terça-feira, março 08, 2011

FÓRMULA INDY - MAIS MUDANÇAS...

VISANDO AUMENTAR A COMPETITIVIDADE E MELHORAR A SITUAÇÃO NA PISTA E NOS PITS, A INDY ANUNCIA O LIMITE DE 26 CARROS NO GRID.

através de seu presidente Brian Barnhart, anunciou na noite da última segunda-feira (7) que o grid de largada da categoria será composto por 26 carros, com exceção de duas corridas: a tradicional 500 Milhas de Indianápolis, que sempre alinha 33 bólidos, e a última etapa da temporada, em Las Vegas, que deverá contar com 30 competidores, cinco deles, vindos de outras categorias na busca pelo prêmio de US$ 5 milhões.


De acordo com a norma estipulada pela categoria norte-americana, as primeiras 24 vagas no grid de largada serão definidas normalmente na classificação. As duas remanescentes serão, em teoria, reservadas aos campeões das duas últimas temporadas e da última edição das 500 Milhas de Indianápolis, ou seja, Dario Franchitti. Além disso, os pilotos que estiverem entre os 22 primeiros da atual temporada antes do treino livre e da classificação serão considerados prioritários para ingressar no grid da corrida seguinte.

Antes de a Indy definir o grid em 26 carros, não havia limite estipulado, e muitas provas da categoria contavam com 27, ou até mesmo 29 participantes, número considerado excessivo para algumas pistas que, segundo Barnhart, não comportam essa quantidade de carros.

“Esse novo procedimento vai proporcionar aos nossos fãs verem os melhores pilotos e equipes em cada corrida, acrescentando mais dramaticidade ao processo de classificação”, afirmou o dirigente máximo da categoria. “Muitas das pistas onde nós competimos podem acomodar apenas um máximo de 26 carros, e esse é o nosso limite quando viajamos para corridas no exterior, então, esses dois fatores nos ajudaram a chegar neste número”, acrescentou.
Brian entende que a medida servirá para aumentar a competitividade da categoria, que em teoria, contaria com mais pilotos andando em um ritmo de corrida parecido. “Sentimos que um número consistente [de carros] no grid inicial vai ajudar nossas pistas e equipes a se prepararem melhor para as provas, melhorando as condições dos pits e aumentando o nível de competitividade na pista”, finalizou o norte-americano.

Fonte(GP)