domingo, maio 02, 2010

STOCK CAR VELOPARK

RICARDO MAURICIO DA RC VENÇE A PRIMEIRA PROVA DA STOCK CAR DO VELOPARK EM UM DOMINGO DE SOL FORTE, PÚBLICO EXCEPCIONAL, (MAIS DE 38 MIL), E MUITOS ACIDENTES, BANDEIRAS AMARELAS E SAFETY CAR.
PRA QUEM NÃO VIU NA TV, PORQUE A "GLORIOSA" MAIS UMA VEZ NÃO MOSTROU, E NÃO ESTEVE LÁ, - EU ESTIVE; AI VAI UM RESUMO.

A etapa do Velopark da Stock Car, disputada neste domingo (2), se desenrolou do jeito como os pilotos imaginavam: movimentada do início ao fim e com intervenções do safety-car por conta dos acidentes nos 2 km de extensão da pista. E em meio a isso, quem levou a melhor foi Ricardo Maurício, que assumiu a ponta após a rodada de pit-stops e de lá não saiu mais até a bandeirada.
A segunda posição ficou com Átila Abreu, com Júlio Campos completando na terceira posição. Com a saída de Max Wilson por causa de problemas na suspensão, Abreu é o novo líder do campeonato. A vitória de hoje colocou Maurício na segunda posição da tabela.
As confusões no apertado circuito do Velopark aconteceram já na largada, com Wilson ficando parado na pista. Depois, o safety-car entrou por causa de três carros que estavam fechando a entrada dos boxes. Com isso, as posições seguiram inalteradas até a relargada.
E ela veio na volta sete. Valdeno, o pole-position, manteve a ponta, seguido de um pressionado Popó Bueno, muito mais preocupado em se defender de Maurício. Só que o piloto não conseguiu segurar o ímpeto do representante da RC e perdeu o segundo posto. Enquanto isso, Campos tentou passar Abreu e Popó na mesma curva, só que passou reto e perdeu posições.

Na 17ª volta, aconteceu o lance que decidiu o rumo dos primeiros colocados. O carro de Constantino Júnior começou a pegar fogo, aparentemente por causa de um problema nos freios. Felizmente, o piloto nada sofreu, mas o susto provocou mais uma intervenção do safety-car na pista, já que os bombeiros tiveram muita dificuldade para controlar as chamas.

O passo seguinte da prova foi a rodada de pit-stops. Os boxes abriram na 20ª volta, e todos foram para suas paradas, inclusive os líderes. No retorno à pista, Maurício, que trocou apenas dois pneus, ao contrário dos rivais, já aparecia na liderança. Em contrapartida, Valdeno despencava para a quinta posição.

Nova relargada, com Maurício em primeiro, seguido de Abreu e Campos. Mas a retomada da corrida durou pouco. Uma confusão envolvendo Pedro Gomes, Ricardo Zonta e Allan Hellmeister na volta 26 trouxe o carro de segurança novamente para a pista. Gomes foi o prejudicado da vez, ficando com o carro atravessado.

Quando o safety-car saiu, Valdeno – que até então era o sexto – conseguiu ultrapassar de uma só vez Diego Nunes e Popó. A próxima vítima do paraibano foi Campos, que conseguiu se recuperar do erro no início e estava em terceiro.

A recuperação do pole, entretanto, foi interrompida por um problema na alavanca de câmbio. Fim de corrida para o paraibano da Cosan.
Mais algumas voltas e novo enrosco: Duda Pamplona tocou em Thiago Camilo na primeira perna do esse no fim da reta principal, provocando a rodada do representante da Vogel. Com isso, o safety-car foi acionado pela quarta vez.

A partir daí, a expectativa era para saber o momento em que a corrida ia terminar – se dentro do limite de tempo ou das 50 voltas programadas. Mas a resposta só veio depois da quinta e última interrupção do carro de segurança. Marcos Gomes, aparentemente apresentando problemas nos freios, se envolveu num incidente com Betinho Gresse. Na mesma volta, Lico Kaesemodel e Allam Khodair se enroscaram também.

Safety-car nos boxes, e a prova seguiu mais tranquila até o fim. Foram 46 voltas dentro do limite de tempo de 50 minutos. Popó ficou em quarto, com Diego Nunes fechando em quinto. O sexto lugar pertenceu a Cacá Bueno, com Luciano Burti arrancando uma ótima sétima posição depois de partir em 23º. Ricardo Zonta e Xandinho Negrão completaram os dez primeiros.


Stock Car, Velopark, final:

1-Ricardo MAURÍCIO SP Cosan Mobil Super
Chevrolet Vectra 50:07.005 46 voltas

2-Átila ABREU SP AMG
Chevrolet Vectra +1.076

3-Júlio CAMPOS PR JF
Peugeot 307 +2.732

4-Popó BUENO RJ A Mattheis
Chevrolet Vectra +3.541

5-Diego NUNES SP RC3 Bassani
Chevrolet Vectra +4.464

6-Cacá BUENO RJ Red Bull
Peugeot 307 +5.166

7-Luciano BURTI SP Itaipava
Peugeot 307 +5.856

8-Ricardo ZONTA PR RZ Corinthians
Chevrolet Vectra +5.929

9-Xandinho NEGRÃO SP A Mattheis
Chevrolet Vectra +6.899

10-Felipe MALUHY SP Officer
Chevrolet Vectra +7.363

11-Nonô FIGUEIREDO SP Cosan Mobil Super
Chevrolet Vectra +8.113

12-Duda PAMPLONA RJ Officer
Chevrolet Vectra +8.303

13-Cláudio RICCI RS Crystal
Peugeot 307 +9.079

14-William STAROSTIK PR Gramacho
Chevrolet Vectra +10.020

15-Daniel SERRA SP Red Bull
Peugeot 307 +10.179

16-Lico KAESEMODEL PR RCM
Peugeot 307 +10.753

Fonte(GP)

Nenhum comentário: