terça-feira, setembro 21, 2010

STOCK CAR - POLÊMICA PARTE 3

EM NOTA DIVULGADA NA SEGUNDA(20), A EQUIPE RED BULL DISSE QUE VAI OUVIR A CBA SOBRE A DESCLASSIFICAÇÃO DE SEUS PILOTOS NA PROVA DE CAMPO GRANDE E QUE VAI REAVALIAR A SUA PRESENÇA NA STOCK CAR PARA 2011.A Red Bull informou no fim da tarde desta segunda-feira (20) que vai reavaliar sua presença na Stock Car depois da desclassificação de seus dois carros na corrida de domingo em Campo Grande — um deles do pole e vencedor Daniel Serra. A punição, aplicada pelos comissários e pelo presidente do CTDN, Nestor Valduga, já gerou uma desistência: a Sky, parceira da equipe, vai deixar a categoria no fim da temporada.
Serra e Cacá Bueno, além de Xandinho Negrão — piloto da A.Mattheis, equipe irmã da Red Bull — e Ricardo Zonta — da RZ Corinthians — foram eliminados da corrida no Mato Grosso do Sul porque deram "informações enganosas" por não terem chegado aos boxes com seus carros após a linha de chegada. No entanto, o regulamento esportivo da Stock Car, chancelado pela CBA e pelo Conselho Técnico Desportivo Nacional, no terceiro parágrafo do artigo 71, diz apenas que "todo carro classificado que não possa chegar ao Parque Fechado por seus próprios meios, [sic] será conduzido pelo resgate até o mesmo", sem que haja cobrança de explicações caso o piloto não o faça.
Assim mesmo, a direção de prova pediu explanações para as equipes. Em todos os casos, a alegação foi de que houve uma falha na alimentação do combustível — o mais expressivo no caso de Zonta, que perdeu posições no fim da corrida. Segundo a Red Bull, os comissários foram averiguar se havia o problema relatado — com o carro parado. Como não encontraram a tal falha, concluíram que houve má-fé.
No comunicado emitido, a Red Bull mostrou "veemente discordância" com as punições a Serra e Cacá — que foi oitavo na bandeirada. "A Red Bull tem o esporte a motor no seu DNA, estando envolvida nas principais categorias de automobilismo do mundo. Atualmente é proprietária de duas equipes de F1 e uma equipe na Nascar norte-americana, além de ser a parceira principal de equipes de ponta no DTM, mundial de rali WRC e rali Dakar, entre outros campeonatos. Em todas essas categorias, a credibilidade e a legitimidade das ações da empresa e de suas equipes jamais foram questionadas", disse a equipe.

A Red Bull ainda comunicou que "entrará em contato com as autoridades competentes da CBA buscando esclarecer o episódio" e que, "caso necessário, encaminhará recurso ao Tribunal da entidade pleiteando a reversão das punições aos seus pilotos". Então, a empresa afirmou que vai "reavaliar seus planos para 2011 dentro do automobilismo nacional".

No fim da nota, a RBR revelou que a parceira Sky, da área de comunicações, decidiu se retirar da Stock Car no fim desta temporada.

Fonte (GP)

Nenhum comentário: