segunda-feira, novembro 08, 2010

NASCAR - SPRINT CUP TEXAS

DENNY HAMLIN VENÇE EM FORT WORTH NO TEXAS E ASSUME A LIDERANÇA DO CHASE NUMA PROVA MARCADA POR AGRESSÕES VERBAIS E ATÉ FÍSICAS PROTAGONIZADAS POR ALGUNS PILOTOS NESTE DOMINGO(7). AGORA RESTAM APENAS DUAS CORRIDAS PARA O FIM DO CAMPEONATO.




A corrida começou com Elliott Sadler largando na pole-position, mas na segunda volta Greg Biffle já era o novo líder. O piloto da Roush-Fenway, porém, não teve chances de abrir vantagem para os adversários pois a bandeira amarela foi acionada devido aos problemas mecânicos de Joe Nemechek.

No recomeço, Biffle manteve a liderança, enquanto Jimmie Jonhson começava a escalar o pelotão, depois de passar as primeiras voltas preso atrás de carros mais lentos. A reação do tetracampão precisou ser interrompida logo em seguida, quando os detritos causaram uma nova paralisação. Os pilotos aproveitaram a pausa para ir aos boxes, e Mark Martin foi o mais rápido, retornando na liderança. Três giros depois, porém, Biffle estava novamente no comando.

Na volta 58, Sam Hornish obrigou o safety-car a fazer uma nova aparição ao ir para o muro entre as curvas 3 e 4. A paralisação, no entanto, não custou a liderança ao piloto do Ford número 16. Jimmie Johnson por sua vez já se encontrava em quinto depois dos problemas iniciais.

Enquanto os candidatos ao título – Hamlin, Johnson e Kevin Harvick – avançavam, Mark Martin retomava a liderança da corrida ao superar Greg Biffle. Só que oito voltas depois, o experiente piloto da Hendrick foi aos boxes, devolveu a primeira posição para o adversário. Após o ciclo de paradas, Martin estava mais uma vez na primeira posição.

Na passagem de número 132, a bandeira amarela foi acionada por conta da rodada de Martin Truex Jr. Com os líderes mais uma vez no pit-lane, a liderança mudou de mãos e Joey Logano passou a comandar o pelotão. Entretanto, assim como aconteceu nas vezes anterior, não demorou para que Greg Biffle retornasse ao primeiro posto. A situação se repetiu vinte voltas depois: Truex causou a bandeira amarela, Logano pulou na frente e Biffle demorou, mas voltou a liderar.

Tão logo o piloto da Roush assumiu a primeira colocação, o safety-car foi obrigado a retornar à pista, pois Kyle Busch rodou ao ser empurrado por David Ragan. O piloto da equipe de Joe Gibbs ia perder a volta do líder devido à demora para os reparos necessários serem feitos nos boxes. Assim, optou por ser punido por excesso de velocidade no pit-lane ao invés de perder a volta.

A Nascar, entretanto, puniu Busch o segurando por duas voltas, ao considerar que o piloto cometeu atitude anti-desportiva. O campeão da Nationwide em 2009 ficou irritado com a penalização e fez gestos rudes para o fiscal.

Na volta 191, novos acidentes. Primeiro foi o terceiro capítulo da maré de azar de Martin Truex, que bateu na curva 3. Só que se antes o que aconteceu em seguida era previsível, dessa vez não foi. No mesmo momento, em outro ponto da pista, Jeff Burton bateu e acabou empurrando Jeff Gordon para o muro. Tão logo o tetracampeão saiu do carro, caminhou em direção ao adversário e o cumprimentou com um empurrão. A dupla trocou alguns socos antes de ser contida pelos fiscais.

Como foi um acidente de Truex, é claro que Joey Logano assumiu a liderança em seguida. Assim como era previsível que Greg Biffle retornasse à primeira colocação alguns giros depois.

A situação permaneceu inalterada até a passagem de número 300. Biffle perdeu a primeira posição apenas quando fez as paradas nos boxes em bandeira verde. David Reutimann e Logano continuavam entre os primeiros, enquanto Johnson, Harvick e Hamlin alçavam ao primeiro pelotão.

O safety-car reapareceu por conta de detritos na pista fazendo com que os pilotos fossem novamente aos boxes. Mark Martin e Tony Stewart decidiram não parar. Nos pits, Harvick foi o mais rápido ao trocar apenas dois pneus. Com a bandeira verde, Hamlin pulou da quarta posição para a liderança, enquanto o Chevrolet número 29 perdia muitas colocações e reclamava do carro sair de traseira.

A situação piorou pois Harvick raspou o muro faltando 16 voltas para o fim. O prejuízo foi contido, porém, por uma bandeira amarela, no giro 328, causada pela rodada de Patrick Carpentier. Salvo os seis primeiros, todos foram para os boxes, possibilitando que os últimos ajustes fossem feitos para o piloto de Richard Childress.

A derradeira bandeira verde foi acenada e Hamlin foi superado por Matt Kenseth. Na volta final, o piloto conseguiu recuperar a posição e cruzou a linha de chegada em primeiro para garantir a liderança do campeonato. Kenseth terminou em segundo, seguido por Martin, Logano e Biffle. Kevin Harvick terminou em sexto, enquanto Clint Bowyer, David Ragan, Johnson e Paul Menard completaram os dez primeiros. Na corrida, houve 35 mudanças de liderança entre 14 pilotos e a bandeira amarela foi acionada nove vezes, durando 40 voltas.

No campeonato, Hamlin assumiu a liderança faltando apenas duas corridas para o fim e detém uma vantagem de 37 pontos para Johnson. Harvick está 59 pontos atrás e corre por fora na disputa pelo título.

A penúltima etapa da Nascar Sprint Cup é no próximo domingo (14), em Phoenix.
COMO ESTA O CHASE FALTANDO DUAS CORRIDAS PARA O FINAL:
  1. Denny Hamlin = # 6325
  2. Jimmie Johnson = # -33
  3. Kevin Harvick = # - 59

Fonte (GP)

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