quarta-feira, dezembro 02, 2009

16º FESTIVAL BRASILEIRO DE ARRANCADAS

CARROS MAIS RÁPIDOS QUE OS DA F1, SERÃO UMA DAS ATRAÇÕES NO MAIOR EVENTO DE ARRANCADAS DA AMERICA LATINA QUE SE RALIZARÁ NO AUTÓDROMO INTERNACIONAL DE CURITIBA DIAS 10, 11, 12 e 13 DE DEZEMBRO.

Supermáquinas movidas a metanol e nitro metano que fazem de 0 a 100 km/h em menos de um segundo, os dragsters serão a principal atração do 16º Festival Brasileiro de Arrancada que acontece de 10 a 13 de dezembro, das 9h às 17h30, no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais. Para efeito de comparação, os carros da Fórmula 1 atingem velocidade máxima de 340 km/h e andam de 0 a 100 km/h em 2,3 segundos. Os dragsters chegam a superar os 400km/h.
Mais de 60 mil pessoas devem invadir a arquibancada, os camarotes e a área dos boxes do Autódromo de Curitiba para acompanhar os pegas na reta de 402 metros. No Festival Brasileiro já estão confirmadas as presenças de Alejandro Sanches/SP, atual recordista de velocidade com 403.32 km/h no Autódromo de Curitiba, e recordista de tempo no Rio Grande do Sul percorrendo 402 metros em 5s763 e de Sidnei "Grandão" Frigo/SP, atual recordista de tempo no Autódromo de Curitiba com o tempo de 5s901. Os pegas entre os dois e outros 350 carros preparados, que são divididos em 23 categorias, vão definir quem são os pilotos mais rápidos do Brasil.
Outra atração do Festival é a presença de um dragster de dois lugares que atinge mais de 300 km/h no qual pessoas da arquibancada serão sorteadas para andar os 402 metros em 7s. O dragster vai estar presente no evento divulgando a SPID (uma nova pista de arrancada que será inaugurada em 2010, em Itatiba/SP).

Além dos 402 metros

Além dos pegas na reta de 402 metros, o Festival Brasileiro terá ainda muitas atrações com o encontro de carros e de miniaturas e um dinamômetro que vai permitir os últimos acertos nos bólidos. Um dos destaques da exposição de carros é o Maverick, do lutador Wagner Ramos, que foi customizado no quadro Lata Velha, do programa Cadeirão do Huck. O Festival Bar também marca presença nesta edição.

A Galeria Nitro Alley (localizada atrás dos boxes - local que permite o acesso da arquibancada) vai reunir 19 marcas expondo as últimas novidades dos segmento. São elas a Petrobrás (com simuladores), GM Chevrolet, Goodyear, Splash, Bormax, Imohr, RC3, Socarrão, Still Auto Couros, Thewll2, Powertech, Pro Race Originals, Força Livre Megastore, ODG, Ceramic Power, Fuel Tech, Régis Racing, Recuperg e Displatec.

O Autorama Drag Race, a única pista de autorama de arrancada do Brasil com 11 metros de comprimento, também está montada atrás dos boxes para garantir a diversão de adultos e crianças. Outro destaque é a presença de simuladores.

Além do autorama, as crianças ganharam uma atenção especial no Festival deste ano com um parque infantil com piscina de bolinha, pula-pula e outras atrações. O Waterball, uma bolha na qual a pessoa fica dentro "flutando" sobre a água, também deve chamar atenção do público.

INGRESSOS E CREDENCIAIS:

Venda de ingressos e credenciais (antecipados)
Alô Ingressos: (41) 3042-6262 ou www.aloingressos.com.br.
Os ingressos podem ser adquiridos ainda alguns pontos de venda nas cidades de Curitiba, Londrina, Joinville, Blumenau, Itapema, Balneário Camburiú, Florianópolis, Porto Alegre e São Paulo. Confira os pontos no www.forcalivre.com.br

Arquibancada
Quinta-feira (10/12): 1kg de alimento;
Sexta-feira (11/12) - R$ 10,00 masculino e feminino;
Sábado (12/12) - R$ 15,00 masculino e feminino;
Domingo (13/12) - R$ 15,00 masculino e feminino.

Credencial box masculina
Acesso a todos os dias - R$60,00
Acesso somente domingo - R$40,00

Credencial box feminina
Acesso a todos os dias - R$40,00
Acesso somente domingo - R$40,00

Estudantes:
Mediante apresentação da Carteira do estudante, com o comprovante de pagamento da última mensalidade, desconto de 50% no ingresso para arquibancada.

Idosos e Menores de 10 anos
Entrada franca.

Horários de pista:

Dia 10/12: das 10h às 17h
Dia 11/12: das 9h às 17h
Dia 12/12: das 9h às 17h
Dia 13/12: das 9h às 17h

Fonte(BR)

INDY NO BRASIL... MAIS UM CAPÍTULO

A realização do GP do Brasil da Indy nas ruas de São Paulo é um "nó apertado que precisa ser desenrolado", nas palavras do presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Cleiton Pinteiro.

A categoria norte-americana confirmou na semana passada a realização da corrida brasileira, que deve ter a pista montada nas ruas que circundam o Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte da capital paulista, para o dia 14 de março.

No entanto, evento esbarra no Estatuto da CBA, que não deve ter sido consultado no momento da concretização do acordo e diz: "Fica vetada qualquer competição em circuitos alternativos, quando realizadas em vias públicas, fechadas ao tráfego de veículos ou não, em cidades que possuam um circuito permanente homologado pela CBA."

Pinteiro, que tem ciência do Estatuto, sabe que tem uma grande "batata quente" nas mãos. "É, este é um nó apertado que precisa ser desenrolado. Na verdade, é uma saia tão justa que até para andar é complicado", disse, durante a realização do Desafio das Estrelas em Florianópolis.

"Só que estou aqui para promover corridas, não para "despromover", então vou procurar uma maneira de liberar esta corrida. Meu desejo era que fosse em Interlagos, mas parece que existe um acordo entre a Prefeitura e Bernie Ecclestone, que proíbe corridas de categorias como a Indy por lá", continuou.

Para que a prova aconteça, no entanto, Pinteiro se reunirá com os organizadores da categoria e da prova. "Vamos fazer um encontro nesta quinta-feira, no Rio, onde nosso advogado estará presente, e vamos resolver isso da melhor maneira possível", encerrou.

Fonte(BR)


Que novela, na minha opinião acho que não há interesse da CBA ou autoridades locais, talvez por essa febre de Olimpíadas e Copa do Mundo próximas; em ter essa categoria aqui no Brasil, porque se tivesse já teria definido sua posição. Sabem quem perde com isso? Nós, simpatizantes do automobilismo. É lamentável...

STOCK CAR 2010 - CARRO NOVO NA JUNIOR

As pistas de corrida vão ficar mais belas. A partir do ano que vem, o Mini Cooper vai substituir os carros da categoria Stock Junior. A nova categoria foi batizada de Mini Challenge. A Vicar (que organiza a Stock Car) ainda não liberou as informações completas sobre a nova categoria, mas adiantou que prevê um grid de cerca de 15 carros, que já vem preparados da Inglaterra. A maior diferença, em relação aos carros de rua, é o grande aerofólio sobre o teto. Os para-choques também são novos, e o motor deverá ser o 1.6 turbinado. As corridas deverão ser disputadas em duas baterias, aos sábados.

Fonte (BR)

AUTOMOBILÍSMO 2009 - OS MELHORES DO ANO

A PREMIAÇÃO FOI ENTREGUE NESTA TERÇA(01), EM SÃO PAULO. FORAM ESCOLHIDOS OS PILOTOS QUE MAIS SE DESTACARAM EM COMPETIÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS NO ANO DE 2009.


A entrega do Capacete de Ouro 2009 — prêmio dado aos melhores pilotos do automobilismo brasileiro em eleição realizada por jornalistas — não teve maiores surpresas na cerimônia realizada nesta terça-feira (1). Na categoria F1, o vencedor foi Rubens Barrichello, terceiro colocado do Mundial. Na Top, em que concorrem pilotos da Indy, Hélio Castroneves (quarto no campeonato) ficou com o prêmio e Cacá Bueno, campeão antecipado da Stock Car, recebeu a honraria da divisão Nacional. Além destes, outros dez prêmios foram concedidos.

"Eu cheguei a não sonhar assim tão alto em ter um carro tão competitivo", disse Barrichello ao falar sobre o ano que teve com a Brawn, que o levou ao terceiro lugar na temporada e deu o título de pilotos a Jenson Button. "Foi sensacional a primeira vez que eu guiei o carro e eu lembro do Felipe (Massa) perguntando se era blefe, porque o carro era muito bom, não tinha o que fazer", complementou — a equipe também levou o título de Construtores.

Massa, por sua vez, não ganhou o Capacete de Ouro, mas foi homenageado pelo evento pela rápida recuperação do acidente sofrido em julho, nos treinos classificatórios para o GP da Hungria, que o fez perder oito das 17 etapas do Mundial. "A gente teve um ano difícil, não só pelo acidente, mas esperava-se um carro mais competitivo. Mas na vida a gente aprende em momentos bacanas, e aprende muito mais em momentos difíceis", declarou.

Castroneves não esteve presente para receber seu prêmio. Dos EUA, pediu para que seu pai pegasse por ele o Capacete de Ouro e mandou uma mensagem em vídeo, confirmando que em breve se tornará pai e ironizando seus recentes problemas com a justiça norte-americana — o piloto foi absolvido das acusações de fraude e sonegação de impostos. "A qualquer momento eu posso ser pai e vai ser uma gatinha. Quem sabe pode ser a próxima Bia (Figueiredo). Não, acho melhor ser advogada. Sempre precisa de um advogado na família", brincou.

Cacá, por fim, agradeceu à Red Bull — sua equipe no campeonato de 2009 — tanto pelo título da temporada de Stock Car quanto pelo prêmio: "É o tricampeonato do Capacete de Ouro e com gente muito competente aqui do lado, muito difícil de ganhar. O Ricardo (Maurício) ganhou no ano passado, o Átila (Abreu) surgindo agora. Vou colocar o prêmio ao lado dos meus troféus de Stock Car na estante", garantiu o carioca, vencedor antecipado do campeonato.

Confira os vencedores de todas as categorias do Capacete de Ouro 2009:

F1
1. Rubens Barrichello
2. Felipe Massa
3. Nelsinho Piquet

Top (Indy)
1. Hélio Castroneves
2. Mário Moraes
3. Tony Kanaan

Internacional
1. Luis Felipe Nasr (F-BMW)
2. Augusto Farfus Jr. (WTCC)
3. Giancarlo Vilarinho (F-BMW)

Nacional (Stock Car)
1. Cacá Bueno
2. Ricardo Maurício
3. Átila Abreu

Fórmula
1. Leonardo Cordeiro
2. Cláudio Cantelli
3. Yann Cunha

F-Truck
1. Felipe Giaffone
2. Valmir Benavides
3. Wellington Cirino

GT3
1. Rafael Derani/Cláudio Ricci
2. Marcelo Hahn/Allam Khodair
3. Chico Longo/Daniel Serra

Porsche Cup
1. Miguel Paludo
2. Constantino Júnior
3. Ricardo Baptista

Turismo
1. Júlio Campos (Copa Vicar)
2. Fábio Fogaça (Stock Jr.)
3. Pedro Boesel (Stock Jr.)

Rali
1. Rafael Túlio/César Valandro
2. Oswaldo Scheer/Gilvan Jablonsky
3. Eduardo Scheer/Geferson Pavinatto

Off-Road
1. Maurício Neves/Eduardo Bampi
2. Reinaldo Varela/Marcos Macedo
3. Jean Azevedo/Youssef Haddad

Kart
1. Jonathan Louis
2. Felipe Fraga
3. Pietro Fantin

Revelação
1. Vinícius Papareli
2. Matheus Jacques
3. Gregory Diegues

Fonte (GP)

PARABÉNS A TODOS E OBRIGADO PELO SHOW!