quarta-feira, agosto 19, 2009

FÓRMULA 1: MUDANÇAS PARA 2010

A FIA publicou nesta quarta-feira o novo regulamento esportivo da F1 para 2010, visando acomodar os 26 carros.

A FIA publicou na tarde desta quarta-feira (19) o novo regulamento esportivo para a temporada 2010 da F1. As regras técnicas também apresentadas pela entidade. O objetivo das novas normas é acomodar os 26 carros que agora vão compor o grid no próximo ano, em conformidade também com o Pacto da Concórdia assinado entre a FIA, a FOM (Formula One Management) e as equipes no início deste mês. A primeira grande mudança foi feita no procedimento do treino classificatório. A federação máxima também confirmou que o atual formato de pontos segue sem alteração, contrariando a vontade de Bernie Ecclestone, que defendia o sistema de vitórias.


A uma hora da sessão classificatória ainda será dividida em três segmentos. Porém, os oito pilotos mais lentos da primeira fase, que terá duração de 20 minutos, serão eliminados. Na segunda parte, de 15 minutos, mais oito competidores ficarão de fora, permitindo que os dez mais rápidos desta fase disputem a pole-position no Q3, que terá 10 minutos. Na parte decisiva do treino, e como forma de agradar aos fãs, a FIA estabeleceu que os pilotos terão de realizar o treino com pouco combustível, confirmando a proibição do reabastecimento para próxima temporada.Os outros pontos importantes dos dois documentos incluem a manutenção do atual sistema de pontos e a proibição dos testes durante o campeonato. O peso mínimo dos carros foi aumentado para 620 kg, principalmente por conta da utilização do KERS (sistema de reaproveitamento de energia cinética, em inglês), que continua opcional.O dispositivo ainda será usado em 2010, apesar do acordo feito com a Fota (Associação das Equipes de F1), que pediu o cancelamento do uso da tecnologia. Ainda quanto à parte técnica, as mantas térmicas, que inicialmente seriam proibidas, estão mantidas para aquecimento dos pneus no próximo campeonato.

Bernie Ecclestone, que quer ver o campeão sendo definido pelo número de vitórias e não mais por pontos como sempre foi. Até o ano de 2011 dirigente terá que esperar pelo menos para tentar ver sua idéia vigorando na categoria, uma vez que o regulamento determina que o campeão continue a ser conhecido pelo maior número de pontos somados.
Fonte (GP)

FÓRMULA 1

FIA reduz pena à Renault e diz que as outras equipes formalizaram documento de apoio!
Conforme havia anunciado, a FIA publicou nesta quarta-feira (19) a decisão que permitiu à Renault participar do GP da Europa. No documento, a entidade explica que não havia provas de negligência da equipe no episódio da roda solta no carro de Fernando Alonso na Hungria. Os advogados da entidade máxima do automobilismo relacionaram o caso com os acidentes de Henry Surtees e Felipe Massa — o que não foi acatado pelo tribunal. "A Corte concorda com o ponto de vista da FIA, que diz ser necessário ter em conta os perigos potenciais que emergem de uma situação, como os recentes incidentes trágicos provaram. Entretanto, avaliando a pena, que é apropriada a um caso individual, é preciso ter grande cuidado para não igualar perigo em potencial com erro consciente", diz o texto.

Tendo revogado a pena de exclusão do GP da Europa, a FIA estabeleceu como sanção o pagamento de uma multa de US$ 50 mil. O documento menciona que quatro equipes enviaram cartas de apoio à Renault: Red Bull, McLaren, Ferrari e Toyota. Duas delas, além de defender os franceses, pediram modificações nos procedimentos de pit-stop para que casos como o de Alonso não se repitam. "Embora a Corte aceite os argumentos de que as cartas não podem ser consideradas testemunhos de defesa, considera que seria errado, nas circunstâncias do caso, ignorar o ponto de vista dos outros times, registrados formalmente, por escrito, com o conhecimento e a intenção de serem submetidos à Corte."


Fonte (GP)

Notícias do GTA!

No último dia 18/08, por volta das 14 hs, em reunião como Sr. Prefeito de Tapera Ireneu Orth, uma comissão da diretoria do GTA formada pelo Presidente Gerson Rizzi e o seu Vice João Luis Jacques, explanaram sobre a criação do Grupo e as suas intenções para com o município de Tapera e região; quando o Sr. Ireneo se mostrou favorável a criação e desenvolvimento das metas da entidade, e se colocou como parceiro em todos os sentidos dizendo que: "Tapera tem que crescer, as coisas tem que andar, e tudo o que vier em prol disso será bem vindo e terá o apoio da administração municipal!"
Sendo assim, também foi autorizado a realização, juntamente com o apoio desta administração, a realização do Campeonato Gaúcho de Som Automotivo, Tunning e Rebaixados, etapa de Tapera a realizar-se no dia 27/09 e que passará a figurar no calendário municipal e estadual, bem como outros eventos a serem anunciados no decorrer dos próximos dias.