domingo, outubro 18, 2009

GTA - EM ALMOÇO FESTIVO

NESTE DOMINGO(18) OS INTEGRANTES DO GTA REALIZARAM UM ALMOÇO FESTIVO E FAMILIAR COM O OBJETIVO DE COMEMORAR O SUCESSO DO PRIMEIRO EVENTO REALIZADO NO MÊS DE SETEMBRO ÚLTIMO E CONFRATERNIZAR COM AS FAMILIAS.

FÓRMULA 1 - O ECO DO SILÊNCIO

Jenson Button conquistou o título no GP do Brasil neste domingo (18) ao terminar em quinto e ver Rubens Barrichello ser apenas oitavo. Mark Webber foi o vencedor da prova
Depois do início caótico, o inglês da Brawn adotou uma postura agressiva e terminou o GP do Brasil na quinta posição, o suficiente para garantir o título do Mundial de Pilotos de 2009 com uma etapa de antecedência — assim como o de Construtores para a sua equipe.Rubens Barrichello, que largara na pole-position, acabou perdendo duas posições na primeira troca de boxes e ainda foi ultrapassado por Lewis Hamilton a dez voltas do fim. Para completar, teve um pneu furado e precisou fazer uma parada extra, fechando a corrida em oitavo. Em meio à decisão do campeonato, a vitória ficou com Mark Webber, da Red Bull. Robert Kubica também se destacou, fechando na segunda posição com a BMW, enquanto Hamilton foi o terceiro.
A largada viu um Raikkonen impulsivo, superando Sutil, enquanto os demais mantinham suas posições. Mas logo os contratempos da primeira volta vieram, em várias cenas. O primeiro ato aconteceu na saída do S do Senna, com Heikki Kovalainen lá no fim do grid perdendo o controle do carro e rodando e com um astuto Giancarlo Fisichella desviando por fora para evitar o choque já na Curva do Sol. Já no fim da reta dos boxes, Kimi Raikkonen e seu KERS foram para cima de Mark Webber com tamanha empolgação que tocaram na traseira do australiano da Red Bull, danificando a parte dianteira esquerda da asa do finlandês e dando fim ao segundo ato.

O terceiro começou quando o quarto colocado, Sutil, e o quinto, Trulli, entraram em embate na descida do Lago. Quase lado a lado, o italiano ficou espremido, pisou na zebra, na grama e, por estar molhada, perdeu o controle do carro, que galopou. Acertou o alemão da Force India e foi parar com violência no lado interno da pista, espatifando-se no muro. O desgovernado Sutil viajou pela grama úmida da região e, ao reencontrar o asfalto, encheu a traseira de Alonso, tirando o espanhol da corrida dando entrada ao safety-car.

O quarto foi ver Kovalainen deixar os pits com a mangueira pendurada, à Massa em Cingapura em 2008, e os respingos de combustível sobrarem para Raikkonen, que vinha logo atrás em sua parada para trocar o bico do carro. Ao caírem no carro da Ferrari, uma lambareda. O safety-car entrou na volta 5, e Button, que já aparecia em nono, partiu para cima do fracote Romain Grosjean e logo jantou Kazuki Nakajima. Empacou no ótimo Kamui Kobayashi, formando uma fila com o ascendente Sebastian Vettel e mais atrás Lewis Hamilton.Aí a corrida partiu para aquele esquema esperado, com Barrichello partindo para voltas rápidas. Até que as encaixou, quatro ou cinco, mas pouco conseguiu abrir. Foram só três segundos até que parasse nos boxes na volta 21. O problema é que voltou embolado no grupo justamente de Vettel e Hamilton. Com pneus frios, tomou ultrapassagem por fora no Laranjinha.Duas voltas depois, Kubica parou e voltou na frente de Barrichello.Enquanto isso, Kobayashi se tornava a grata atenção da prova. Foi ultrapassado por Button na volta 24, no fim da reta, mas o japa da Toyota deu o xis no S do Senna. Na volta seguinte, Button efetuou a ultrapassagem, ainda que com dificuldade.Depois foi Nakajima quem se assanhou para cima do compatriota, no mesmo setor da pista. Nakajima parecia ultrapassar por dentro, mas Kobayashi esticou a frenagem da curva, emparelhou e se manteve à frente.A volta 26 viu Webber parar e voltar tranquilo em primeiro. Três giros depois, Button ia aos pits para retornar em décimo. O segundo passou a ser o fenomenal Kobayashi, que parou na 31. Aí, ao sair dos pits, Kobayashi se pôs bem à frente de Nakajima, que embutiu para ultrapassá-lo. Kobayashi, envolto no manto do heroísmo de National Kid, fechou a porta e lá ia Nakajima encontrar a roda traseira esquerda, quebrar a asa dianteira e deslizar até a curva do Lago, dando na barreira de pneus.Button, então, passou ao nono lugar e logo foi oitavo ao superar agressivamente Sébastien Buemi na freada da reta principal. Aquele resultado momentâneo, com Barrichello em quarto — atrás de Webber, Vettel (que não havia parado) e Kubica — passava a dar o título ao inglês.

Barrichello passou a não ter bom rendimento. Começou a ser acossado por Hamilton, que não chegou a tentar ultrapassá-lo efetivamente. Isso durou até a volta 42, quando Lewis voltou aos pits. Rubens passou ao segundo posto com a parada de Kubica. Mas nada mostrava que o brasileiro pudesse brigar por coisa melhor. Sua segunda ida aos boxes se deu no giro 50.Com os pneus macios, Barrichello passou a ser o mais rápido da pista. Só que não adiantava mais; a diferença para Webber e Kubica superava os 15 segundos. Para piorar sua situação, começou uma vibração na roda traseira direita que diminuiu seu ritmo. Hamilton o passou na volta 61, tirando do pódio. A Brawn averiguou que o pneu estava furado. A troca extra se fez necessária. Acabava ali, definitivamente, o sonho do brasileiro, que despencou para oitavo. Na reta, aos poucos, o público começava a deixar as arquibancadas.Por fim, as paradas nos boxes nos demais, e mais uma aparição de Kobayashi, desta vez superando Fisichella. Pena que o japonês, após tudo que fez, terminou em nono. Webber cruzou sem sustos em primeiro, garantido sua segunda vitória na temporada. Kubica e Hamilton foram ao pódio. Button, o quinto, entoou via rádio "We Are The Champions". Agora, resta a Barrichello lutar pelo vice. Que já perdeu momentaneamente. Vettel, com o quarto lugar, tomou o segundo lugar na classificação geral, 74 a 72. E a tarde de domingo em Interlagos terminou totalmente diferente do dia anterior. Seca e com o eco do silêncio.
Grid final:

1 Mark Webber-Red Bull Renault
2 Robert Kubica-BMW Sauber
3 Lewis Hamilton-McLaren Mercedes
4 Sebastian Vettel-Red Bull Renault
5 Jenson Button-Brawn Mercedes
6 Kimi Raikkonen-Ferrari
7 Sébastien Buemi-Toro Rosso Ferrari
8 Rubens Barrichello-Brawn Mercedes
9 Heikki Kovalainen McLaren Mercedes
10 Kamui Kobayashi-Toyota
11 Giancarlo Fisichella-Ferrari
12 Vitantonio Liuzzi-Force India Mercedes
13 Romain Grosjean-Renault
14 Jaime Alguersuari-Toro Rosso Ferrari

FÓRMULA 1 - A QUE PONTO CHEGA A FRIEZA HUMANA!

BERNIE DIZ QUE MORTE DE SENNA "FOI BOA PARA A F1"

Fim de semana de GP do Brasil sempre traz lembranças daquele que, sem dúvida, foi o maior ídolo do automobilismo nacional, e a morte de Ayrton Senna acaba virando pauta nas conversas de paddock. Contudo, o assunto foi motivo de polêmica neste domingo (18) graças a uma declaração de Bernie Ecclestone ao jornal "Folha de S. Paulo". Perguntado sobre o impacto da morte do brasileiro na F1, o presidente da FOM (Formula One Management) disse que, de um modo geral, a fatalidade foi boa para a categoria em termos de marketing.
"Foi uma infelicidade. Mas a publicidade gerada foi tanta... foi boa para a F1", afirmou Bernie. "É uma pena que tenhamos perdido o Ayrton para isso acontecer. Ele era popular, mas muita gente que não o conhecia soube da F1 por conta da publicidade gerada por sua morte", justificou.

A repercussão da entrevista, porém, foi tão grande que Ecclestone tratou de desmentir as próprias palavras quase que imediatamente. Em entrevista à rádio "Bandeirantes", o chefe-executivo da F1 voltou atrás, garantindo que a reportagem era mentirosa.

Fonte (GP)