quarta-feira, novembro 18, 2009

FÓRMULA 1

KIMI RAIKKONEN VAI PARA A MERCEDES GP EM 2010

A informação de que Kimi Raikkonen estaria fora da F1 em 2010 não durou nem um dia. De acordo com o comentarista do canal SporTV Lito Cavalcanti, Raikkonen será piloto da Mercedes na próxima temporada, contrariando as notícias do próprio empresário do piloto, que garantiu que o finlandês não correria no ano que vem.

Inicialmente, Kimi era cotado para a vaga de Heikki Kovalainen na McLaren. Entretanto, as negociações com a equipe inglesa falharam, especialmente por conta de divergências com relação à parte financeira e aos compromissos com patrocinadores.
A escuderia de Woking, então, optou por Jenson Button. A confirmação do acordo com o atual campeão veio na manhã de hoje.

A história de Raikkonen na Mercedes, segundo Lito, é resultado da sede de 'vendetta' da McLaren. "É um caso decorrente da perda do Button pela Brawn, uma vingança da McLaren que deixou a Mercedes com o Nico Rosberg e o Nick Heidfeld, quase nada", disse o jornalista ao Grande Prêmio.

Na última segunda, a Mercedes anunciou a compra da Brawn e a venda gradativa dos 40% que tem no comando da McLaren até 2011. A montadora será apenas uma fornecedora de motores da equipe inglesa ate 2015. Mas a negociação, ao que se nota, não foi das mais amigáveis.

"Rosberg e Heidfeld não têm nenhuma vitória, muito pouco para quem tinha um campeão mundial em mãos", explicou Lito, sobre o que restou à Brawn/Mercedes. "E como ela estava saindo da McLaren, a equipe não podia resistir a dar essa volta por cima, tirando o Button de lá."

De fato, a equipe campeã de 2009 ficaria com um elenco de pouco currículo. Com o apoio da Mercedes e dinheiro irrestrito, foi atrás de Raikkonen, fadado ao ano sabático como apregoava o empresário Steve Robertson até horas atrás. Mas uma reunião nesta quarta-feira (18) com o próprio Roberston mudou os planos do finlandês.

"O Robertson, manager dele, está terminando os detalhes agora, mas já estão acertados", contou Lito. "Só faltam detalhes, mas os pontos básicos estão certos."

ARRANCADA 2010

NOVIDADES PARA 2010

A arrancada de 402 metros terá em 2010 o primeiro Campeonato Brasileiro da sua história. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (18/11) após reunião entre representantes da Confederação Brasileira de Automobilismo (que será responsável pela supervisão e coordenação da competição), a Força Livre Motorsport (que organiza o Campeonato Paranaense de Arrancada e o Festival Brasileiro desde 1992), a Spid (nova pista de arrancada que será inaugurada em Itatiba/SP no próximo ano) e o Velopark (que organizou a Copa Brasil de Arrancada 2009 ).

A idéia dos organizadores é manter as competições regionais, mas realizar um campeonato nacional com seis etapas: sendo duas em Curitiba/PR, duas em Itatiba/SP e duas em Nova Santa Rita/RS, a 30 km de Porto Alegre. O formato das provas prevê quatro largadas classificatórias e largadas eliminatórias, com os oito primeiros em cada categoria. Os representantes da Força Livre, da Spid e do Velopark acreditam que com este formato o esporte consiga atrair mais patrocinadores e forte presença da mídia.

No início desse ano, os principais organizadores de arrancada do Brasil já haviam dado um grande passo para a competição nacional ser concretizada em 2010 com a unificação dos regulamentos. Em setembro, o presidente da CBA, Cleyton Pinteiro nomeou Rogério Gregóris, que trabalha no esporte desde 2002, como presidente da Comissão Nacional de Arrancada. Até o fim do ano, a CBA promete divulgar um novo regulamento nacional que será adotado no Campeonato Brasileiro de Arrancada 2010.

Durante o encontro foi decidido também que um projeto será elaborado para a captação de patrocinadores e que existe a possibilidade de transmissão ao vivo da largadas elimininátorias por um canal de televisão. Outros organizadores de arrancada de 402 metros poderão ingressar no campeonato em 2011.

FÓRMULA 1 McLAREN COM 2 CAMPEÕES


A novela acabou antes do que se esperava. A McLaren anunciou nesta quarta-feira (18) a contratação de Jenson Button para o Mundial de 2010, completando uma dupla de pilotos totalmente britânica para o ano que vem.

A McLaren volta a ter dois campeões na equipe 22 anos após a dupla Ayrton Senna e Alain Prost. Será a primeira vez, inclusive, que um time contrata os dois últimos campeões do mundo para uma temporada.
Button comentou sua transferência após sete anos nas equipes de Brackley. "É sempre uma decisão difícil largar uma equipe quando você esteve lá por tanto tempo. Mas a vida é feita de desafios — e, sobretudo, de se desafiar. Então, embora eu tenha conquistado o título com a Brawn neste ano — e nunca vou esquecer isso —, sempre fui inflexível quanto a continuar a me proporcionar novos desafios", disse.
Afirmando parecer "inacreditável" ser contratado pela equipe que disse acompanhar desde criança, Jenson lembrou um pouco da trajetória do time de Woking. "Esta foi a razão pela qual decidi me juntar à McLaren. Você acaba sendo afetado pela história fenomenal desta equipe. A McLaren é um dos grandes nomes do esporte mundial, e as suas conquistas e a sua lista de campeões do passado é como ler um quem-é-quem da F1 — Emerson Fittipaldi, James Hunt, Niki Lauda, Alain Prost, Ayrton Senna, Mika Hakkinen e, claro, meu novo companheiro de equipe, Lewis Hamilton."
Button optou por formar um time totalmente inglês na McLaren, agora que a Mercedes concordou em negociar suas ações, 40%, num prazo de dois anos. Embora a equipe não tenha revelado a duração do contrato — só especificou que este não expira em 2010 —, o "The Guardian" sustenta que o acordo é de três anos, com salário de £ 6 milhões por temporada — no câmbio desta quarta (18), R$ 17,2 milhões.