domingo, outubro 10, 2010

NASCAR - SPRINT CUP FONTANA

TONY STEWART VENÇE A PROVA DE FONTANA, JIMMIE JOHNSON CHEGA EM SEGUNDO E AMPLIA A VANTAGEM NO CHASE.

Tony Stewart foi o grande vencedor da etapa de Fontana da Nascar Sprint Cup. Foi a primeira vez que ele venceu na Califórnia e apesar de ainda estar longe, dá ainda uma pinta de esperança para ele no campeonato. Agora a diferença dele para Jimmie Johnson é um pouco mais de 100 pontos e ainda são seis provas até o fim do Chase e se o tetracampeão tiver algum problema pela frente, ele volta forte para a briga.

Antes mesmo do início da prova, o vice-líder e um dos candidatos ao título da temporada, Denny Hamlin teve que ir para o fim do grid, por ter mexido no carro antes da prova. Na largada Jamie McMurray conseguiu sustentar a liderança, bastante pressionado por Matt Kenseth. Juan Pablo Montoya que largou na quarta colocação, superou Ellitt Sadler e foi para cima de Matt Kenseth, conseguindo a segunda posição. Na quarta volta, Jimmie Johnson que largou em sétimo já pulava para quarto ao ultrapassar Kasey Kahne. Na nona volta Montoya acabou raspando o muro e com isto foi perdendo posições.

Na volta 15 houve uma inversão na liderança da prova, com Matt Kenseth ultrapassando McMurray. O pole começou a perder rendimento e na volta 30 já tinha caído para sexta colocação. Na volta 37 começaram as paradas nos pits com bandeira verde. Montoya acabou sendo punido por excesso de velocidade nos pits e com isto jogou de vez a prova no lixo. Na volta 40 bandeira amarela depois que o motor de Greg Biffle estourou. Daí aconteceu algo interessante para a prova que foi a divisão de estratégias: alguns pararam e outros tantos ficaram na pista.

Relargada na 47 e Jeff Gordon pulou para a ponta da prova. Na volta seguinte Jimmie Johnson assumiu a ponta e Kyle Busch pulou para segundo. Buschinho foi para cima de Jimmie Johnson e Mark Martin chegou na briga, jogando o Buschinho para terceiro. Daí aconteceu uma amarela depois que Marcos Ambrose rodou na pista. Todos os pilotos foram para os pits e na saída a ordem era Jimmie Johnson, Kyle Busch, Mark Martin e Jeff Gordon. Relargada na volta 58 e Kyle Busch assumiu a liderança da prova e Carl Edwards, lento na pista, provocou outra amarela.

Relargada na volta 62 e Jimmie Johnson assumiu a liderança. Na 65 foi a vez de Jeff Gordon superar Kyle Busch, assumindo a segunda posição. Na volta 74 Mark Martin passou Jimmie Johnson, pela liderança da prova. Na volta 94 começaram as paradas com bandeira verde e Danny Hamlin foi o primeiro a ir para os pits. Kevin Harvick foi punido por excesso de velocidade nos pits e perdeu várias posições. Bandeira amarela na volta 114 por causa de detritos na pista. Todos novamente nos pits e na saída a ordem era Jeff Gordon, Tony Stewart e Martin Truex Jr. Kyle Busch teve que retornar aos pits, pois foi identificado um problema mecânico no carro.

Bandeira verde na volta 118 e Jeff Gordon sustentou a ponta. Na volta 125 Clint Bowyer assumiu a ponta da prova ao ultrapassar Jeff Gordon. Na volta 135 Denny Hamlin passou Jimmie Johnson, na briga direta pelo título e assumiu a quinta colocação. Bandeira amarela 1 volta depois por causa de um furo de pneu de Marcos Ambrose. Os pilotos foram para os pits e na saída a ordem era Clint Bowyer, Jeff Gordon e Mark Martin. Bandeira verde na volta 141 e Clint Bowyer se manteve na frente.

Bandeira amarela faltando 57 voltas para o fim por detritos na pista. Apenas os pilotos do pelotão intermediário pararam nos pits. Bandeira verde na volta 148 e Bowyer sustentou a ponta. Na volta seguinte Tony Stewart assumiu a ponta ao ultrapassar Clint Bowyer. Na volta 154 o motor de Kyle Busch estourou e nova bandeira amarela na prova. Todos os pilotos foram para os pits e na saída a ordem era Juan Pablo Montoya, que trocou apenas dois pneus, voltou na ponta seguido de Tony Stewart. Desta vez foi Jeff Gordon que excedeu o limite de velocidade nos pits e perdeu várias posições.

Relargada na volta 159 e Tony Stewart voltou para a liderança. Na volta 168 Clint Bowyer reassumiu a liderança da prova. Bandeira amarela na volta 184 por causa de detritos na pista. Todos foram para os pits e na saída Paul Menard voltou na liderança seguido de Regan Smith, Clint Bowyer e Tony Stewart. Bandeira verde na 187 e Menard sustentou a ponta, mas logo foi superado por Regan Smith. Na volta seguinte Tony Stewart voltou para a ponta. Faltando sete voltas para o fim David Regan e Kurt Busch acabaram batendo e provocaram mais uma bandeira amarela.

Relargada faltando duas voltas para o fim e Stewart sustentou a ponta. Na última volta Clint Bowyer ultrapassou Jimmie Johnson na briga pela segunda posição e lá na frente Stewart garantiu a vitória. Denny Hamlin, que briga diretamente contra Johnson pelo título, chegou na oitava colocação.


OS TRÊS PRIMEIROS NO CHASE APÓS FONTANA:
  1. Jimmie Johnson # 5673
  2. Denny Hamlin # - 36
  3. Kevin Harvick # - 54

Fonte (NascarBrasil)

Nenhum comentário: