domingo, agosto 30, 2009

FÓRMULA 1


Kimi Raikkonen quebra o jejum da Ferrari vencendo na Bélgica.
Demorou, mas a Ferrari voltou a vencer. Kimi Raikkonen segurou o ímpeto de Giancarlo Fisichella, que fez a melhor prova da história da Force India, por cerca de 40 voltas e levou o GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps, neste domingo (30). Com o triunfo, o finlandês quebrou um jejum de 25 provas sem terminar uma prova na primeira colocação. A equipe italiana vivia um tabu parecido, já que ainda não tinha vencido nesta temporada.
O começo da corrida não foi bom para alguns e significou o fim para quatro pilotos. Barrichello, que largava na frente de seus adversários pelo título, ficou parado e caiu para o último lugar. Logo em seguida, uma grande confusão tomou conta da corrida. Vários toques, rodadas e acidentes. Lewis Hamilton, Romain Grosjean e Jaime Alguersuari tiveram de abandonar, a exemplo de Jenson Button, que não completou um GP pela primeira vez no ano.
Quem também viu sua atuação ir por água abaixo foi Alonso. Depois de se manter entre os três primeiros graças à sua tática, o espanhol perdeu tudo o que conquistou ao ter de trocar a calota de seu pneu dianteiro esquerdo, atingida ainda na largada. Não teve jeito, abandonou.
No fim da prova, Rubens ainda tentava conquistar a sexta colocação em uma disputa contra Heikki Kovalainen, quando seu motor começou a fumar. A Brawn afirmou que era apenas um vazamento de óleo, mas o problema atrapalhou o brasileiro, que teve de se arrastar para segurar o sétimo lugar, terminando à frente de Nico Rosberg.Mesmo com Fisichella mais rápido do que nunca, Raikkonen resistiu à surpresa da Force India e cruzou a linha de chegada na frente. Festa italiana no pódio, com a volta da Ferrari e a improvável aparição de Giancarlo, que era o mais animado de todos. Como o hino da Itália foi tocado por causa do time de Maranello, o representante da FI aproveitou para soltar a voz, mostrando que se sentia vencedor mesmo chegando em segundo.
O terceiro lugar ficou com Vettel, que cravou a melhor volta da corrida. O piloto da Red Bull foi o maior vencedor na luta pelo campeonato, chegando aos 53 pontos, assumindo a terceira posição, passando o companheiro Webber. Button segue líder com 72, mas com Barrichello mais próximo, com 56.Completando os oito primeiros na Bélgica, Kubica, quarto, Heidfeld, quinto, ambos dando mais nove pontos para a BMW, além de Kovalainen, que assegurou três pontinhos para a McLaren com o sexto lugar.
A próxima etapa da F1 vai acontecer na Itália, em Monza, no dia 13 de setembro.

ATUALIZANDO O FIM DE SEMANA.

FÓRMULA INDY

Ryan Briscoe vence em Chicago com um bote nas últimas curvas; com uma diferença de 0s0077 supera Dixon e quase define o campeonato.

Ryan Briscoe venceu o GP de Chicago da Indy, neste sábado (29). O australiano deu mais um passo para a conquista do seu primeiro título ao superar Scott Dixon nas últimas curvas e ganhar a prova por apenas 0s0077 — a quarta menor diferença da história.
Como o próprio Briscoe havia previsto após a conquista da pole, foi uma corrida muito movimentada em pista, com muitas trocas de liderança, e houve o que os norte-americanos chamam de "pack race", quando há pelotões muito bem definidos, com muitos pilotos andando em um mesmo ritmo.
O brasileiro mais bem colocado foi Mario Moraes, em terceiro, também graças a uma investida final, conseguindo o seu primeiro pódio na categoria.

OS CINCO PRIMEIROS APÓS CHICAGO:
  1. Ryan Briscoe-550
  2. Dario Franchitti-525
  3. Scott Dixon-517
  4. Helio Castroneves-383
  5. Danica Patrick-353
A Próxima prova será dia 19 de Setembro no Japão.