domingo, maio 16, 2010

FÓRMULA 1 - GP DE MÔNACO

DEU A LÓGICA MAIS UMA VEZ NESTE DOMINGO(16), EM MÔNACO, NUMA CORRIDA COM LIDERANÇA ABSOLUTA DA RBR DO COMEÇO AO FIM, MARK WEBBER VENCE E ASSUME A LIDERANÇA DO CAMPEONATO.

Nas estreitas ruas de Monte Carlo, largada quase sempre é um problema. Mas, neste ano, os pilotos passaram incólumes ao momento inicial do GP de Mônaco. Quem começou bem foi Webber, firme e forte na ponta, Vettel, que ultrapassou Kubica e subiu ao segundo lugar, e Barrichello que conquistou três postos e foi para a sexta colocação.
Durante a corrida, o safety-car entrou em quatro vezes, sendo que a última delas, provocada por um acidente entre Jarno Trulli e Karun Chandhok, aconteceu no fim da corrida. Sem tempo para tirar os carros da pista, a etapa só não terminou com bandeira amarela porque a luz verde foi acionada quando os pilotos completaram a última volta.

Fernando Alonso – que, graças à estratégia certeira da Ferrari, conseguiu largar dos boxes e terminar na zona de pontuação – patinou e abriu espaço para Michael Schumacher, que não teve dúvidas: ultrapassou o espanhol e acabou com a sexta colocação na pista. Mas fora dela, perdeu. Os comissários de prova avaliaram o caso, consideraram a manobra como ilegal e puniram Schumi, colocando mais 20 segundos no tempo final do germânico.
O problema é que a manobra é proibida. De acordo com o regulamento, o carro de segurança deve entrar nos boxes por questões “estéticas”, para que os pilotos recebam a bandeira quadriculada sem o safety-car na frente. Mas não são permitidas ultrapassagens. Por isso, o alemão deve ser punido.

Assim, Alonso virou o sexto, Nico Rosberg passou para sétimo, Adrian Sutil, o oitavo, Vitantonio Liuzzi, o nono, e Sébastien Buemi, o décimo, completando a lista dos dez primeiros, a zona de pontuação. Rubens Barrichello poderia integrá-la, mas bateu na 32ª volta quando era o décimo. Bruno Senna e Lucas Di Grassi também abandonaram.

Na classificação do Mundial após o GP de Mônaco, Webber e Vettel estão com 78 pontos, mas o australiano fica na frente pelos critérios de desempate. Alonso caiu para o terceiro lugar, com 75. Button perdeu três posições e agora é o quarto, com 70 pontos, nove a mais do que Massa, quinto colocado. Hamilton e Kubica aparecem empatados em sexto, com 59. Rosberg é o oitavo, marcando 56.

OS DEZ MELHORES NO FINAL:

1. Webber Red Bull-Renault 78 voltas em 1:50:00
2. Vettel Red Bull-Renault +0,448s
3. Kubica Renault +1,600s
4. Massa Ferrari +2,600s
5. Hamilton McLaren-Mercedes +4,300s
6. Schumacher Mercedes +5,700s*
7. Alonso Ferrari +6,300s
8. Rosberg Mercedes +6,600s
9. Sutil Force India-Mercedes +6,900s
10. Liuzzi Force India-Mercedes +7,300s

*Michael Schumacher da Mercedes foi punido pela ultrapassagem em Alonso e foi acrescido 20 segundos em seu tempo, com isso Alonso ficou com a sétima posição.
Fonte (GP)

Nenhum comentário: