na relargada, Kyle Busch já aparecia na liderança, depois de conseguir tomar a posição de Bodine. Na altura da volta 70, Paludo ainda ficava na volta dos lideres, mas apenas na décima oitava posição. E ai veio a terceira bandeira amarela na volta 76 por detritos na pista. Nova disputa nos pits, vencida por Kyle Busch, que trocou apenas 2 pneus. Miguel Paludo seguiu a mesma estratégia e ganhou várias posições, saindo em décimo segundo na relargada, que foi dada na volta 81. Porém, essa bandeira verde não durou muito. Na briga pelo primeiro lugar, Bodine perdeu a traseira quando tentava passar Busch, e acabou saindo de traseira no final da curva 4. Além disso, uma placa de metal saiu do truck #30, fazendo que Bodine fosse lá para ultimas posições.

Verde voltou na volta 87, com Busch liderando ainda e Miguel Paludo na décima quarta posição. Na volta 90, um fato curioso: o carro número 6 de Carl Johnson rodou e foi direto para o pit, não causando a bandeira amarela. Mas isso não durou uma volta, pois o número 82 de Paddy Rodenbeck bateu no muro e quase levou Stacy Compton, que conseguiu evitar a batida. Com as paradas nos pits de alguns pilotos, Paludo subiu para nona posição, mas foi engolido pelos outros pilotos na relargada e duas voltas após já estava em décimo sexto. E quem vinha subindo posições era Bodine, que já estava na Top-10 faltando 49 voltas para o fim.

Após longo periodo sem bandeiras amarelas, os líderes tiveram que parar em bandeira verde. Ron Hornaday e Kyle Busch foram os primeiros e começaram a esperar os outros trucks a parar, em estratégias diferentes. Faltando 13 voltas para o fim, a maioria dos pilotos entraram, para colocar 2 pneus e combustível para ir até o final da prova. E quem ficou na pista foi Todd Bodine, que com os problemas acabou entrando mais vezes no pit e conseguiu ter combustível para ir até o final da prova. Vitória de Bodine, líder do campeonato, seguido de Johnny Sauter e Aric Almirola. Miguel Paludo, na estratégia de pits, acabou em 20° lugar, 2 voltas atrás do líder.

Veja o resultado final:


FIN ST CAR DRIVER MAKE SPONSOR PTS/BNS LAPS STATUS
1 14 30 Todd Bodine Toyota Germain.com 190/5 150 Running
2 2 13 Johnny Sauter Chevrolet FarmPaint.com / Curb Records 175/5 150 Running
3 5 51 Aric Almirola Toyota Zyclara by Graceway Pharmaceutica-
ls 165/0 150 Running
4 13 23 Jason White Ford ASI Limited / Akzo Nobel 160/0 150 Running
5 9 4 Ricky Carmichael Chevrolet Monster Energy 155/0 150 Running
6 12 17 Timothy Peters Toyota Apex Tool Group 150/0 150 Running
7 4 18 Kyle Busch Toyota Dollar General / Toyota Tundra 156/10 150 Running
8 26 39 Ryan Sieg Chevrolet S&W Towing 142/0 150 Running
9 1 3 Austin Dillon * Chevrolet Bass Pro Shops / Remington Arms / Tracker 143/5 149 Running
10 10 88 Matt Crafton Chevrolet Ideal Door / Menards 134/0 149 Running
11 7 7 Justin Lofton * Toyota VisitPIT.com 130/0 149 Running
12 16 60 Stacy Compton Chevrolet SafeAuto Ins.
Co. / Wyler.com 132/5 149 Running
13 3 5 Mike Skinner Toyota International Trucks / Monaco RV 124/0 149 Running
14 20 181 David Starr Toyota Allegro Marinade 121/0 149 Running
15 24 192 Dennis Setzer Chevrolet fleetHQ.com / BTS Tire & Wheel Distributors 118/0 149 Running
16 29 12 Mario Gosselin Chevrolet TireMonkey.com / James Carter Attorney 115/0 149 Running
17 27 85 Brent Raymer Ford Ford. Drive one. 112/0 149 Running
18 6 90 Donny Lia Toyota Dave Dayton's Racers Auction & Trade Show 109/0 148 Running
19 15 2 Shelby Howard Chevrolet Foretravel Motorcoach 106/0 148 Running
20 21 177 Miguel Paludo Toyota Stemco / Duroline 103/0 148 Running
21 36 244 Will Kimmel III Ford Lucas Oil Products / Checkmate 100/0 148 Running
22 11 31 James Buescher Chevrolet Wolfpack Rentals 97/0 148 Running
23 30 10 Jennifer Jo Cobb * Ford drivenmale.com / DriverBoutique.com 94/0 147 Running
24 32 46 Clay Greenfield Dodge Team Gill Racing 91/0 147 Running
25 18 41 Steve Park Toyota Van Dyk Baler Corp. / Bollegraaf 88/0 147 Running
26 31 6 Carl Long Chevrolet Kisses4Kate.org 85/0 147 Running
27 19 172 John Jackson Chevrolet James Carter
Attorney / SponsorTheTruck.com 82/0 147 Running
28 22 47 Jeffrey Earnhardt Chevrolet Fuel Doctor USA 79/0 146 Running
29 8 33 Ron Hornaday Chevrolet E-Z-Go 2Five Street Legal Vehicle 81/5 146 Running
30 35 01 Chris Lafferty Dodge Koma Unwind Chillaxation Drink 73/0 141 Running

Fonte(NascarBrasil)