domingo, julho 12, 2009

FORMULA INDY











Alheio às confusões e com boa tática de boxes, Franchitti vence em Toronto, Canadá.


Dario Franchitti, o "Escocês Voador", antecipou sua segunda parada nos boxes e conseguiu fugir dos incidentes de pista, conquistando o GP de Toronto da Indy, neste domingo (12)
Dario Franchitti conquistou a vitória no GP de Toronto da Indy, realizado neste domingo. Engana-se, porém, quem pensa que o escocês fez valer a pole-position com o domínio da prova canadense. Muito pelo contrário, inclusive. As ruas da capital de Ontario viram uma corrida confusa, cheia de batidas e com muitas reviravoltas. Alheio às últimas delas, o piloto da Ganassi venceu, seguido por Ryan Briscoe e Will Power.Os incidentes de pista começaram, acredite, instantes antes da bandeira verde ser tremulada. Graham Rahal, terceiro, tocou a traseira de Will Power, segundo, quando os carros se alinhavam para a largada lançada. Como saldo, uma asa quebrada do piloto da Newman/Haas/Lanigan e um pneu furado do dono da Penske amarela. Naquele momento, Franchitti desfrutava da liderança e já havia aberto mais de 3s sobre Alex Tagliani, que tentava repetir o feito de Justin Wilson em Watkins Glen e levar uma equipe pequena à vitória. Na oitava volta, entretanto, a primeira bandeira amarela interrompeu o ritmo de Dario. Foi causada por Dan Wheldon, que tentou dividir curva por fora com Richard Antinucci e foi parar no muro. O toque, leve, permitiu que o piloto da Panther voltasse à pista.Durante a vigência do pano amarelo, Antinucci e mais oito foram para os boxes. Franchitti seguiu na pista. A pista foi liberada e, muito pouco tempo depois, Ed Carpenter rodou pela segunda vez na prova e causou nova interrupção. Na volta 26, outra vez o piloto da Vision rodou. Provavelmente instruído pela Ganassi, Franchitti correu aos boxes para fazer seu primeiro pit-stop. Mas a amarela não veio e o piloto caiu para o fundo do grid, depois de uma falha na troca de pneus e de tocar Marco Andretti dentro do pit-lane.A decisão errada fez com que Paul Tracy concluísse sua rota à liderança partindo do 15º lugar em que largou. Com um carro muito bem acertado, o rotundo piloto da KV ultrapassou com facilidade Mike Conway, Scott Dixon e Tagliani. Assim, o GP de Toronto chegou a ter dois canadenses na ponta.Endiabrado, Tracy foi aos boxes, pôs os pneus de borda avermelhada — mais macios e com desgaste mais rápido — disposto a abrir vantagem sobre os rivais. Com as paradas de boa parte do grid, Tomas Scheckter chegou à ponta. Na volta 59, mais uma interrupção, esta causada por Rahal, que tentou ultrapassar Carpenter na fatídica curva 3 e acabou espremido no muro interno. Franchitti repetiu a tática que não deu certo no primeiro trecho da prova, mudando o resultado final.Pouco depois, quando a Band deixava de transmitir a corrida — meia hora antes do jogo de futebol que seria exibido —, a pista foi novamente liberada e Helio Castroneves pareceu cometer um erro primário, acabando com a bela corrida de Tracy. Os dois dividiram uma curva, se tocaram e, na saída desta, o brasileiro deu uma guinada estranha à direita e espremeu o experiente piloto no muro.Sem Tracy e com as paradas dos rivais, Franchitti reassumiu a liderança. Era de se esperar que o piloto tivesse de voltar aos pits, mas uma bandeira amarela mudou isso. No giro 74, Tagliani — que fazia boa corrida com a fraca Conquest — tentou passar Scheckter de maneira infeliz, jogando o sul-africano no muro. No incidente, Mario Moraes, que vinha atrás, acabou saindo sem um pedaço da asa dianteira e teve de fazer mais uma parada — o que acabou com suas chances de marcar mais pontos. Irritadíssimo, Tomas esmurrou toda a parte interna do carro de resgate. Depois, deixou o veículo e esperou a passagem do canadense. Quando o novo rival se aproximou, o filho do campeão de F1 Jody atirou suas luvas no carro 34. Com a longa parada, Franchitti conseguiu poupar combustível e vencer a prova.Raphael Matos foi o melhor brasileiro, em décimo. Mario Moraes completou em 11º. Tony Kanaan bateu na volta 72 e recolheu o carro à garagem da Andretti Green.

Veja como ficou o final da prova

1º Dario Franchitti
2º Ryan Briscoe
3º Will Power
4º Scott Dixon
5º Justin Wilson
6º Danica Patrick
7º Ryan Hunter-Reay
8º Marco Andretti
9º Alex Tagliani
10º Raphael Matos
11º Mario Moraes
12° Hideki Mutoh
13º Ernesto Viso
14º Dan Wheldon
15º Ed Carpenter
16º Tomas Scheckter
17º Tony Kanaan
18º Helio Castroneves
19º Paul Tracy
20º Graham Rahal
21º Richard Antinucci
22º Mike Conway
23º Robert Doornbos


Do 16º ao 23º colocados, não concluiram a prova por se envolverem em acidentes e problemas mecânicos.
O campeonato ficou assim após Toronto.

1. Dario Franchitti 347
2. Scott Dixon 345
3. Ryan Briscoe 334
4. Helio Castroneves 269
5. Danica Patrick 266


A proxima prova será no circuito misto de Edmonton, Kentucky - US, no dia 26/07/09.
Fonte: (Site-GP)


O "LEÃO DOS TREINOS" DA SHOW E VENCE NA ALEMANHA



MARK WEBBER, vençe o GP da Alemanha.
Após 28 anos um australiano volta a vencer um Grande Premio de F 1, o último foi Alan Jones no GP de Las Vegas em 1981.
M Webber venceu seu primeiro GP apos 130 corridas disputadas ao longo de sua carreira.
Foi uma vitória emocionante, em uma corrida cheia de problemas para Massa, onde a equipe novamente deixou ele na mão, mas mesmo assim o piloto consegui alcançar o pódio, o seu primeiro este ano, mesmo sendo em terceiro lugar o piloto ficou satisfeito.
Quem não ficou muito satisfeito foi o polêmico Rubens Barrichello. Novamente teve a chançe de vencer a prova mas mostrou que não adianta mesmo, nasceu pra ser segundo colocado, nas provas e nas equipes por onde passa. E o pior é que ja ganhou um cartão amarelo de Ross Brawn, o dono e chefe da equipe, por reclamar demais e não mostrar evolução. Inclusive despertando antipatia de outros chefes de equipes como Frank Willians, da Willians que disse que se fosse seu piloto, tava na rua. Outro que não evoluiu e ta com o pescoço a premio como ja dito anteriormente foi Nelsinho Piquet, que acabou em 13º lugar, aliás ele não consegue passar do 10º lugar, é outro que também sempre tem uma desculpa, tudo bem que o carro não ajuda mas se o piloto não ajudar, não vai não adianta.

Veja agora como acabou o GP



  1. Mark Webber-RBR
  2. S Vettel-RBR
  3. F Massa-FERRARI
  4. N Rosberg-Willians Toyota
  5. J Button-Brawn
  6. R Barrichello-Brawn
  7. F Alonso-Renault
  8. H Kovalainen-McLaren
  9. T Glock-Toyota
  10. N Heidfeld-BMW
  11. G Fisichella-Force India
  12. K Nakajima-Willians
  13. N Piquet-Renault
  14. R Kubica-BMW
  15. A Sutil-Force India
  16. S Buemi-Toro Rosso
  17. J Trulli-Toyota
  18. L Hamilton-McLaren

Não completaram a prova Kimi Raikkonen, por problemas no motor e Sebastien Bourdais que encerrou sua carreira na F 1, ao menos por enquanto.

A situação do campeonato agora muda bastante. Button segue na liderança, com 21 pontos à frente de Vettel, que assumiu a segunda posição. Webber é o terceiro, enquanto Barrichello caiu para quarto. Entre os construtores, a Red Bull diminuiu a diferença da Brawn para 19,5 pontos — 112 para os ingleses, 92,5 para os austríacos.

O próximo GP será na Hungria no dia 26/07.

Fonte: (Site-GP)