sexta-feira, novembro 20, 2009

BUGATTI VEYRON

PRA QUEM GOSTA DE CARRO ESPORTIVO, ESSE É PRA "BABAR"!
Bugatti Veyron é um super esportivo da Bugatti conhecido por alcançar 408Km/h e ser um dos carros de rua mais rápidos do mundo.
As origens deste carro remetem a 1998, quando foram apresentados os Bugattis EB 118, EB 218, EB 18/3 Chiron e o primeiro Bugatti Veyron, com o nome de EB 18/4, que significam Ettore Bugatti e o numero oficial de cilindros, que eram 18. Em 2001 foi apresentado com 16 cilindros, isso porque os 18 eram muito complexos para o desenho de seu motor.
Após terem sido definidos os cilindros que o motor do carro teria, houve uma grande preocupação em como alcançar 1.001cv de potência. Na realidade, todo motor tem 1.000cv na combustão, só que muito é perdido durante as fases do motor até chegar as rodas. Para isso, foram utilizados quatro turbocompressores e dois refrigeradores de ar-líquido, além disso a injeção de combustível é directa. O resultado é:1.001cv aos 6.000 rpm, torque de 127,4 m.kgf aos 2.200 até os 5.500 rpm e de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos.
Com bastante tecnologia, ele também tem uma boa aerodinâmica, o que não o deixa sair decolando. Para manter uma boa sustentação sem perder coeficiente aerodinâmico, o Bugatti Veyron contém três tipos de rodagem. Neles o vão livre de rodagem e seu aerofólio são modificados.

No primeiro modo, seu aerofólio está retraído e o carro está a 124 mm da pista.
No segundo modo, aos 220 km/h, o carro baixa para 78 mm na frente e 94 mm na traseira. Pequenos defletores na frente se abre e seu espoiler sobe 30 cm, num ângulo de seis graus. Este modo permite ir aos 370 Km/h.
O terceiro modo, é ativado quando é colocada uma chave em uma fenda no assoalho entre a porta e o banco do condutor. Nele o carro baixa para 66 mm na frente e 71 atrás, e seu aerofólio e defletores se retraem. Porém se no percurso, o condutor virar o volante em mais de noventa graus, o Bugatti Veyron volta ao segundo modo.
Versão targa do Bugatti Veyron, o GT. Com sua capota de policarbonato fechada ele chega a 408 km/h. Se ela estiver aberta vai somente aos 330 km/h. Tem o mesmo motor, só que devido aos reforços estruturais, ele ganhou 80 quilos a mais.

FICHA TÉCNICA:

Construtor: Bugatti
Classe: Super esportivo
Tipo de Carroçeria: estrutura tubular, Fibra de carbono (mono coque e as barras atreladas)
Motor: central, W16 cilindros, 64 válvulas, quadriturbo
Caixa de velocidades: 7 marchas (DSG)
Distância entre os eixos (mm): 2,65 m
Comprimento (mm): 4,38 m
Largura (mm): 1,99 m
Altura (mm): 1,21 m
Peso bruto (kg): 1950kg
Consumo: 2km/l ou 5(l) por minuto
Tanque Combustível: 115(l)
Preço: U$ 1.500.000

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