segunda-feira, novembro 16, 2009

FÓRMULA 1 - TROCA TROCA

MERCEDES VENDE SUA PARTICIPAÇÃO NO COMANDO DA McLAREN APÓS COMPRAR PARTE DA BRAWN GP.

Segunda-feira (16) foi de mudanças na vida de McLaren, Mercedes e Brawn. Em uma entrevista coletiva em Frankfurt, a montadora alemã confirmou a venda das ações que detinha de controle da McLaren, encerrando assim seu comando sobre a equipe de Woking, mas também garantiu o fornecimento de motores para o time até 2015. Além disso, a Brawn agora vai ser comandada pelos germânicos e passará a se chamar Mercedes GP. Os pilotos não foram confirmados.
O comunicado oficial teve duas frentes. No que se referiu à McLaren, a própria escuderia tratou de informar, instantes após o fim da coletiva, que vai retomar os 40% de ações controladas pela Mercedes até o final de 2011, em uma operação que vai tornar o time inglês totalmente independente — apesar de contar com os motores alemães até o final do Mundial de 2015. O time também vai manter o nome da montadora e o patrocínio pelos próximos seis anos.

Já a Brawn teve 75,1% das suas ações compradas pela Mercedes — 45,1% diretamente pela empresa, com os outros 30% nas mãos do grupo de investimentos Aabar, de Abu Dhabi, que detém uma parte minoritária do comando da montadora. Com isso, o time de Brackley vai se chamar Mercedes a partir de 2010, ganhando a pintura prateada tradicional da marca e o símbolo da estrela de três pontas estampando seus carros.

Mas, se o futuro da equipe está definido, o mesmo não se pode dizer com relação aos pilotos — de nenhum dos dois times, aliás. Nico Rosberg parece muito próximo da Brawn, assim como Lewis Hamilton está confirmado na McLaren. As outras duas vagas aparentam estar nas mãos de Jenson Button e Nick Heidfeld, de acordo com os rumores da imprensa europeia. Porém, não se sabe qual piloto vai para qual time, com o atual campeão sendo cogitado tanto na sua atual escuderia quanto como companheiro de Hamilton em Woking.

Nenhum comentário: