domingo, julho 26, 2009

Acidente de Massa faz F1 relembrar a "fragilidade humana" e assusta pilotos do mundo todo!

O acidente de Felipe Massa assustou o "mundo" da Fórmula 1 e os fãs do piloto brasileiro espalhados pelo planeta. Uma mola do carro de Rubens Barrichello se desprendeu, atingindo o capacete do piloto, quando estava a mais de 200 km/h.
No choque, Massa perdeu a consciência, o controle da sua Ferrari e bateu violentamente contra a proteção de pneus. Após o acidente, momentos de tensão no autódromo de Hungaroring.
Membros da equipe médica colocaram os panos para proteger a imagem do piloto durante o atendimento. A primeira lembrança dos torcedores veio à mente - o acidente fatal de Ayrton Senna no GP de San Marino de 1994.
Massa foi levado ao centro médico e, em seguida, ao Hospital Militar de Budapeste, onde passou por uma cirurgia por causa de fragmentos nos ossos do rosto. Sedado e com quadro estável, mas satisfatório, o piloto também teve diagnosticadas concussão, fraturas no lado esquerdo da testa e na base do crânio.
O último susto da F1 havia acontecido no GP do Canadá de 2007. Na ocasião, o polonês Robert Kubica, da BMW, bateu violentamente no circuito de Montreal e, por alguns momentos, temeu-se pela primeira fatalidade desde Ímola 94, quando morreram no mesmo fim de semana o austríaco Roland Ratzenberger e Senna.
Por causa da tragédia, a F1 passou por uma série de mudanças na segurança. Atualmente, o piloto não fica mais com parte do corpo exposto para fora do cockpit, o Santo Antônio (proteção atrás do piloto) é mais alta e ainda há o HANS (Sistema de Proteção na Cabeça e no Pescoço), mecanismo que é colocado no corpo e protege a coluna em caso de fortes impactos.
Tragédias
Dos anos 50 a 70, a F1 sofreu com sequência de tragédias. Em 1970, a categoria teve até um campeão póstumo - o austríaco Jochen Rindt não pôde festejar a conquista após violento acidente nos treinos para o GP da Itália.
Outra morte trágica foi a de Gilles Villeneuve. Canadense e pai do campeão Jacques, o piloto era apontado como um dos mais talentosos da categoria, mas perdeu a vida em um acidente no GP da Bélgica de 1982.
Na lista de tragédias, a F1 tem um total de 24 pilotos mortos em fim de semana de Grande Prêmio.

Com o acidente, vários pilotos despertaram a importância para as autoridades da categoria ficarem mais atentas à questão da segurança.
Fonte:(Terra Esportes)

Nenhum comentário: