domingo, setembro 05, 2010

STOCK CAR - CORRIDA DO MILHÃO

RICARDO MAURICIO EM EXCELENTE CORRIDA E COM AJUDA DA EQUIPE NOS BOXES PASSA POR MARCOS GOMES E VENÇE A PROVA DO MILHÃO!
Ricardo Maurício comprovou a supremacia da RC no fim de semana e venceu a Corrida do Milhão, que aconteceu neste domingo (5) em Interlagos. A corrida foi definida nos boxes. Marcos Gomes, que vinha soberano na ponta, perdeu tempo em sua troca de pneus e foi ultrapassado por Maurício, que rumou para a vitória, se classificou para o playoff final da Stock e de quebra, faturou o cobiçado prêmio de R$ 1 milhão.
Cacá Bueno foi o quarto colocado e terminou a prova à frente de Thiago Camilo. Nonô Figueiredo cruzou a linha de chegada na sexta posição e foi seguido por Daniel Serra, sétimo após ter iniciado a Corrida do Milhão em último. Rodrigo Sperafico completou etapa em oitavo. Constantino Jr. surpreendeu e chegou em nono, enquanto seu companheiro de equipe, Cláudio Ricci, completou a relação dos dez primeiros em Interlagos.

A corrida — A prova teve seu início com pista seca, mas com muitas nuvens negras nas cercanias do autódromo. Foi uma largada tranquila, e as primeiras posições permaneceram inalteradas. Marcos Gomes seguiu soberano na ponta e abriu vantagem para Cacá Bueno. No fim da primeira volta, no final da reta dos boxes, o piloto da Red Bull foi ultrapassado por Ricardo Maurício e depois, por Átila.

No final da terceira volta, o pneu traseiro direito do carro de Valdeno Brito furou e o piloto praticamente deu adeus às chances de conquistar o bicampeonato da Corrida do Milhão, graças a um toque de Rodrigo Sperafico.

Um giro depois, Átila tomou a posição de Maurício, mas o piloto da RC deu o troco no fim da reta oposta. Mais atrás, Max Wilson também teve o pneu traseiro direito furado e perdeu o controle do carro na entrada da Curva do Lago.

E mais incidentes. Ricardo Sperafico ficou parado na pista e abandonou a prova, e Diego Nunes tocou no carro de Duda Pamplona na saída do S do Senna e deixou óleo na pista, o que ocasionou a primeira intervenção do safety-car na sexta volta da Corrida do Milhão. Enquanto isso, lá no fundo do pelotão, Christian Fittipaldi saltou de último para 22º após oito voltas.

Com a corrida reiniciada, Marcos Gomes manteve a liderança, seguido de perto por Maurício. Pizzonia, que vinha em quinto, fez uma ultrapassagem incrível e ganhou as posições de Nonô e Átila na entrada da Curva do Lago. Mas a prova voltou estar sob bandeira amarela, já que Fittipaldi abandonou após ter sido tocado pelo carro de Giuliano Losacco. Luciano Burti também teve seu pneu furado na nona volta.
Um giro depois, nova bandeira verde. Dessa vez, a posição de Marcos não ficou tão tranquila, já que Maurício emparelhou lado a lado com o piloto da Full Time e tentou assumir a ponta. Mas o líder fechou a porta e deixou o representante da RC a mercê de Pizzonia, que ultrapassou no final da Reta Oposta. O amazonense era o grande destaque da prova até então.

Valdeno e Max foram punidos pela direção de prova por terem trocado outros pneus, além daquele que foi avariado. Ambos tiveram de cumprir drive-through.

Mas o segundo lugar do “Jungle Boy” durou apenas uma volta, já que Ricardo o ultrapassou antes do fim do 12º giro. Mais à frente, o ex-piloto da Williams cometeu um erro e caiu para quinto e foi ultrapassado por Nonô. Mas um problema no assoalho do carro de Pizzonia colocou fim à sua boa prova.

Zonta se envolveu em um incidente com Xandinho Negrão, rodou na saída da Curva do Lago e ficou em posição perigosa, ocasionando mais uma bandeira amarela na pista. Negrão foi desclassificado após ter sido punido com bandeira preta por conduta anti-desportiva.

Safety-car na pista, pilotos nos boxes. Quem se deu bem nos pit-stops foi Maurício, que tomou a liderança de Marcos Gomes. Nova relargada, e o piloto da RC manteve a ponta, enquanto seu adversário passou a ser muito pressionado por Átila. O líder da temporada esboçou uma ultrapassagem no final da reta dos boxes, mas Marcos resistiu. Pouco tempo depois, começou a garoar em Interlagos, ainda que de forma discreta.

Átila vacilou e perdeu a posição para Allam Khodair, outro que fazia boa prova de recuperação após largar em 16º. O piloto da AMG passou a ser pressionado por Cacá, que trazia consigo Felipe Maluhy e Rodrigo Sperafico. Mais atrás, na entrada do Bico de Pato, Júlio Campos, que estava com o para-brisa avariado, rodou em 360 graus, mas ainda assim permaneceu na pista, sem perder a 13ª colocação para David Muffato.

Maurício foi orientado por Rosinei Campos, chefe de equipe, para não usar o push-to-pass, visando a economia de combustível. Enquanto o líder da prova buscava controlar o ritmo, outros pressionavam, como Willian Starostik, que ocupava a décima colocação após ter largado em 31º. Mas no fim da Reta dos Boxes, o piloto foi tocado por Thiago Marques, bateu na barreira de pneus e perdeu o capô do carro, comprometendo seu desempenho na prova.

A vantagem de Ricardo na liderança apenas aumentou. O piloto do carro de número 90 ostentava uma diferença de 3s595 para Marcos Gomes, após 26 voltas completadas. Faltavam menos de dez minutos para o fim da Corrida do Milhão.

A tensão prevaleceu nos minutos finais da prova em Interlagos. De Maurício a Lico Kaesemodel, o 13º, todos só haviam feito um pit-stop para reabastecimento e precisavam poupar combustível para chegar ao final da prova sem ter de fazer outra parada. Mas o risco de pane seca era grande, dado o ritmo intenso da prova.

Na última volta, Ricardo economizou o máximo de combustível possível e cruzou lentamente a linha de chegada na frente, encerrando as esperanças a Marcos de vencer a prova. Mas o prêmio milionário ficou mesmo nas mãos do piloto da RC. O carro de Maurício teve pane seca sim, mas foi na volta de comemoração.

Os excluídos — Além da desclassificação de Negrão, mais três pilotos foram punidos com a exclusão da Corrida do Milhão, logo após a vistoria obrigatória acusar irregularidades nos carros. Os competidores são Júlio Campos e Alan Hellmeister, da JF, além de Williams Starostik, da RC3 Bassani.

VEJA O GRID FINAL:


1 Ricardo MAURÍCIO SP Eurofarma RC
Chevrolet Vectra

2 Marcos GOMES SP Blau Full Time
Peugeot 307

3 Átila ABREU SP AMG
Chevrolet Vectra

4 Cacá BUENO RJ Red Bull
Peugeot 307

5 Thiago CAMILO SP Vogel
Chevrolet Vectra

6 Nonô FIGUEIREDO SP Cosan Mobil Super
Chevrolet Vectra

7 Daniel SERRA SP Red Bull
Peugeot 307

8 Rodrigo SPERAFICO PR Mico's
Peugeot 307

9 Constantino JR. MG Crystal Amir Nasr
Peugeot 307

10 Cláudio RICCI RS Crystal Amir Nasr
Peugeot 307

11 Popó BUENO RJ A Mattheis
Chevrolet Vectra

12 Lico KAESEMODEL PR RCM
Peugeot 307

13 Allam KHODAIR SP Blau Full Time
Peugeot 307

14 Luciano BURTI SP Itaipava
Peugeot 307

15 Antonio JORGE NETO SP RZ Corinthians
Chevrolet Vectra

16 Felipe MALUHY SP Officer Pamplona
Chevrolet Vectra

17 Diego NUNES SP RC3 Bassani
Chevrolet Vectra

18 Valdeno BRITO PB Cosan Mobil Super
Chevrolet Vectra

19 Max WILSON SP Eurofarma RC
Chevrolet Vectra

20 Thiago MARQUES PR AMG
Chevrolet Vectra

21 Duda PAMPLONA RJ Officer Pamplona
Chevrolet Vectra

22 Gustavo SONDERMANN SP Gramacho
Chevrolet Vectra

23 David MUFFATO PR Itaipava

Fonte (GP)

Nenhum comentário: