segunda-feira, julho 27, 2009

FORMULA 1

GP DA HUNGRIA
Lewis Hamilton venceu com facilidade a décima prova do campeonato, na Hungria. Kimi Raikkonen e Mark Webber completaram o pódio. Os brasileiros nem chegaram na zona de pontos.
Hungria costuma ser o palco das primeiras vitórias de muitos pilotos. Foi assim com Fernando Alonso, com Jenson Button e com Heikki Kovalainen, por exemplo. Mas como era pedir demais que Nico Rosberg ou Timo Glock dessem sequência a tal status neste domingo (26), ao menos Hungaroring serviu para que fosse a primeira vitória de um piloto nesta temporada. Lewis Hamilton mostrou que o desempenho nos treinos não foi uma jogada de marketing. Com o melhor carro do fim de semana, ganhou sem muitos sobressaltos.
A Red Bull não foi páreo. A Brawn, então, esquece. O único que podia fazer frente, ou parecia fazer, era Alonso, pole. Mas a Renault se encarregou de fazer o serviço para Hamilton, tirando o espanhol do combate prematuramente.
Alonso tentou se aproveitar do pouquíssimo peso de seu carro para abrir diferença. Em duas voltas, conseguiu três segundos. Webber só manteve o impressionantemente rápido Hamilton em seus retrovisores até a abertura da volta 4. No fim da reta, o inglês assumiu a segunda posição.Hamilton foi chegando em Alonso e encostou. Assumiu o primeiro lugar quando Alonso, já no giro 12, ia aos boxes. E o coitado do espanhol, que já achava a vitória impossível, provou estar certo: o tempo de parada foi normal; o mecânico da roda dianteira esquerda que não. Preso porcamente, o pneu se viu sem a calota curvas depois e se desprendeu do carro no miolo da pista. Alonso ainda chegou aos pits, mas quando voltou, já se viu uma volta atrás. Corrida no limbo, optou pelo abandono.
Os problemas da dupla da RBR eram um alento para Button, que, com um carro mediano, fazia prova mais do que mediana. Caiu para nono na largada, passou Nakajima na volta seguinte e foi andando para trás com o decorrer da disputa.Estratégias e idas aos boxes feitas, Hamilton apareceu livre e leve na frente, sem ninguém para perturbar. Raikkonen era segundo, bem longe de Webber, acoçado por Kovalainen. Rosberg surgiu em quinto, seguido pelas Toyota de Glock e Trulli.
Largando em 13º, Rubens Barrichello foi um mero figurante. Sem andar na zona de pontos, terminou em décimo. Largando em 14º, Nelsinho Piquet até que pôde sonhar com um pontinho quando andou atrás de Button. Mas acabou em 12º. Resta saber se sua passagem na Renault também acabou.
Agora a F1 vai dar uma parada, retornando somente no mês de Agosto(23) em Valência.

Nenhum comentário: