segunda-feira, novembro 08, 2010

NASCAR - NATIONWIDE SERIES TEXAS

BRAD KESELOWSKI TERMINA A PROVA EM TERCEIRO MAS MESMO ASSIM CONFIRMA O TÍTULO DA TEMPORADA 2010. DEPOIS DE QUATRO ANOS CORRENDO NA CATEGORIA O PILOTO CONSEGUE O FEITO DANDO ASSIM TAMBÉM O PRIMEIRO TÍTULO A ROGER PENSKE DONO DA EQUIPE.

Na corrida, James Buescher largou na pole-position e liderou até a quinta volta, quando foi ultrapassado por Kyle Busch. O novato perdeu uma série de posições até chamar a primeira bandeira amarela, na volta 44, depois de acertar o muro ao ter um pneu furado.

Os líderes foram para os boxes e Carl Edwards aproveitou um erro de Kyle Busch e retornou na liderança. No recomeço, Ricky Stenhouse Jr surpreendeu a todos ao ultrapassar o companheiro de equipe e assumir a primeira colocação. Enquanto isso, Kevin Harvick reclamava de uma vibração no carro e torcia por uma bandeira amarela para resolver o problema.

E o safety-car de fato apareceu, no giro 81, por conta de uma falha mecânica de David Starr. Com a bandeira verde, Busch e Edwards voltaram a ocupar a primeira e segunda posição, respectivamente. O piloto da equipe de Joe Gibbs abriu uma confortável diferença para os adversários, podendo fazer a parada nos boxes em bandeira verde e retornando no primeiro lugar.

Na volta 148, a bandeira amarela foi mais uma vez acionada por conta de detritos. Kyle Busch perdeu a vantagem que tinha e, na relargada, foi superado por Edwards. Brad Keselowski se aproveitou do duelo entre os outros dois pilotos e pulou para a segunda posição, ainda que momentaneamente.

Faltando 16 voltas para o final, a bandeira amarela apareceu novamente. Dessa vez foi por conta da rodada de Parker Kligerman. Trevor Bayne ficou na pista e assumiu a liderança, sendo seguido por Edwards e Busch. No recomeço, o jovem piloto da Roush-Fenway foi ultrapassado rapidamente por todo o pelotão.

Apesar da liderança tranquila de Edwards nas voltas finais, a corrida ganhou alguma emoção por conta do problema mecânico de Clint Bowyer, que chamou a prorrogação. Mesmo assim, Edwards foi capaz de manter a ponta e vencer pela terceira vez na temporada. Kyle Busch finalizou em segundo e Brad Keselowski se sagrou campeão, dando o primeiro título a Roger Penske na Nascar, ao terminar em terceiro.

O quarto colocado foi Joey Logano, enquanto Martin Truex Jr finalizou em quinto. Jason Leffler, Reed Sorenson, Kevin Harvick, Paul Menard e Steve Wallace completaram os dez primeiros. Na corrida, houve dez mudanças de liderança entre sete pilotos e a bandeira amarela apareceu cinco vezes, durando 27 voltas.

O campeão – Brad Keselowski é filho de Bob Keselowski, que teve algum sucesso em categorias menores do turismo americano. O piloto não repetiu os passos do pai e teve uma carreira apagada até chegar à Nationwide. Na divisão de acesso, conseguiu uma série de resultados ruins em 2007, tendo o ponto alto se classificar ao lado de Dale Earnhardt Jr em Bristol.

Os dois começaram uma amizade e depois de Earnhardt Jr demitir o piloto que corria em sua equipe, chamou Keselowski – que fizera uma boa corrida na Truck Series semanas antes ao substituir Ted Musgrave – para competir em algumas etapas do campeonato. O piloto se destacou e conseguiu assinar com a equipe para o ano seguinte.

Brad finalizou em terceiro em 2008 e 2009, conquistando seis vitórias, além de um triunfo na Sprint Cup, em Talladega, competindo pela Phoenix Racing em parceria com a Hendrick. O piloto mudou de equipe nesta temporada para competir em tempo integral tanto na Sprint Cup quanto na Nationwide. Pelo time de Roger Penske, obteve mais seis triunfos e conquistou o primeiro título da carreira com uma vantagem de 465 pontos sobre Carl Edwards.

Apesar de o título já estar definido, a penúltima etapa da Nationwide acontece no próximo sábado (13), em Phoenix.

Fonte (GP)

Nenhum comentário: