quarta-feira, janeiro 12, 2011

AUTOMÓVEL - HONDA CIVIC 2011

O SALÃO DE DETRÓIT FOI PALCO DO NOVO CIVIC 2011. O SEDÃ MÉDIO CHEGA À SUA NONA GERAÇÃO REFORMULADO E COM LANÇAMENTO NO BRASIL NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2011.

Honda mostrou nesta segunda-feira (10) o novo Honda Civic, nas formas sedã e cupê. Os modelos foram expostos no Salão de Detroit com o status de conceito, mas as unidades exibidas já possuem todas as características definitivas do novo Civic.


Apesar da silhueta ser similar à do modelo atual, a Honda afirma que esta é a nova geração de seu médio. Mas antes de falarmos das características do modelo, vamos à boa notícia: o novo Civic será fabricado no Brasil, com lançamento programado para o segundo semestre de 2011. Por enquanto apenas a versão sedã está confirmada – as versões cupê e hatch são exclusivas dos mercados americano e europeu, respectivamente.

Quando chegou em 2006, o novo Civic revolucionou o segmento de sedãs médios, com seu desenho ousado e comportamento esportivo. Com o sucesso de vendas, veio o problema: como reestilizar um modelo cujo desenho ficou tão bem resolvido? A resposta você vê nas fotos ao lado, com um carro novo, mas com um “quê” do Civic anterior.


Não que isso seja ruim. Os faróis afilados mantêm o ar agressivo do Civic, adicionando linhas já vistas no Insight. A lateral recebeu uma forte linha de caráter, que cruza as maçanetas e termina nas lanternas triangulares – essas similares às usadas no Mercedes-Benz Classe C. A traseira manteve a tampa do porta-malas pequena, mas recebeu um aerofólio embutido. Antes liso, o para-choque recebeu diversas dobras e vincos. Na versão Si a pegada mais agressiva fica ainda mais evidente, com lanternas se unindo com o aerofólio e um enorme escapamento central na parte interior do para-choque.

A Honda não divulgou fotos do interior, mas flagras internacionais já revelaram que o ousado painel de “dois andares” continuará. Motores e câmbios também serão mantidos, com destaque para as versões híbridas e GLP – ambas exclusivas para o mercado americano. Para alegria dos fãs do modelo, a dinâmica voltada para a esportividade continuará no novo Civic, como destacou a Honda durante a apresentação dos conceitos. O novo Civic chega ao Brasil no segundo semestre.
Fonte (Yahoo Autos Brasil)

FÓRMULA INDY - MUDANÇAS...

VÁRIAS MUDANÇAS ENTRAM EM CENA NA FÓRMULA INDY APARTIR DE 2011. MUDANÇAS NA RELARGADA E NA ORDEM DOS BOXES JÁ SERÃO ADOTADAS APARTIR DAS 500 MILHAS DE INDIANÁPOLIS EM MAIO E MUDANÇAS NA CAPACIDADE DOS MOTORES APARTIR DE 2012. TAMBÉM SUA DENOMINAÇÃO MUDA DE IRL PARA INDYCAR.

A Indy Racing League fez, na noite de terça-feira (11), várias mudanças na Indy já para a temporada 2011. A primeira delas foi em sua própria denominação. A IRL mudou seu nome para Indycar, embora não tenha alterado sua função, que é a de organizar a Indy, a Indy Lights e o Road to Indy, sistema que engloba, no caminho para a principal categoria, também a F2000 e a Star Mazda.

Outra modificação, esta específica na Indy, será no alinhamento dos carros para as relargadas em ovais. Agora, os pilotos ficarão organizados de dois em dois, como na Nascar. A diferença entre os dois sistemas é que, na categoria de turismo, os retardatários ocupam seus lugares no fundo do grid; na Indy, continuarão no lugar que estavam quando a bandeira amarela foi tremulada. Tal método estreará nas 500 Milhas de Indianápolis, em maio.

Nos treinos livres que já separam os carros fora do top-10 e os novatos dos dez primeiros, um adendo: agora, os pilotos em primeira temporada e aqueles que não estão nas melhores posições vão ter 45 minutos para treinar, enquanto os da ponta, apenas os 30 finais.

Além disso, em cada parte da classificação eliminatória dos circuitos mistos, os pilotos só podem usar ou o pneu de lateral preta — mais resistente, menos aderente — ou de banda vermelha — menos resistente, mais aderente. Não é mais possível, num mesmo segmento da sessão, usar os dois compostos. "É escolha deles se vão usar os vermelhos ou os pretos em cada uma das três partes, mas se eles começaram uma parte com um dos dois tipos, este é o único jogo que podem usar", falou Barnhart.
Agora, inclusive, a ordem no pitlane vai ser definida pela posição de classificação na última corrida daquele tipo — misto, de rua ou oval. "Estamos buscando formas de recompensar os pilotos pela classificação. Mudar o processo de seleção do pit proporciona alguma variedade, então nem sempre as mesmas equipes e pilotos estarão na saída dos pits, que pode ser um lugar vantajoso", disse o dirigente. A entrada do pitlane, inclusive, será flutuante, podendo ser mudada de circuito para circuito, a fim de evitar que pilotos que já iam para os boxes desistam se acontecer uma bandeira amarela.

Quanto aos motores:

A capacidade da próxima geração de motores da Indy, que estreia em 2012, vai ser reduzida de 2.4 para 2.2 L.

As três montadoras que se comprometeram com a Indy a partir do ano que vem — Lotus, Chevrolet e Honda — vão ter de se adaptar às novas regras, que, segundo Brian Barnhart, diretor-executivo da Indycar, só tem a beneficiar a categoria.

"Uma das nossas metas com o novo motor foi desafiar a indústria automotiva a equilibrar força, eficiência e durabilidade. Achamos necessário reduzir o deslocamento para um máximo de 2.2 L, para ficar alinhado com nossa direção menor, mais leve e mais eficiente", disse Barnhart.

Os motores serão de seis cilindros, turbo, com potência entre 550 e 700hp.

Outra possibilidade de mudança seria por conta da saída da Firestone no final da temporada 2011, visto que o contrato com a categoria ainda não foi renovado.

De acordo com o diário do estado de Indiana, a Indy considera entrar em contato com quatro possíveis fornecedoras, em caso de a Firestone não ficar: Goodyear, Michelin, Cooper e Pirelli.

Fonte(GP)