domingo, outubro 03, 2010

FÓRMULA INDY - FRANCHITTI É TRI!

DÁRIO FRANCHITTI DA CHIP GANASSI BATEU WILL POWER DA PENSKE NESTE SÁBADO(02) NA PROVA DE HOMESTEAD E LEVANTA O TROFÉU DO CAMPEONATO 2010 SE TORNANDO O MAIS NOVO TRI-CAMPEÃO DA CATEGORIA.


(Com a Esposa Ashlei Judd)

É CLARO QUE ALÉM DA COMPETÊNCIA ELE CONTOU COM MUITA SORTE POIS POWER COM PROBLEMAS NO CARRO APÓS UMA "BELISCADA" NO MURO ACABOU ABANDONANDO ABRINDO A VANTAGEM PRO PILOTO DA GANASSI QUE PODIA CHEGAR ATÉ NA 9ª POSIÇÃO PARA LEVANTAR O TÍTULO, QUEM VENÇEU A PROVA FOI SCOTT DIXON, COM DANICA EM SEGUNDO E KANAAN EM TERCEIRO.
(Recebendo o cheque de U$ 1 Milhão)

(Com toda a Equipe Ganassi)
Tudo começou como se esperava, com Dixon dedicado a proteger Franchitti de ataques dos rivais. Um destes foi Kanaan, que largou muito bem e pulou do oitavo para o terceiro lugar.
(Com o Fiel escudeiro Dixon)

Na volta 11, Power já havia caído para o quarto posto. Pouco depois, o trio da liderança já havia aberto mais de 1s para o australiano. Em seguida, Will perdeu rendimento e caiu para oitavo.
Mario Moraes não pôde aproveitar muito de sua última corrida em 2010: já no giro 35, teve de deixar a oitava posição e ir para os boxes, por conta de um problema na coluna de direção. A KV até tentou resolver, mas, depois de voltar à pista, Mario notou que a sustentação do volante quebrou, o que significou o fim da prova para ele.

A bandeira amarela adiantou a primeira janela para reabastecimento. Nesta, Kanaan vacilou ao colocar o carro em neutro sem querer na saída da área de pit-stop. Por isso, caiu de segundo para quinto. Briscoe, por sua vez, saiu de quarto para segundo, com a manutenção de Dixon em terceiro. Power subiu só uma posição, chegando a sétimo.
Na volta 45, Bia Figueiredo encerrou prematuramente sua quarta corrida na Indy. Depois de enfrentar problemas no câmbio, viu o carro sair de traseira de repente e bater no muro.
A relargada movimentou o pelotão da frente: Briscoe, Kanaan e Dixon passaram pela ponta, mas, em 14 voltas, Dario voltou à liderança. Enquanto isso, Power já era o quarto.

A corrida, entretanto, estava muito agitada para o normal de Homestead. A partir de quando Franchitti reassumiu a dianteira, foram 40 voltas de tranquilidade para o escocês. Neste período, Dario aproveitou para garantir os dois pontos de bônus por ser o piloto que mais liderou voltas na prova.

Tanto esforço de Franchitti até perdeu a importância. Isso porque, na volta 134, Power deixou o carro escapar de frente e esfregar no muro. Em seguida, Will parou torto nos boxes por conta de um problema na suspensão traseira — provavelmente o que causou o incidente anterior.
A Penske correu contra o tempo e conseguiu trocar rapidamente a peça — mais precisamente, em 5min6s. O dono do carro 12, porém, voltou 5 voltas atrás do líder e adversário Dario.

O trabalho da equipe de Roger Penske não foi suficiente: Will até voltou à pista, mas teve de devolver o carro ao time, que voltou a tentar resolver o problema. Power até saiu do carro, o que praticamente assegurava o título para Franchitti.

Depois de uma longa bandeira amarela, mais uma interrupção, esta para remoção de detritos.

Enquanto isso, Tony Kanaan, Bertrand Baguette e EJ Viso eram punidos por sair dos boxes com o bocal da mangueira de reabastecimento ainda preso aos carros.

Faltando 25 voltas, com Power fora da corrida, só uma esperança havia para o australiano: Dario precisava ficar abaixo do nono lugar ou abandonar. Foi quando Milka Duno — quem mais? — rodou sozinha e por pouco não atingiu o escocês antes de se chocar com o muro. Franchitti vinha em nono.
Enquanto isso, Dixon e Kanaan vinham em primeiro e segundo, com Danica Patrick e Castroneves no terceiro e no quarto lugares. Dixon e Helio, porém, tinham uma parada a menos. A pilota forçava muito para ultrapassar o brasileiro, que dificultava a manobra ao máximo.

Foi só no finzinho, na última volta, que Danica conseguiu passar Tony. Na frente, continuou Dixon, completando a festa da Ganassi em Miami.

Nenhum comentário: