domingo, setembro 05, 2010

FÓRMUMA INDY - HELIO VENCE MAS ESTA FORA DO TÍTULO!

HELIO CASTRO NEVES USA ESTRATÉGIA E VENCE EM KENTUCKY. O PILOTO DA PENSKE USA ESTRATEGIA NAS VOLTAS FINAIS E LEVA A MELHOR VENCENDO A PROVA DE KENTUCKY. A Penske aprendeu com os últimos exemplos que ela pode constatar ao vivo que uma estratégia diferenciada poderia dar a vitória para um de seus pilotos. Na prova de Chicagoland, viu Franchitti vencer sem trocar pneus na última parada. Já em uma das preliminares da Indy no Kentucky, na prova da Nascar Truck Series, viu o piloto Todd Bodine vencer após rodar e ir lá para trás do pelotão e ficar em um ritmo diferente de parada de todos os outros pilotos.

Pois Hélio fez uma estratégia diferenciada aproveitando-se de problemas no carro e pode comemorar uma vitória que estava engasgada desde a prova de Edmonton, onde ele chegou na frente mas por conta de uma punição polêmica acabou perdendo 20 segundos e perdendo uma vitória quase certa.

A prova foi bastante disputada desde o início, com as surpresas Ed Carpenter e Dan Wheldon indo para frente do pelotão logo na largada. Porém, logo na primeira volta, Takuma Sato voltou a encontrar o muro de proteção, causando mais um grande prejuízo para equipe KV, sem dúvida o time que mais perdeu chassi por conta de acidentes nesta temporada.

Bandeira verde acionada e o ritmo da prova se manteve bom, com os pilotos fazendo longo trecho em bandeira verde. Com isso, a primeira parada foi com os carros em ritmo de corrida, e neste momento a Penske deu o pulo do gato para cima dos carros da Panther, fazendo com que Will Power voltasse na frente. Hélio era apenas discreto neste momento.

Ai veio a segunda bandeira amarela, em uma confusão entre Simona de Silvestro, Vitor Meira e Ryan Briscoe, no acidente de maior gravidade da corrida. Silvestro foi tocada por Meira, que acabaram escapando e acertando o carro de Briscoe. A piloto suíça da HVM sofreu o maior contato quando o carro escapou para dentro e bateu no muro interno do oval, onde não existe safe barrier.

Foi neste momento que começou o pulo do gato de Castroneves, que aumentou a janela do seus pits ao voltar para os boxes no final do trecho em bandeira amarela e fazer acertos no seu carro, além de ficar com combustível por mais 2 voltas em relação a todos os seus rivais.

Como o ritmo em bandeira verde voltou a ser forte, todos os outros carros pararam mais uma vez na altura da volta 145. Já Castroneves fez sua parada na volta 147. Enquanto a lutas por posições ficavam intensas, com os carros da Ganassi subindo juntos com o pessoal da Panther, Castroneves manteve o ritmo para evitar o splash and go no fim da corrida e vencer a prova. Tony Kanaan, que largou da penúltima posição, fez excelente prova de recuperação e chegou no 4° lugar. Já na disputa pelo título, Franchitti conseguiu chegar no 5° lugar, enquanto Power foi apenas o 8°. Outro destaque foi Bertrand Baguete, que saiu em 6° e chegou em uma boa 10° posição com a fraca equipe Conquest

Nenhum comentário: