quinta-feira, agosto 20, 2009

FÓRMULA 1

GRANDE PREMIO DA EUROPA, 11ª ETAPA DO CAMPEONATO.
CIRCUITO DE VALÊNCIA NA ESPANHA.



Dados técnicos da pista:

-Estensão: 5.440 mts
-Distância: 57 voltas; 310,080 kms
-Tipo de asfalto: Ondulado
Localizada na costa do Mar Mediterrâneo, Valência é uma das mais antigas cidades da Europa, e impressiona por sua beleza. Reune jóias da arquitetura, do centro histórico aos prédios modernos. Ao longo do tempo, passou por diversas transformações. A mais recente tratou de revitalizar diversas áreas, onde foram desenvolvidos polos artísticos e culturais. Como na zona portuária, por exemplo, que abriga um complexo chamado ‘Cidade das Artes e da Ciência’, e cujas ruas ao entorno recebem o circo da Fórmula 1 desde 2008. O circuitoA beleza do cenário é incontestável, mas o traçado é bastante exigente com carros e pilotos. Os freios, naturalmente sobrecarregados num circuito de rua, ainda sofrem com a falta de ventilação por causa dos muros ao redor da pista. As áreas de escape, incomuns em corridas urbanas, garantem certa margem de erro, mas é bom tomar cuidado para não esbarrar no concreto ao contornar algumas curvas. A sujeira no asfalto, devido à proximidade do mar, também pode influenciar no comportamento dos carros no decorrer da prova. Assim como na travada Hungaroring, o KERS pode fazer diferença nas retomadas de velocidade.
Como foi em 2008:
Disputado durante os Jogos Olímpicos de Pequim, o GP da Europa de 2008 marcou a estreia da pista urbana de Valência na Fórmula 1. Felipe Massa, em ótima fase, comemorou em grande estilo sua centésima corrida na categoria: garantiu a ‘medalha de ouro’ ao largar na pole e vencer com sua Ferrari, marcando também a melhor volta. Atrás do brasileiro, no entanto, o que se viu foi uma procissão, com as posições se alterando apenas momentaneamente, em decorrência das janelas de pit stops. Lewis Hamilton, da McLaren, e Robert Kubica, da BMW, completaram o pódio.
Os fãs espanhois respiraram aliviados quando a exclusão da equipe Renault foi transformada em uma multa de 50 mil dólares, garantindo assim a presença do bicampeão Fernando Alonso na corrida de Valência. O piloto é uma das maiores estrelas do país na atualidade, e dispensa apresentações. Mas o GP da Europa terá mais um espanhol na pista: Jaime Alguersuari, que na Hungria tornou-se o mais jovem de todos os tempos a disputar uma corrida de Fórmula 1. Depois de superar o companheiro de equipe na estreia, Jaime quer ir além. Ele venceu as duas provas da rodada dupla de Fórmula 3 realizada no traçado urbano de Valência em 2008, experiência que pode fazer diferença para alguém com tão pouca quilometragem como ele.
Na primeira corrida disputada no circuito urbano de Valência, no ano passado, Felipe Massa foi o único brasileiro e terminar a corrida com motivos para comemorar. Enquanto o piloto da Ferrari fez pole, vitória e melhor volta, seus compatriotas amargaram maus resultados. A bordo de carros pouco competitivos, Nelson Ângelo Piquet, da Renault, e Rubens Barrichello, da Honda, sequer andaram na zona de pontuação. Nelsinho largou em 15º e terminou quatro posições à frente. Já Rubinho, que partiu do 19º lugar, não foi além do 16º.
Horário da corrida no dia 23: 09 hs