segunda-feira, março 21, 2011

FÓRMULA INDY - FINALMENTE O FIM DO PESADELO...

TONY KANAAN ASSINA COM A KV E CONFIRMA SUA PRESENÇA NA INDY EM 2011, DEPOIS DE UM CALVÁRIO DE INCERTEZAS E DECEPÇÕES, ENFIM A ESPERANÇA.

É na KV, enfim, que Tony Kanaan vai se reencontrar no rumo da Indy em 2011.O site O Grande Prêmio confirmou que o brasileiro assinou contrato com a equipe de Jimmy Vasser — campeão da Cart no primeiro ano da dissidência da velha Indy, em 1996 — e Kevin Kalkhoven — australiano que chegou a ser dirigente da ChampCar, a fase posterior e finada da Cart, também coproprietário da Cosworth — por toda a temporada.


A KV é aliada à Lotus — Lotus Cars, grupo Proton, aquela história toda que todo mundo parece entender; a parceira da Renault na F1, em suma. Essa Lotus tem ampliado seus leques no automobilismo, até para rivalizar com a Lotus de Tony Fernandes. No ano passado, já pintava de verde e amarelo o carro 5 do japonês Takuma Sato. Nesta pré-temporada, o venezuelano Ernesto Viso tem apresentado layout semelhante — não é igual porque o de Sato tem uma faixa branca horizontal para agradar à Panasonic. O mesmo vai acontecer com Kanaan, exceto no GP de São Paulo, quando o carro 82 vai apresentar as cores da cerveja Itaipava e do energético TNT, ambas marcas do Grupo Petrópolis.

82 como número não é uma escolha a esmo. Remete a Jim Clark, 1965, ano em que o escocês venceu as 500 Milhas de Indianápolis — a prova que mais pesadelos traz a Tony — com as cores da Lotus.

Kanaan viveu duas vezes na beirada do calabouço de outubro para cá. Ao terminar antecipadamente seu vínculo com a Andretti pela saída do patrocinador máster de seu carro, a 7-Eleven, Tony teve de correr atrás de empresas que bancassem sua permanência na Indy. Com parte do dinheiro oriundo do Grupo Petropólis, negociou com Gil de Ferran para ingressar na equipe presidida pelo amigo, a De Ferran Dragon. No fim de dezembro, o acordo era anúncio — e nos bastidores, começava a corrida para a DFDR achar o restante da grana. A falha na meta, dois meses depois, resultava no término da parceria e até no fechamento do time.

Então TK passou a ligar para todas as equipes que ainda tinham vagas sobrando. A KV era, de fato, a mais promissora diante das opções na Dreyer & Reinbold e na Dale Coyne, por exemplo. A Newman/Haas, com quem flertou, já tinha praticamente tudo combinado para ficar com a dupla com a qual vem treinando na pré-temporada, o veteraníssimo Oriol Servià e o novato e promissor James Hinchcliffe. E a KV precisa de um piloto como Tony por ter em seu elenco uma dupla como Sato e Viso, ávida por encontros com muros e áreas de escape.

Kanaan vai ter contato com sua nova equipe nesta terça-feira, com um treino no misto de Homestead, para então viajar para o oeste do estado da Flórida. Um treino só. O que, diante do apuro dos últimos tempos para se achar na Indy, é refresco.
Fonte(GP)

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