terça-feira, setembro 21, 2010

STOCK CAR - POLÊMICA PARTE 2

JOGO DE EQUIPE OU JOGO DE FAMÍLIA?

NA F1 HOUVE JOGO DE EQUIPE, QUANDO FELIPE MASSA DEIXOU FERNANDO ALONSO PASSAR NO GP DA ALEMANHA. NO ÚLTIMO DOMINGO(19), CACÁ BUENO DA RBR AJUDOU SEU IRMÃO POPÓ DA A. MATTHEIS A GARANTIR VAGA NO PLAYOFF CAUSANDO A GRANDE POLÊMICA E TRAZENDO A TONA A VELHA PERGUNTA: ATÉ ONDE O JOGO DE EQUIPE PODE INTERFERIR NO RESULTADO DE UMA PROVA E DE UM CAMPEONATO DE AUTOMOBILISMO?

O resultado final da etapa de Campo Grande da Stock Car, que definiu os dez pilotos do playoff, ainda repercute. Depois da desclassificação de cinco pilotos da corrida de domingo – entre eles, o vencedor, Daniel Serra –, a nova polêmica diz respeito ao provável jogo de equipe entre pilotos da Red Bull e da A.Mattheis.
Os pilotos em questão, inclusive, são mais que companheiros de equipe. Trata-se dos irmãos Cacá e Popó Bueno. O 'Globo Esporte' desta segunda-feira (20) mostrou trechos de conversas entre Cacá e Andreas Mattheis, chefe das duas equipes, que indicam o jogo de equipe.
Em um determinado momento, o piloto da Red Bull, então em quinto na corrida, pergunta se o irmão estaria no playoff se o ultrapassasse. “Se o Popó me passar, ele tá no playoff, então?”, questiona Cacá. Mattheis confirma na sequência. “Confirmado. Se o Popó chegar em quinto, ele está no playoff.”
Em seguida, Popó conseguiu superar o irmão, enquanto Cacá passou a ser seu escudeiro, segurando Átila Abreu. Mais à frente, Cacá volta a falar com Mattheis, perguntando “quantas voltas faltam”. Como resposta, ouve “oito voltas”. “Popó tem que apertar um pouco o ritmo”, conclui o representante da Red Bull.
No fim, Popó precisou das próprias forças para superar Ricardo Zonta e assegurar a vaga. E a ultrapassagem veio na última volta. Com o quinto lugar – que virou quarto com a punição de Serra –, o piloto se manteve vivo na disputa pelo título.
O prejudicado da história acabou sendo Thiago Camilo, que perdeu o lugar para Popó no playoff. Depois da corrida, o paulista não poupou críticas à atitude de Cacá. “Por várias vezes ele se julga tão profissional, e por essas atitudes é que a gente vê, vê que as coisas não são bem assim”, disse o piloto antes de ser desclassificado da prova por falta de combustível no carro.


Nesta terça-feira(21), a Confederação Brasileira de Automobilismo decidiu investigar a manobra entre Cacá e Popó Bueno na etapa de Campo Grande da Stock Car, disputada no domingo (19).

Embora Cacá corra pela Red Bull e Popó defenda a A.Mattheis, ambas são chefiadas por Andreas. Mais que isso, a CBA quer analisar um possível favorecimento de Cacá ao irmão Popó durante a prova.
“Na torre de controle, não temos o áudio da corrida, e só tivemos acesso a esse acontecimento hoje (segunda-feira)”, declarou o presidente do Conselho Técnico Desportivo Nacional (CTND) ao jornal ‘O Globo’. “Nós vamos analisar o caso e tomaremos as medidas cabíveis”, acrescentou.


Vejam o vídeo divulgado no Glogo Esporte:

video

Nenhum comentário: