sábado, julho 25, 2009

Fotos do momento do acidente








Momento em que Felipe é retirado do carro pela equipe médica.









































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































O ACIDENTE DE FELIPE MASSA


Depois de estar no Hospital AEK e conversar com médicos, Luciano Burti desmentiu a informação dada pela agência de notícias "AP" e garantiu que Felipe Massa não corre risco de morte. De acordo com o comentarista da Rede Globo, o brasileiro está sedado apenas para se recuperar de uma concussão cerebral, causada pelo impacto de uma mola que saiu do carro de Rubens Barrichello com a cabeça do piloto da Ferrari, durante o treino de classificação para o GP da Hungria, em Hungaroring, neste sábado (25).
"Eu e o Rubens falamos com os médicos, e o estado do Felipe é estavel. A cirurgia foi bem sucedida, mas ele está sedado para dormir tranquilo. Só amanhã os médicos poderão fazer uma análise correta e ver como o Felipe está, mas, a principio, o quadro é estavel", disse Burti via Twitter, lembrando também do seu grave acidente no GP da Bélgica, quando corria pela Prost, em 2001."[O quadro de Massa] Muito parecido com o meu acidente de 2001. Eu também tive concussão cerebral. Só depois de acordar, no dia seguinte, que os médicos puderam fazer uma análise correta", falou Luciano."Vamos esperar até amanhã, sem se precipitar em dizer que o estado do Felipe é grave. O que importa é que o estado dele é estável, e os medicos estão controlando tudo com muita competência. Assim, vamos torcer e rezar para que isso não passe de um grande susto", concluiu Burti.A "AP" publicou uma notícia informando que Peter Bazso, diretor-médico do Hospital AEK, havia afirmado que o estado de saúde de Felipe é grave. "O estado de Massa é grave, com a vida em risco, mas estável", declarou Bazso, segundo a agência de notícias.O brasileiro vai passar a noite em coma induzido e em observação. A equipe médica tomou esta decisão após a bem-sucedida cirurgia de retirada de vários fragmentos ósseos no local atingido pela mola do carro de Rubens Barrichello. A expectativa é que Massa saia do coma induzido no começo deste domingo.Segundo o último boletim médico do Hospital AEK, o representante da equipe italiana sofreu uma "pequena lesão no cérebro".Massa também teve algumas pequenas fraturas no crânio e, como citado, a pequena lesão cerebral — que não foi detalhada no documento. Uma das fraturas foi na extremidade do osso frontal, na altura do supercílio esquerdo, e já foi reparada em uma cirurgia que durou uma hora. Espera-se que a recuperação, se o quadro do piloto continuar evoluindo, dure o período de três a seis semanas.

LEMBRANÇAS



Minutos de pavor e tristes lembranças!

Eram 09:43.22, da manhã de domingo quando deu-se início a um martírio que atingiu não só as pessoas que assistiam o treino pela televisão, mas também a todos os expectadores que acompanhavam no local.

Uma peça do carro de Rubens Barrichello, piloto da Brawn, soltou-se vindo a atingir o capacete de Felipe Massa que vinha logo atráz. Com o impacto o piloto perdeu a consciência e seguiu em linha reta, vindo a chocar-se na barreira de pneus e permanecendo ali imóvel até a chegada da equipe de segurança e dos médicos.

Neste tempo interminável que durou até às 10:12.44, um total de 43m66s; quando somente foi informado que o piloto estava bem mas seria transferido para o Hospital de Budapeste para ser atendido com melhores condições; várias recordações me vieram à memória; Os acidentes há 15 anos atráz com Ratzenberger e Senna, o acidente com Surtees na GP 2 alguns dias atráz.

Mas graças a Deus Felipe passa bem, segundo as últimas informações da imprensa mundial. Também foi confirmado que ele não disputará o GP de domingo, uma pena mas o que importa que que foi só um grande susto.

Na tarde de hoje mesmo ele passou por uma cirurgia para retirada de um fragmento de osso, da região frontal da cabeça onde a peça o atingiu, mas não chegou a atingir o cérebro.

O piloto passa bem e está sedado se recuperando.

GP da Hungria-Treino Classificatório Aterrorizante!!

Muita confusão e emoção no treino desta manhã(25), no circuíto de Hungaroring.

Dificilmente veremos uma classificação mais confusa do que a de Hungaroring. Nos últimos instantes da sessão, justo quando a ordem dos tempos costuma mudar, a cronometragem oficial da F1 sofreu uma pane. Fernando Alonso caminhava comparando seu tempo aos dos outros pilotos que encontrava. Em dúvida, Sebastian Vettel chegou a perguntar a Bernie Ecclestone a ordem de largada. "Eles têm o tempo em algum lugar?" Recebeu como resposta um balançar de ombros do presidente da FOM.
O acidente de Felipe Massa, entretanto, foi o que mais afligiu a todos. Um pedaço em forma de tubo da suspensão do carro de Rubens Barrichello se soltou e, enquanto se aproximava para contornar a curva 4, Felipe Massa foi atingido na cabeça pela peça. Aparentemente desacordado, passou reto e atingiu a barreira de pneus. A preocupação com o piloto foi geral e o treino chegou a ser interronpido, aumentando ainda mais após a retirada de helicóptero do piloto. Na BBC, o comentarista Eddie Jordan informou que Massa estava bem, e, pouco depois, Rubens Barrichello corroborou com o ex-chefe em entrevista à repórter Mariana Becker, da TV Globo.
Tanta tensão deixou à penumbra o ótimo 11º lugar de Sébastien Buemi, que contrasta com o último lugar do seu novo companheiro, Jaime Alguersuari, que quebrou no final do Q1. Atrás do suíço, ficaram Jarno Trulli e Rubens Barrichello.

O GRID PARA DOMINGO FICOU ASSIM:

  1. F Alonso
  2. S Vettel
  3. M Webber
  4. L Hamilton
  5. N Rosberg
  6. H Kovalainen
  7. K Raikkonen
  8. J Button
  9. K Nakajima
  10. F Massa*
  11. S Buemi
  12. J Ttrulli
  13. R Barrichello
  14. T Glock
  15. N Piquet
  16. N Heidfeld
  17. G Fisichella
  18. A Suttil
  19. R Kubica
  20. J Alguersuari

*Felipe Massa mesmo não tendo participado do Q3, conseguiu o 10º tempo, resta a dúvida se o piloto terá condições de disputar o GP de domingo.